Pesquisa

WEG e AGA formam parceria em projeto oceanográfico

O veleiro Atlantis vai viajar por toda a costa brasileira monitorando a vida oceânica e as comunidades pesqueiras do litoral.

Redação
08/02/2006 02:00
Visualizações: 162

O projeto em parceria entre a WEG Tintas e a Atlantis Gestão Ambiental (AGA) vai realizar pesquisas oceanográficas ao longo da costa brasileira. As expedições tranportadas pelo veleiro são Povos do Litoral e Áreas Marinhas Protegidas, que tem o objetivo de monitorar a vida oceânica e as comunidades pesqueiras do litoral brasileiro, além de capacitar universitários dos cursos de Oceanografia e demais ciências correlatas para a educação ambiental. O levantamento de dados será via satélite para posterior transmissão a instituições de pesquisa em oceanografia.

O veleiro foi equipado pelo estaleiro Detroit, de Itajaí (SC) e a pintura foi feita com tintas WEG, que evitam que microorganismos oceânicos se incrustem no casco sem matá-los.Além das tintas antiincrustantes, que não possuem estanho (elemento químico altamente nocivo ao meio-ambiente) em sua composição, o pacote WEG para o veleiro inclui todo o sistema anticorrosivo, também ecológico, já que contém baixa concentração de solventes orgânicos  e é totalmente isento de quaisquer elementos químicos nocivos à saúde humana. Segundo informa a empresa, as tintas atendem às exigências do mercado marítimo mundial, estabelecidas na Convenção Internacional para o Controle de Sistemas Antiincrustantes Nocivos em embarcações.

"As tintas WEG TIN Free possuem na composição um sistema de autopolimento controlado que mantém a proteção antiincrustante até o desgaste total do filme de tinta e evita a liberação descontrolada de biocidas no ambiente marinho", explica a empresa.

A viagem pela costa brasileira não é a primeira do Atlantis, o veleiro já realizou uma viagem ao redor da Groelândia, no Oceano Ártico, uma volta ao mundo e uma invernagem na Antártida. Ele é apto a fazer grandes travessias oceânicas e necessita de pouco combustível, uma vez que o principla propulsor é o vento. Ainda assim, o Atlantis é motorizado com um Mercedez Bens de seis cilindros, de 180 HP.

Expedições:

A Povos do Litoral pretende conhecer profundamente a realidade das comunidades que vivem no litoral, além de difundir o projeto Mentalidade Marítima, proposto pela Marinha do Brasil como uma das formas de se multiplicar o conceito e a importância da conhecida Amazônia Azul para o país e para todo o continente latino americano. Além do veleiro, uma pick-up fará o caminho por terra, acompanhando paralelamente as operações náuticas ao longo do litoral. Esse veículo contará com botes infláveis para a realização de pequenas travessias, suportando as atividades costeiras do veleiro, e vai conduzir uma equipe de apoio que fará o corpo a corpo com as comunidades litorâneas.

O Projeto Áreas Marinhas Protegidas: imagens da conservação no Brasil, deve identificar o estado ambiental das Unidades de Conservação do litoral brasileiro, trazendo imagens sobre seu estado e, a partir de então, definindo metodologias de contenção da degradação ou manutenção da sua saúde.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13