Gás Natural

BRAVA anuncia novo modal para venda de gás na Bahia

Nova estação de compressão de gás natural será desenvolvida em parceria com a MDC Energia e terá capacidade instalada de 115 mil m³/dia.

Redação TN Petróleo/Assessoria Brava Energia
28/08/2025 13:55
BRAVA anuncia novo modal para venda de gás na Bahia Imagem: Divulgação Visualizações: 1703

A BRAVA Energia, a mais diversificada empresa independente de óleo e gás do país, anunciou a implantação de uma nova estação de compressão e carregamento de gás natural em carretas, na Bahia.

Com capacidade instalada de 115 mil m³ por dia, a nova estação funcionará em São Francisco do Conde, região metropolitana de Salvador, e vai abastecer diretamente clientes industriais e a distribuidora Bahiagás, a partir da base de descompressão. O empreendimento será desenvolvido em parceria com a MDC Energia, através da sua subsidiária Companhia Distribuidora de Gás Natural (CDGN), empresa pioneira no segmento de combustíveis de baixo carbono. O início do fornecimento está previsto para junho de 2026.

A BRAVA Energia tem investido na produção e comercialização de gás natural, buscando diversificar suas fontes de receita e contribuir para a segurança energética. A empresa também tem como objetivo aumentar a oferta de gás no mercado brasileiro, explorando o potencial de produção não associada, onde o gás é extraído de reservatórios independentes.
 

"A parceria ampliará as vendas de gás e de líquidos em campos com limitações na capacidade de escoamento e sem integração a rede de gasodutos, contribuindo ativamente para o fortalecimento do mercado de gás e reforçando o compromisso com o desenvolvimento socioeconômico da região", afirma o Diretor de Novos Negócios, Trading e Downstream da Brava Energia, Pedro Medeiros (foto).

Na estação de compressão, o gás fornecido pela BRAVA Energia passará por um tratamento primário, onde será comprimido, por meio de um sistema de carregamento e medição. Depois, ele será encaminhado para as carretas de alta pressão, que seguirão para distribuição do produto aos clientes.

"A região de São Francisco do Conde é bastante estratégica, pois está no entorno de um grande polo industrial. O projeto trará ainda mais segurança e previsibilidade para nossas entregas de gás natural", comenta Juarez Abdalla, Diretor Comercial da CDGN, subsidiária da MDC Energia.

Localizada em uma área de cerca de 6,5 mil m², a estação de compressão deve gerar cerca de 75 empregos diretos e indiretos na Bahia, durante a execução do projeto e operação.
 

Sobre a Brava Energia - A BRAVA Energia é uma das principais empresas independentes de petróleo e gás do país, com o portfólio mais diversificado e atuação mais abrangente, em diferentes elos da cadeia de valor do setor. A companhia possui produção de óleo e gás em terra e mar, nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Rio Grande do Norte e Ceará. Dentre os ativos de gás, destaca-se a participação majoritária no campo de Manati, produção e processamento no Pólo Potiguar, produção marítima em Peroá e Cangoá na Bacia do Espírito Santo e produção terrestre na Bahia. Listada por meio do ticker BRAV3, a BRAVA Energia atua com foco na maximização dos resultados esperados de seus ativos para seus acionistas e a sociedade em geral, incluindo seu compromisso com a agenda ESG.
 

Sobre a MDC Energia - A MDC Energia desenvolve negócios em toda a cadeia de gás natural e biometano, desde a produção e processamento até a distribuição e comercialização do combustível. Atuando como uma plataforma integrada de soluções de baixo carbono, desde 2006, a MDC já investiu mais de R$ 1 bilhão em projetos de energia sustentável em todo país. A Companhia foi responsável por levar gás natural a mais de 40 cidades que anteriormente não tinham acesso ao energético. A MDC Energia é também pioneira no segmento de biometano, tendo implantado a primeira usina do biocombustível em escala comercial, além de ter o único projeto de biometano do Brasil conectado ao gasoduto.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
ANP
Workshop debate dinamização da exploração de petróleo e ...
22/05/26
BOGE 2026
ANP participa do Bahia Oil & Gas Energy 2026, em Salvador
22/05/26
Etanol
Com aumento na oferta, preço do etanol acelera queda e a...
22/05/26
Negócio
NUCLEP celebra 46 anos com a assinatura de novo contrato...
22/05/26
Energia Elétrica
ANEEL homologa leilões de reserva de capacidade na forma...
22/05/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente: ANP abre 6º ciclo para concessão e 4º...
22/05/26
Saúde, Segurança e Meio Ambiente
IBP debate impactos da revisão da NR-1 sobre saúde menta...
21/05/26
Energia elétrica
TAESA anuncia a aquisição de cinco concessões de transmi...
21/05/26
Meio Ambiente
WCA completa primeiro ano ampliando debates sobre mercad...
21/05/26
Mato Grosso
Setor elétrico de MT avança e prepara nova fase para ate...
21/05/26
Fenasucro
Combustível do Futuro consolida pioneirismo brasileiro e...
20/05/26
Parceria
Radix fecha parceria com Repsol Sinopec Brasil e PUCRS p...
20/05/26
GLP
Prime Energy amplia parceria com Supergasbras no Mercado...
19/05/26
Comunicação
Os bastidores da história da comunicação e da publicidad...
19/05/26
Resultado
Produção total de petróleo em regime de partilha bate re...
19/05/26
Biometano
Naturgy debate cenário de gás natural e oportunidades co...
19/05/26
BOGE 2026
Impacto da geopolítica global no setor de petróleo loca...
19/05/26
Dia Internacional da Mulher
IBP celebra Dia Internacional da Mulher no Mar e reforça...
19/05/26
Meio Ambiente
Refinaria de Mataripe acelera agenda ambiental com uso e...
19/05/26
Etanol
Diretor da Fenasucro & Agrocana debate avanço da bioener...
19/05/26
Leilão
PPSA comercializa cargas de Atapu e de Bacalhau em junho
18/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.