Barco de apoio

Wilson Sons batiza PSV Zarapito

A embarcação teve um custo de US$58 milhões.

Redação TN/Rodrigo Miguez
27/03/2014 17:51
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A Wilson Sons realizou ontem a cerimônia de batismo do PSV Zarapito na sua base em Niterói, no Rio de Janeiro. Construída no estaleiro da empresa no Guarujá, em São Paulo, a embarcação fará o transporte de granéis líquidos e sólidos usados nas operações de exploração e produção de petróleo pela Petrobras. A embarcação teve um custo de US$58 milhões.  
De acordo com Gustavo Machado, diretor executivo da Wilson Sons Ultratug Offshore, em entrevista exclusiva à TN Petróleo, a embarcação será contratada pela estatal após testes de rotina como de vazão, navegação e velocidade. Esses testes devem durar no máximo 10 dias. Após esse período, o contrato será assinado e o PSV Zarapito estará a disposição da gerência da Petrobras em Macaé, podendo ser usada nas Bacias de Campos, Santos e Espírito Santo. 
O PSV Zarapito tem quatro sistemas de graneis líquidos e dois de graneis sólidos. Entre os granéis sólidos que serão transportados na embarcação está o calcário. Esses componentes são misturados aos fluidos que são usados nas atividades de exploração e produção de petróleo. Já os granéis líquidos serão compostos de cadite, lama de perfuração e parafina, que fazem parte dos três grandes conjuntos de fluidos que serão transportados pela empresa. 
"Essa é a última embarcação de uma ordem de quatro, que foram solicitadas na rodada 4. Temos uma proposta da rodada 6 que já está qualificada, mas ainda estamos em processo de negociação", disse Gustavo. Segundo ele, o portfolio de PSVs da Wilson Sons conta com 19 embarcações e agora a empresa pretende entrar no mercado de barcos no modelo AHTS, usados no lançamento de âncoras para plataformas de perfuração, no reboque de plataformas de perfuração móveis e na transferência de equipamentos de um local para outro. 

A Wilson Sons realizou ontem a cerimônia de batismo do PSV Zarapito na sua base em Niterói, no Rio de Janeiro. Construída no estaleiro da empresa no Guarujá, em São Paulo, a embarcação fará o transporte de granéis líquidos e sólidos usados nas operações de exploração e produção de petróleo pela Petrobras. A embarcação teve um custo de US$58 milhões.  

O Zarapito possui 89,5 metros de comprimento, 16 metros de boca e calado de 6,2 metros, além de 4.587 toneladas de porte bruto e velocidade de 13 nós. É equipado com sistema de posicionamento dinâmico DP2, que proporciona maior segurança para a realização das operações.

De acordo com Gustavo Machado, diretor executivo da Wilson Sons Ultratug Offshore, em entrevista exclusiva à TN Petróleo, a embarcação será contratada pela estatal após testes de rotina como de vazão, navegação e velocidade. Esses testes devem durar no máximo 10 dias. Após esse período, o contrato será assinado e o PSV Zarapito estará a disposição da gerência da Petrobras em Macaé, podendo ser usada nas Bacias de Campos, Santos e Espírito Santo. 

O PSV Zarapito tem quatro sistemas de graneis líquidos e dois de graneis sólidos. Entre os granéis sólidos que serão transportados na embarcação está o calcário. Esses componentes são misturados aos fluidos que são usados nas atividades de exploração e produção de petróleo. Já os granéis líquidos serão compostos de cadite, lama de perfuração e parafina, que fazem parte dos três grandes conjuntos de fluidos que serão transportados pela empresa. 

"Essa é a última embarcação de uma ordem de quatro, que foram solicitadas na rodada 4. Temos uma proposta da rodada 6 que já está qualificada, mas ainda estamos em processo de negociação", disse Gustavo. Segundo ele, o portfolio de PSVs da Wilson Sons conta com 19 embarcações e agora a empresa pretende entrar no mercado de barcos no modelo AHTS, usados no lançamento de âncoras para plataformas de perfuração, no reboque de plataformas de perfuração móveis e na transferência de equipamentos de um local para outro. 

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