Agentes financeiros esperam a abertura de uma agenda americana agitada.
Valor Econômico
Os investidores acompanham novos dados sobre a economia europeia e americana e esperam o resultado da produção industrial brasileira, um dia depois de conhecerem o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) do país.
Além de terem em mãos a atividade do setor de serviços na Europa e o comportamento econômico da região, os agentes financeiros esperam a abertura de uma agenda americana agitada. Nesta jornada, a ADP, empresa que processa folhas de pagamentos, divulga a geração de vagas no setor privado americano, e o banco central do país apresenta o último Livro Bege, um sumário das condições econômicas atuais que servirão de base para a próxima decisão de política monetária da instituição.
No Brasil, sai o resultado da produção industrial de outubro, que o IBGE divulga às 9 horas. Analistas ouvidos pelo Valor esperam estabilidade do dado em relação a setembro. Os números ganham especial importância após o PIB do terceiro trimestre ter registrado uma retração mais forte do que o esperado, de 0,5%, puxado principalmente por investimentos mais fracos.
As preocupações com a economia local deve manter uma dose de pressão sobre os juros futuros e também sobre o câmbio. Na Bovespa, as condições técnicas também são desfavoráveis, depois do Ibovespa ter perdido um ponto importante de suporte aos 51.290 pontos. Fica no foco ainda dados de produção da Petrobras referentes a outubro, divulgados ontem pela companhia.
Fale Conosco
22