Evento

ABB apresenta novidades técnicas para a indústria de papel e celulose

A ABB apresenta seu portfólio de soluções para aplicação em papel e celulose na exposição internacional do setor promovida pela Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP). Entre as novidades estão soluções em sistemas integrados de distribuição de energia e automação

Redação
06/09/2011 14:58
Visualizações: 627
A ABB apresenta seu portfólio de soluções para aplicação em papel e celulose na exposição internacional do setor promovida pela Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP), que será realizada no início de outubro em São Paulo. A empresa mostrará, por exemplo, o estado da arte em automação elétrica que utiliza o protocolo IEC 61850, uma novidade em comunicação de dados que permite fazer o controle, proteção e operação de sistemas elétricos, através de um sistema digital de controle distribuído (SDCD) por meio de uma rede Ethernet. Vai exibir ainda soluções desenvolvidas para aplicação de eletrocentros na indústria de papel e celulose.

A companhia vai mostrar soluções em sistemas integrados de distribuição de energia e automação elétrica. “Recentemente, a empresa fechou três grandes contratos de fornecimento dessa solução com entregas previstas para os próximos dois anos”, informa Fernando Oliveira, gerente geral da área de papel e celulose da ABB para a América do Sul. També será demonstrardo o serviço de diagnóstico remoto com novos recursos como monitoramento 24h.

Os eletrocentros, normalmente utilizados nas indústrias de mineração e óleo & gás, serão apresentados em vídeos, mostrando o que está sendo desenvolvido para sua aplicação na indústria de papel e celulose. Trata-se de uma sala elétrica modular, pré-montada e testada, similar a um container, que oferece mobilidade e rapidez na partida de sistemas de distribuição de energia reduzindo significativamente os tempos de instalação e testes, principalmente, em projetos de plantas “greenfield”, mas aplicável também em expansões. “É uma nova opção nesse setor para determinadas áreas da planta, onde um ambiente mais agressivo ou as dificuldades de uma obra civil sejam caminhos críticos”, explica Oliveira.

Outra novidade apresentada é a nova opção de Centro de Controle de Motores (CCM) denominado MNS IS, que aumenta ainda mais a segurança operacional, expande os recursos de diagnóstico remoto e manutenção preventiva e facilita a interface com demais redes de comunicação de elétrica, além de apresentar dimensões menores. Além das vantagens em termos de segurança, este novo modelo de CCM foca em disponibilizar para a equipe de manutenção diversos recursos e informações para um diagnóstico preciso “on-line”, permitindo uma redução significativa no tempo de reparo.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Gás Natural
Firjan lança publicação e promove debate sobre futuro do...
28/01/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 terá programação diversa e foco na pro...
28/01/26
Internacional
Petrobras amplia venda de petróleo para a Índia
28/01/26
Offshore
Projeto Sergipe Águas Profundas tem plano de desenvolvim...
28/01/26
Royalties
Valores referentes à produção de novembro para contratos...
28/01/26
Gás Natural
Petrobras reduz preços do gás natural para distribuidoras
28/01/26
Gás Natural
Renovação das concessões de gás no Rio exige transparênc...
28/01/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 antecipa grandes debates e inicia cont...
27/01/26
Gás Natural
Firjan: Rio de Janeiro consolida papel de "hub do gás" e...
27/01/26
Combustíveis
Petrobras reduz preços de gasolina em 5,2% para distribu...
26/01/26
Brasil-Alemanha
PMEs Go Green realiza ciclo de workshops gratuitos com f...
26/01/26
Etanol
Hidratado registra valorização no mercado semanal e diário
26/01/26
Logística
Terminais Ageo captam R$ 450 milhões em debêntures incen...
23/01/26
Petrobras
Alta eficiência amplia refino e aumenta produção de comb...
22/01/26
Combustíveis
IBP: Decisão da ANP garante segurança de abastecimento e...
22/01/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 174 mil barris por ...
21/01/26
Apoio Offshore
Fundo da Marinha Mercante destina R$ 2,3 bilhões à const...
21/01/26
Drilling
Navio-sonda Norbe IX, da Foresea, passa por manutenção p...
21/01/26
Biocombustíveis
Sifaeg destaca novo ciclo de investimentos e consolidaçã...
20/01/26
Navegação Marítima
Descarbonização: a nova rota do setor marítimo brasileiro
20/01/26
PD&I
CEPETRO e Universidade Tecnológica da PETRONAS desenvolv...
19/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.