Campo de Frade

ANP entrega à Chevron relatório sobre autuações relativas ao primeiro vazamento

O relatório contém 25 autuações sobre irregularidades cometidas pela empresa nas atividades de exploração no Campo de Frade, na Bacia de Campos, norte fluminense. De acordo com a diretora-geral da ANP, Magda Chambriard, todos os pontos destacados no document

Agência Brasil
21/03/2012 12:49
Visualizações: 171
A diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Magda Chambriard, informou nesta quarta-feira (21) que foi entregue à petrolífera Chevron um relatório contendo 25 autuações sobre irregularidades cometidas pela empresa nas atividades de exploração no Campo de Frade, na Bacia de Campos, norte fluminense.

A executiva afirmou que todos os pontos destacados no documento referem-se ao primeiro vazamento no poço explorado pela empresa, que ocorreu em novembro do ano passado. Segundo ela, a Chevron tem 15 dias, a partir da entrega do relatório, para apresentar sua defesa à ANP.

“A Chevron recebeu nosso relatório do acidente. É dessa forma que nós autuamos. Agora, ela vai analisar nosso relatório, vai colocar os seus contrapontos, vamos recebê-los e eles serão analisados e levados em conta”, explicou. A diretora, no entanto, não especificou as irregularidades apontadas para não prejudicar o processo administrativo.

“Na fase do contraditório, o processo administrativo diz que não podemos antecipar nada”, acrescentou. Assim que receber uma resposta da Chevron, a ANP emitirá um relatório final em cerca de um mês.

Segundo Magda Chambriard, a ANP recebeu anteriormente relatório detalhado da Chevron sobre o acidente de novembro. Ela disse que não concorda com alguns pontos que constam desse relatório anterior. Para a diretora, os episódios de vazamento envolvendo a Chevron reforçam a necessidade de o país ser ainda mais rigoroso nos procedimentos que dizem respeito à sua exploração.

“O pré-sal é um novo Eldorado para o Brasil e traz para a gente uma oportunidade de ganho de escala fantástico, uma oportunidade de construir infraestrutura para acelerar o desenvolvimento do Brasil. Em relação a esse vazamento, traz a certeza de que temos que ser muito rigorosos com tudo o que estamos fazendo no Brasil porque esse é o salvo-conduto que precisamos para enfrentar o desafio da próxima década”, ressaltou.

Magda Chambriard disse também que o óleo que aflorou no segundo vazamento, ocorrido na semana passada, ainda não foi analisado e que a ANP autorizou a suspensão da produção do campo com base no princípio da precaução, para aprofundar as pesquisas e o entendimento do que está ocorrendo no local. Segundo ela, o campo produzia, em média, 60 mil barris de óleo por dia. A produção total do país é algo em torno de 2 milhões de barris diários.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Posicionamento IBP
Importação de biodiesel
16/01/26
Bacia de Campos
Brava Energia anuncia aquisição de 50% de participação n...
16/01/26
Biocombustíveis
Com R$ 6,4 bi em 2025, BNDES faz aprovação recorde de cr...
16/01/26
Créditos de Carbono
Edital ProFloresta+ supera expectativas e recebe 16 prop...
16/01/26
iBEM26
Inteligência Artificial faz aumentar demanda por energia...
16/01/26
Resultado
Em 2025 a Petrobras produziu 2,40 milhões de barris de ó...
16/01/26
Pré-Sal
Equinor arremata primeira carga de petróleo da União do ...
15/01/26
REFAP
Produção de gasolina e diesel S-10 tem recorde de produç...
15/01/26
Internacional
Petrobras amplia presença no mercado internacional com v...
15/01/26
Resultado
Ministério de Portos e Aeroportos realizou 21 leilões em...
14/01/26
Combustíveis
Diesel Podium e Diesel Verana são os novos combustíveis ...
14/01/26
Pré-Sal
Campo de Tupi/Iracema volta a atingir produção de 1 milh...
13/01/26
Gás Natural
Tarifas da Naturgy terão redução em fevereiro
13/01/26
Fertilizantes
FAFENs Bahia e Sergipe entram em operação
13/01/26
Pré-Sal
Cinco empresas estão habilitadas para disputar leilão de...
13/01/26
Inteligência Artificial
PRIO usa tecnologia para acelerar a produção audiovisual...
13/01/26
Posicionamento IBP
Sanção do PLP 125/22 fortalece o mercado legal de combus...
13/01/26
Resultado
Portos do Sudeste movimentam 635 milhões de toneladas at...
12/01/26
Negócio
Vallourec conquista contrato expressivo com a Shell no B...
12/01/26
Brasil e Venezuela
Petróleo venezuelano vira peça-chave da disputa geopolít...
12/01/26
Combustíveis
Etanol mantém trajetória de alta no início de 2026, apon...
12/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.