Brasil Wind Power 2010

Alstom apresenta soluções para energia eólica

A Alstom vai expôr seus mais recentes lançamentos em equipamentos, soluções e experiência de mercado no Brasil Wind Power 2010. Este é o primeiro evento voltado ao mercado de energia eólica da América Latina a ser realizado no Brasil. Líderes da indústria eólica mundial estarão no local

Redação
01/09/2010 13:18
Visualizações: 223 (0) (0) (0) (0)

A Alstom vai expôr seus mais recentes lançamentos em equipamentos, soluções e experiência de mercado no Brasil Wind Power 2010. Este é o primeiro evento voltado ao mercado de energia eólica da América Latina a ser realizado no Brasil. Líderes da indústria eólica mundial estarão no local para conhecer melhor o potencial latinoamericano nesta área.

 

O evento conta com uma série de conferências e palestras. Uma delas tem como título “Cenário Político Regulatório do Mercado Brasileiro”, cujo palestrante é Joan Sanmarti, responsável pela área eólica da Alstom Brasil. Na ocasião também estarão presentes Mario Veiga, presidente da PSR Consultoria; Laura Porto, diretora de desenvolvimento de negócios da Iberdrola Renováveis; e Marcelo de Camargo Furtado, do Greenpeace Brazil. A palestra será realizada amanhã, dia 1º de setembro, às 15h30. Nesta sessão os especialistas discutirão tendências da indústria global, além de compartilharem suas experiências sobre melhores práticas.

 

A Alstom já instalou 1950 turbinas eólicas, totalizando 2.400 MW de energia, em mais de 100 plantas eólicas. No Brasil, a empresa vai construir uma fábrica dedicada à construção de aerogeradores no Estado da Bahia, criada para produzir equipamentos com uma capacidade anual instalada de mais de 300 MW. As construções da nova fábrica começam este ano. O projeto vai gerar cerca de 150 oportunidades de empregos diretos.

 

“A Alstom acredita no potencial eólico brasileiro e estamos investindo a longo prazo. A nova planta da Bahia vai impulsionar este mercado e ajudar a atender as necessidades de toda a América Latina, e não apenas do Brasil”, afirma Marcos Costa, vice-presidente do setor Power da Alstom Brasil e América Latina. “Estamos no Brasil há 55 anos e, como uma empresa líder na área de energia, já estamos bem estabelecidos no mercado de renováveis, também como líderes no setor de geração hidrelétrica com 35% de market share. Agora estamos incrementando nossos negócios no segmento de eólicas para garantir um desempenho ainda maior em energias sustentáveis no futuro”, complementa Marcos Costa.

 

Em julho deste ano, a Alstom assinou seu primeiro contrato de fornecimento de equipamentos eólicos no Brasil. O contrato, no valor de € 100 milhões, compreende a construção de um complexo eólico de 90 MW no Estado da Bahia e foi assinado com a empresa brasileira de geração de energias renováveis, Densevix, subsidiária do grupo de engenharia Engevix. O Complexo de Brotas consistirá em três usinas eólicas denominadas Macaúbas, Novo Horizonte e Seabra.

 

Em outubro de 2009, a Alstom inaugurou a primeira planta eólica comercial com as turbinas ECO 100, em Viex Moulin, na França (6 turbinas ECO 100). Essa turbina de 3 MW, junto com o modelo Eco 110, está se tornando um padrão no mercado onshore. A ECO 100 tem 140 metros de altura, o equivalente a um prédio de 50 andares, com um rotor de 100 metros de diâmetro. As pás mais longas geram energia com mais eficiência. Isso representa o uso de menos turbinas e menor espaço geográfico necessário para gerar a mesma quantidade de energia gerada por projetos maiores.

 


No evento, a Alstom também vai mostrar seu suporte para rotor de conceito diferenciado – o Alstom Pure Torque – que protege os componentes da unidade proporcionando mais segurança e menores custos de manutenção. A empresa afirma que seus produtos podem funcionar durante todo o período de vida útil com esse mesmo suporte.

 

Nos últimos anos, a Alstom tem investido cada vez mais em tecnologias de energia livre de carbono e em soluções que possam atender aos clientes de forma ambientalmente responsável. A Alstom tem uma vasta oferta no mercado de energia renovável de rápido crescimento, permitindo que seus clientes escolham uma carteira de energia limpa e equilibrada, que leve em conta os regulamentos ambientais, reduzindo as emissões de CO2 e outros poluentes. A carteira de renováveis da empresa inclui atividades em hidrelétricas, energia eólica, geotérmicas, usinas de biomassa e energia solar concentrada.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Emprego
Firjan alerta: aumento do FOT cria tarifaço fluminense e...
15/08/25
Pré-Sal
PRIO vence disputa por carga de Atapu e pela primeira ve...
15/08/25
Petrobras
Com 225 mil barris/dia, FPSO Almirante Tamandaré bate re...
15/08/25
Resultado
Porto do Rio de Janeiro lidera crescimento entre os port...
15/08/25
Etanol de milho
Biocombustível impulsiona uso do milho e amplia fronteir...
15/08/25
ANP
TIP ANP: 3ª edição do evento debateu temas relacionados ...
15/08/25
Descomissionamento
ABPIP promove debate para otimizar custos e prazos de de...
15/08/25
Fenasucro
Cogeração, biometano e CCS colocam Brasil no centro da t...
15/08/25
Paraná
Petrobras entrega primeiro lote de ARLA 32 na Ansa, em A...
14/08/25
Fenasucro
Biodiesel avança como pilar da transição energética e ga...
14/08/25
Fenasucro
Na FenaBio, Anfavea afirma que com 100% de etanol na fro...
14/08/25
Dutos
Transpetro investe R$ 100 milhões por ano para ampliar a...
14/08/25
Logística
Super Terminais recebe Selo Ouro e tem inventário de emi...
14/08/25
PD&I
Tecnologia brasileira utiliza inteligência artificial pa...
14/08/25
Energia Elétrica
GE Vernova fornecerá subestação de energia para fábrica ...
14/08/25
Fenasucro
Brasil terá combustível sustentável de aviação disponíve...
14/08/25
Gás Natural
Prorrogada consulta pública sobre Plano Coordenado de De...
14/08/25
Resultado
Gasmig registra crescimento de 8,5% de lucro líquido
14/08/25
IBP
Energia da Evolução: campanha do IBP explica como o petr...
14/08/25
PPSA
Produção de petróleo da União bate novo recorde e alcanç...
14/08/25
Fenasucro
FenaBio estreia com debates sobre etanol, biodiesel, IA,...
14/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22