Evento

ABB apresenta novidades técnicas para a indústria de papel e celulose

A ABB apresenta seu portfólio de soluções para aplicação em papel e celulose na exposição internacional do setor promovida pela Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP). Entre as novidades estão soluções em sistemas integrados de distribuição de energia e automação

Redação
06/09/2011 14:58
Visualizações: 610
A ABB apresenta seu portfólio de soluções para aplicação em papel e celulose na exposição internacional do setor promovida pela Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP), que será realizada no início de outubro em São Paulo. A empresa mostrará, por exemplo, o estado da arte em automação elétrica que utiliza o protocolo IEC 61850, uma novidade em comunicação de dados que permite fazer o controle, proteção e operação de sistemas elétricos, através de um sistema digital de controle distribuído (SDCD) por meio de uma rede Ethernet. Vai exibir ainda soluções desenvolvidas para aplicação de eletrocentros na indústria de papel e celulose.

A companhia vai mostrar soluções em sistemas integrados de distribuição de energia e automação elétrica. “Recentemente, a empresa fechou três grandes contratos de fornecimento dessa solução com entregas previstas para os próximos dois anos”, informa Fernando Oliveira, gerente geral da área de papel e celulose da ABB para a América do Sul. També será demonstrardo o serviço de diagnóstico remoto com novos recursos como monitoramento 24h.

Os eletrocentros, normalmente utilizados nas indústrias de mineração e óleo & gás, serão apresentados em vídeos, mostrando o que está sendo desenvolvido para sua aplicação na indústria de papel e celulose. Trata-se de uma sala elétrica modular, pré-montada e testada, similar a um container, que oferece mobilidade e rapidez na partida de sistemas de distribuição de energia reduzindo significativamente os tempos de instalação e testes, principalmente, em projetos de plantas “greenfield”, mas aplicável também em expansões. “É uma nova opção nesse setor para determinadas áreas da planta, onde um ambiente mais agressivo ou as dificuldades de uma obra civil sejam caminhos críticos”, explica Oliveira.

Outra novidade apresentada é a nova opção de Centro de Controle de Motores (CCM) denominado MNS IS, que aumenta ainda mais a segurança operacional, expande os recursos de diagnóstico remoto e manutenção preventiva e facilita a interface com demais redes de comunicação de elétrica, além de apresentar dimensões menores. Além das vantagens em termos de segurança, este novo modelo de CCM foca em disponibilizar para a equipe de manutenção diversos recursos e informações para um diagnóstico preciso “on-line”, permitindo uma redução significativa no tempo de reparo.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Bacia de Campos
Brava Energia anuncia aquisição de 50% de participação n...
16/01/26
Biocombustíveis
Com R$ 6,4 bi em 2025, BNDES faz aprovação recorde de cr...
16/01/26
Créditos de Carbono
Edital ProFloresta+ supera expectativas e recebe 16 prop...
16/01/26
iBEM26
Inteligência Artificial faz aumentar demanda por energia...
16/01/26
Resultado
Em 2025 a Petrobras produziu 2,40 milhões de barris de ó...
16/01/26
Pré-Sal
Equinor arremata primeira carga de petróleo da União do ...
15/01/26
REFAP
Produção de gasolina e diesel S-10 tem recorde de produç...
15/01/26
Internacional
Petrobras amplia presença no mercado internacional com v...
15/01/26
Resultado
Ministério de Portos e Aeroportos realizou 21 leilões em...
14/01/26
Combustíveis
Diesel Podium e Diesel Verana são os novos combustíveis ...
14/01/26
Pré-Sal
Campo de Tupi/Iracema volta a atingir produção de 1 milh...
13/01/26
Gás Natural
Tarifas da Naturgy terão redução em fevereiro
13/01/26
Fertilizantes
FAFENs Bahia e Sergipe entram em operação
13/01/26
Pré-Sal
Cinco empresas estão habilitadas para disputar leilão de...
13/01/26
Inteligência Artificial
PRIO usa tecnologia para acelerar a produção audiovisual...
13/01/26
Posicionamento IBP
Sanção do PLP 125/22 fortalece o mercado legal de combus...
13/01/26
Resultado
Portos do Sudeste movimentam 635 milhões de toneladas at...
12/01/26
Negócio
Vallourec conquista contrato expressivo com a Shell no B...
12/01/26
Brasil e Venezuela
Petróleo venezuelano vira peça-chave da disputa geopolít...
12/01/26
Combustíveis
Etanol mantém trajetória de alta no início de 2026, apon...
12/01/26
Navegação
Shell obtém licença inédita como Empresa Brasileira de N...
09/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.