Ceará

Aduana do Pecém é avaliada

<P>Para implementar a segunda fase do programa, Receita Federal deverá considerar as peculiaridades dos portos</P><P>Uma equipe da Receita Federal, responsável pela coordenação do Sistema Integrado de Comércio Exterior de Cargas (Siscomex-Carga) está com a missão de, até a próxima sexta-fei...

Diário do Nordeste - CE
22/10/2008 00:00
Visualizações: 638 (0) (0) (0) (0)

Para implementar a segunda fase do programa, Receita Federal deverá considerar as peculiaridades dos portos

Uma equipe da Receita Federal, responsável pela coordenação do Sistema Integrado de Comércio Exterior de Cargas (Siscomex-Carga) está com a missão de, até a próxima sexta-feira, avaliar os procedimentos aduaneiros e alfandegários de exportação de frutas no Complexo Industrial e Portuário do Pecém.

A intenção, segundo Juraci Garcia Ferreira, coordenador do Siscomex-Carga, é traçar um diagnóstico das operações no Pecém, para adequar e aperfeiçoar a segunda fase do sistema, que está em processo de implementação.

Na próxima etapa, o Siscomex-Carga simplificará os procedimentos aduaneiros. “O objetivo será a liberação mais rápida e simples das cargas para a Receita, o que trará facilidades como maior transparência e economia de tempo. A visita ao Pecém acontece para atendermos as peculiaridades do porto cearense. Trabalhos semelhantes estão sendo realizados em outros terminais brasileiros”, adiantou o coordenador.

O software foi desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Sepro). Antes de colocá-lo em funcionamento, a Receita Federal promoveu treinamento nacional sobre o sistema para operadores de comércio exterior.

Ontem, Ferreira ministrou palestra sobre o Siscomex-Carga na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec). O evento foi direcionado a empresas exportadoras, empresas de navegação, despachantes aduaneiros, traders e consultorias de comércio exterior.
Agilidade

“A primeira fase do Siscomex-Carga está direcionada à redução das grande quantidades de documentos impressos que os transportes marítimos passam para Receita Federal. O sistema está operando desde o dia 31 de março deste ano”, explicou Ferreira.

Em menos de sete meses de operação, o Siscomex-Carga reduziu em 70% a quantidade de documentos entregues à Receita Federal. “É um procedimento simples, que trouxe mais transparência ao fluxo de carga, tanto para a Receita, importadores e outros intervenientes no Comércio Exterior. Os transportes marítimos entregam a manifestação de transporte em formato eletrônico até 48 horas antes da embarcação atracar. Após a informação da documentação no sistema, fica autorizado o desembarque das cargas. As conferências dos documentos são realizados automaticamente”, afirmou.

Antes da operação do Siscomex-Carga, a Receita Federal aguardava a entrega da documentação para iniciar a fiscalização nas mercadorias. “É uma antecipação no nosso trabalho”, ressaltou o coordenador.

Ele também destacou que o sistema eletrônico de declaração de cargas é mais seguro para o Fisco e para as empresas. “O Siscomex-Carga tem foco no combate às operações irregulares no Comércio Exterior. Ele facilita a apreensão de mercadorias contrafeitas, que são as falsificações e piratarias, das cargas contrabandeadas e de outras modalidades de fraude comercial”, justificou.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Etanol
Fenasucro & Agrocana lança 31ª edição com destaque para ...
15/05/25
Mato Grosso do Sul
Gás Natural: ANP firma acordo com reguladora do Mato Gro...
15/05/25
Energia Elétrica
CCEE liquidou R$ 4,00 bilhões no fechamento das operaçõe...
15/05/25
Gás Natural
ANP aprova revisão das especificações e controles de qua...
15/05/25
Meio Ambiente
SLB destina cerca de 2 mil toneladas de resíduos para re...
15/05/25
IBP
Políticas públicas bem estruturadas são essenciais para ...
15/05/25
IBP
Gás natural é essencial para garantir segurança energéti...
14/05/25
Apoio Marítimo
Svitzer celebra 10 anos de operação no Brasil com expans...
14/05/25
Pesquisa
ANP convida postos de combustíveis a participarem de pes...
14/05/25
Energia Solar
Parceria entre BYD e JV Gera + Raizen instala nove usina...
14/05/25
Evento
Data centers, energia e sustentabilidade estão no centro...
14/05/25
Sustentabilidade
Repsol Sinopec lança Plano de Sustentabilidade para 2025
14/05/25
Gás Natural
Comgás realiza chamada pública para aquisição de gás natural
14/05/25
Bahia Oil & Gas Energy 2025
BOGE25 terá oportunidades de negócios para empresas do s...
13/05/25
Bioenergia
Acordos com a China mostram força do modelo brasileiro d...
13/05/25
Evento
Sebrae promove rodada de negócios na feira NT2E
13/05/25
Petrobras
Campos de Búzios e Atapu receberam quase o total dos US$...
13/05/25
Espírito Santo
ES Gás injeta biometano na rede e inaugura fase de desca...
13/05/25
Petrobras
Conselho de Administração da Petrobras aprova pagamento ...
13/05/25
OTC HOUSTON 2025
Petronect colabora com o fortalecimento da cadeia de sup...
12/05/25
Resultado
Vibra adota relatório integrado e fecha 2024 com lucro r...
12/05/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22