Petrobras

AIE aposta em alta na produção de petróleo no Brasil

AEPET/Alex Prado
23/02/2016 14:15
Visualizações: 231

A Agência Internacional de Energia (AIE) divulgou relatório nesta segunda-feira (22) sinalizando que o Brasil será o segundo país com maior alta na produção de petróleo fora da Opep até 2021. Mesmo com os problemas enfrentados pela Petrobras, a AIE acredita que no país será capaz de aumentar a produção diária em mais de 800 mil barris dia.

Com isto, a agência estima que a produção brasileira, em 2021, chegue a 3,36 milhões de barris dia. Diz o relatório: “A oferta de petróleo do Brasil passará do patamar de 2,5 milhões bpd em 2015 para 3,4 milhões bpd em 2021. Parece que, ao menos até agora, as novas instalações mais que compensarão o declínio em alguns campos de produção”.

A Agência Internacional de Energia antecipa que no próximo ano se vai inverter o ciclo de abundância mundial de petróleo, que tem trazido problemas às empresas do setor e, em alguns casos, a países inteiros.

Segundo o relatório da agência, a produção acima da oferta que se registou ao longo dos últimos dois anos – um período ao longo do qual o barril de petróleo caiu de um pico de mais de 100 dólares em meados de 2014 para os atuais preços entre os 30 e os 35 dólares – está tendo efeito nas empresas, que se vêm forçadas a desinvestir e abrandar a produção, levando a um reequilíbrio do mercado.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20