Internacional

Alcoa e United Shipbuilding, do setor naval russo, cooperam para ampliar uso do alumínio

Klaus Kleinfeld, chairman e presidente mundial da Alcoa e Roman Trotsenko, presidente da USC-United Shipbuilding Corporation, assinaram um memorando de entendimento para ampliar as oportunidades comerciais e o aumento da utilização do alumínio no setor de construção naval russo. O memorando foi

Redação/ Agências
25/06/2010 12:03
Visualizações: 95

Klaus Kleinfeld, chairman e presidente mundial da Alcoa e Roman Trotsenko, presidente da USC-United Shipbuilding Corporation, assinaram um memorando de entendimento para ampliar as oportunidades comerciais e o aumento da utilização do alumínio no setor de construção naval russo. O memorando foi assinado durante o Fórum Econômico Internacional de São Petesburgo, na Rússia.

 


As companhias definiram, em conversas preliminares, quais serão as áreas de cooperação, incluindo os aspectos técnicos e comerciais do crescimento do mercado russo.  O alumínio é utilizado em aplicações navais desde 1890, graças a sua leveza, durabilidade e baixo custo. Essas características permitem que os navios sejam mais velozes, aumentem sua capacidade de carga e percorram trajetos mais longos.

"Estamos honrados com essa ampla possibilidade de cooperação mútua com a USC, responsável pelos principais ativos da construção naval russa e detentora de 65% dos produtos manufaturados para o segmento no país", afirmou Klaus Kleinfeld, durante o evento de assinatura do memorando.


"As novas e mais avançadas tecnologias estão tornando o alumínio cada vez mais presente em navios de todos os tamanhos e em todo o planeta", completou o executivo da Alcoa. "Estou absolutamente certo de que o potencial do uso do alumínio é muito elevado no setor de construção naval, em especial na Rússia".


Roman Trotsenko, presidente da USC, considera muito positivo o interesse de um importante parceiro como a Alcoa em projetos de modernização da construção naval russa. "Esperamos que nossos esforços conjuntos tragam resultados efetivos já em curto prazo".


A Alcoa atua na Rússia desde 1993. Em 2005 a Empresa adquiriu duas unidades de produção de alumínio, a Alcoa SMZ (antiga usina metalúrgica Samara) e a Alcoa Metallurg Rus (antiga usina metalúrgica Belaya Kalitva). A Alcoa modernizou essas instalações, investindo mais de US$ 750 milhões em melhorias. Agora as fábricas são modernas e atendem aos mercados russo e externo. A Companhia concluiu recentemente na Rússia uma nova linha de extremidades e abas para complementar sua capacidade de produção de folhas de alumínio para latas e suprir o crescente mercado de embalagens daquele país. Cerca de 5.500 pessoas trabalham nas unidades russas.

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20