Distribuição

Zamprogna trará sinergias para Usiminas

Jornal do Commercio
22/12/2008 04:42
Visualizações: 190

A compra da distribuidora e fabricante de tubos gaúcha Zamprogna pela Usiminas, anunciada nesta quinta-feira, vai gerar sinergias de R$ 250 milhões para os negócios de distribuição da siderúrgica. Segundo o vice-presidente de Finanças e Relações com Investidores da Usiminas, Paulo Penido Pinto Marques, a Zamprogna trará ganhos de participação de mercado e eficiência, uma vez que a distribuidora gaúcha poderá distribuir produtos da Usiminas na região Sul, assim como as outras distribuidoras controladas pela Usiminas (Rio Negro, Dufer e Fasal) poderão distribuir os tubos produzidos pela Zamprogna.

 

Segundo o executivo, a fatia de mercado da Usiminas na distribuição passará de 15% para 23% com a compra da empresa. Ele explicou que a atividade de produção de tubos com costura da Zamprogna não é voltada para o setor de petróleo e gás, mas para o setor automotivo, com tubos usados em bancos de veículos e autopeças. Ele lembrou que o setor petroleiro é atendido indiretamente pela Usiminas, que produz chapas grossas processadas pela Confab para produção de tubos de grande diâmetro. General motors. Um importante cliente da Zamprogna, segundo Marques, é a General Motors, abastecida pela unidade de Gravataí (RS).

 

Apesar de a montadora estar em crise, o executivo afirmou que as vendas de automóveis no Brasil estão reagindo bem aos incentivos anunciados recentemente pelo governo, que incluem a redução do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI). Para ele, as vendas de automóveis em 2009 deve cair em relação a 2009, mas o setor continua atrativo.

 

 “As vendas de veículos no ano que vem devem ficar um pouco abaixo de 3 milhões de unidades”, disse em teleconferência com analistas. Neste ano, as vendas devem somar cerca de 3,28 milhões de unidades, segundo ele.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20