Artigo

O papel da Tecnologia da Informação na transição energética, por Paulo Barreiros

Redação TN Petróleo/Assessoria
15/10/2024 10:45
O papel da Tecnologia da Informação na transição energética, por Paulo Barreiros Imagem: Divulgação Visualizações: 1701

A transição energética é um processo global crucial para mitigar os efeitos das mudanças climáticas e promover o uso sustentável dos recursos naturais. Nesse contexto, a tecnologia desempenha um papel fundamental, atuando como catalisadora de mudanças significativas nos sistemas energéticos atuais e futuros.

A tecnologia tem impulsionado avanços significativos nas energias renováveis como solar, eólica, hidrelétrica e geotérmica. Inovações como os painéis solares mais eficientes, turbinas eólicas de maior capacidade e técnicas aprimoradas de armazenamento de energia têm tornado essas fontes mais acessíveis e competitivas. A implementação de tecnologias de eficiência energética em edifícios, indústrias e transportes tem reduzido o consumo e as emissões de carbono. Sistemas inteligentes de gestão de energia, iluminação LED e veículos elétricos já são exemplos de como a tecnologia pode transformar essa realidade.

Embora os custos das tecnologias renováveis tenham diminuído, ainda existem desafios econômicos significativos em algumas regiões. A transição requer uma atualização extensa da infraestrutura existente para suportar novas tecnologias e modelos de negócios. Isso inclui redes elétricas adaptadas, pontos de carregamento para veículos elétricos, infraestrutura de armazenamento, etc. Mais do que isso, serão necessários fortes investimentos em tecnologia da informação, com o objetivo de ganhos de produtividade e eficiência energética em toda a cadeia, resultando, consequentemente, numa matriz energética mais limpa.

A indústria de óleo e gás (IO&>) é hoje provedora de cerca de 80% da energia primária consumida no planeta e, desta forma, seus produtos baseados no carbono são fortes contribuintes para o quadro das mudanças climáticas. Nesse sentido, a Tecnologia da Informação desempenha um papel crucial na viabilização da transição energética dessa indústria ao longo de toda a sua cadeia de valor, desde a exploração e produção, até o refino, transporte e comercialização.

Sua contribuição está no monitoramento e gestão de energia, integração de energias e combustíveis renováveis, criação de redes inteligentes (smart grids) e utilização de Inteligência Artificial (IA) com tecnologias como IoTbig data e analytics. Essas tecnologias permitem a medição de parâmetros por toda a cadeia, armazenamento de energia em larga escala, modelagem e simulação, desenvolvimento e implementação de soluções que melhoram a produtividade e a eficiência energética.

Um estudo da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) demonstra que a transição energética não avançará sem que a IO&> incorpore novas reservas e produção de petróleo e gás natural. Essa incorporação deverá se dar de forma a não emitir CO₂ como ocorre atualmente, seja por minimizar a intensidade de carbono em seus produtos (pex, substituindo carvão e óleo por hidrogênio e gás natural), ou pela captura e armazenamento do CO₂ existente no rejeito de seus produtos.

É evidente que a Tecnologia da Informação é uma ferramenta fundamental na transição energética global, oferecendo soluções inovadoras para os desafios ambientais e econômicos enfrentados pela sociedade moderna. Ao impulsionar o desenvolvimento de energias renováveis, melhorar a eficiência e digitalizar os sistemas energéticos, seja com tecnologias já disponíveis, seja pela pesquisa, desenvolvimento e inovação, incorporando novas tecnologias, ela promove um futuro energético mais sustentável e abre novas oportunidades para o crescimento econômico e o desenvolvimento social.

Sobre o autor: Paulo Barreiros é Consultor de Negócios de O&> no Instituto de Pesquisas ELDORADO, referência em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação no Brasil. 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Royalties
Valores referentes à produção de outubro para contratos ...
24/12/25
PD&I
ANP aprimora documentos relativos a investimentos da Clá...
23/12/25
CBios
RenovaBio: prazo para aposentadoria de CBIOS por distrib...
23/12/25
GNV
Sindirepa aguarda redução no preço do GNV para o início ...
23/12/25
Apoio Offshore
OceanPact firma contrato de cerca de meio bilhão de reai...
23/12/25
Sergipe
Governo de Sergipe e Petrobras debatem infraestrutura e ...
23/12/25
Drilling
Foresea é eleita a melhor operadora de sondas pela 4ª ve...
22/12/25
Certificação
MODEC celebra 10 anos da certificação de SPIE
22/12/25
Pré-Sal
ANP autoriza início das operações do FPSO P-78 no campo ...
22/12/25
IBP
Congresso Nacional fortalece papel da ANP
22/12/25
E&P
Investimento para o desenvolvimento do projeto Sergipe Á...
19/12/25
Bahia Oil & Gas Energy
Bahia Oil & Gas Energy abre inscrições para atividades t...
19/12/25
PPSA
Produção em regime de partilha ultrapassa 1,5 milhão de ...
19/12/25
Petroquímica
Petrobras assina novos contratos de longo prazo com a Br...
19/12/25
Energia Eólica
ENGIE inicia operação comercial total do Conjunto Eólico...
18/12/25
Parceria
Energia renovável no Brasil: Petrobras e Lightsource bp ...
18/12/25
Biorrefinaria
Inpasa anuncia nova biorrefinaria em Rondonópolis (MT) e...
18/12/25
iBEM26
Startup Day vai mostrar tendências e inovações do setor ...
17/12/25
PD&I
Rio ganha novo Centro de Referência em Tecnologia da Inf...
17/12/25
Etanol de milho
Produção de etanol de milho cresce, mas disputa por biom...
17/12/25
Gás Natural
Produção de gás natural bate recorde no Brasil, e consum...
17/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.