Preços

Acordo Opep-Rússia enfrenta último obstáculo: saber como parar

Bloomberg, 29/11/2017
29/11/2017 19:26
Visualizações: 186

A Opep e a Rússia concordam em duas coisas: os cortes na produção de petróleo de ambos funcionam e devem ser prolongados até mais adiante no ano que vem. O mais complicado é fechar um acordo a respeito de quando e como acabar com a redução.

Às vésperas da reunião de ministros em Viena, esta pergunta não respondida é a principal razão pela qual a Rússia ainda não concordou formalmente com a renovação do acordo até o fim do ano que vem, segundo pessoas a par do assunto. Moscou quer clareza em relação ao futuro - algo que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo não costuma oferecer.

"Conversaremos a respeito", disse o ministro do Petróleo do Kuwait, Issam Almarzooq, na terça-feira, quando indagado se seria discutida uma estratégia de saída nesta semana.

Em cortes anteriores da Opep, a estratégia de saída muitas vezes ficou em segundo plano. Quando o grupo quer o término de um acordo, simplesmente começa a trapacear em seus próprios cortes, aumentando a produção de forma lenta e muitas vezes sigilosa. O acordo atual envolve dez países não membros, entre eles a Rússia, que prefeririam um roteiro claro dos hábitos obscuros de um cartel de 57 anos.

"Sempre há debate - todos os países têm o mesmo peso na hora de expressar pontos de vista", disse o ministro de Energia saudita, Khalid Al-Falih, em Dubai, na terça-feira, antes de viajar para Viena. "Estamos ansiosos para envolver todos em uma discussão robusta e chegaremos à decisão certa."

A dúvida sobre como encerrar uma longa intervenção no mercado é um dilema familiar para os bancos centrais, que têm dificuldades para evitar perturbações para os investidores quando estudam formas de acabar com anos de dinheiro barato. O chamado taper tantrum adotado depois de o Federal Reserve, o banco central dos EUA, sugerir que reduziria gradualmente as aquisições de títulos, em 2013, é um poderoso lembrete das possíveis dificuldades de encerrar os cortes da Opep.

Interesses comuns

As divergências entre a Opep e a Rússia são mais táticas do que estratégicas, porque todos os países produtores querem evitar estimular a volatilidade dos preços, segundo delegados e analistas.

Assim como a Rússia, "a Arábia Saudita não quer tornar o mercado excessivamente apertado", disse Bob McNally, fundador da consultoria Rapidan Energy Group e ex-alto assessor da Casa Branca para o petróleo. E o reino também não quer sinalizar uma saída antes de terminar o trabalho, disse ele.

O excedente de estoques de petróleo nos países industrializados, que pressiona os preços há três anos, ainda não foi eliminado. O excesso de oferta em relação à média de cinco anos caiu em mais da metade de janeiro para cá, mas ainda é de 140 milhões de barris, disse o secretário-geral da Opep, Mohammad Barkindo, na segunda-feira.

No caso da Opep, uma estratégia de saída tão obscura quanto possível permite uma flexibilidade maior no ano que vem. Existe uma divergência significativa nas projeções de oferta e demanda para 2018, considerando que a Agência Internacional de Energia prevê uma demanda 1 milhão de barris por dia menor por petróleo da Opep do que a análise do cartel. A divergência se dá tanto na força do crescimento da demanda quanto na velocidade da expansão da produção de xisto dos EUA.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20