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Produtos e Serviços

Wärtsilä lança serviço de engenharia virtual para os mercados naval e de energia

23/11/2016 | 17h02

Com foco na otimização do desempenho de seus ativos e no aumento da eficiência de suas operações, a Wärtsilä acaba de lançar uma novidade em sua divisão de Services: o engenheiro virtual – serviço de suporte técnico remoto para manutenção, reparo e inspeção de seus equipamentos instalados em navios ou usinas de energia.

Com o apoio de uma câmera e óculos de realidade aumentada, o técnico poderá, em tempo real, interagir com especialistas em centros de serviços remotos da Wärtsilä, localizados até mesmo do outro lado do mundo. O principal objetivo é fornecer o suporte necessário ao cliente com maior precisão e no menor tempo possível, garantindo a operação segura dos equipamentos.

"Para nossos clientes de navios e de usinas de energia, o tempo de operação é o fator mais importante que afeta a qualidade, confiabilidade e rentabilidade. O conceito de engenharia virtual da Wärtsilä torna possível fornecer suporte em tempo real à equipe de serviço em campo e conhecimento remoto dos nossos especialistas na base - em caso de solução de problemas e reparos complexos -, sem ter que interromper as operações do navio ou da usina de energia. Além da redução de custos, isso maximiza o tempo de funcionamento e eficiência das operações do cliente. A utilização desse tipo de tecnologia traz benefícios diferenciados de alto valor agregado", afirma Diego Colicchia, Gerente Geral de Operações da Wärtsilä Brasil.

Uma característica importante dessa solução é a extensa utilização de dados interativos e em tempo real. A partir da análise de informações, será possível prever as necessidades de manutenção com antecedência, permitindo assim melhores serviços de planejamento e de suporte. Outro benefício da assistência remota é o tempo de espera por um técnico, que é praticamente eliminado, mesmo em caso de emergência a bordo de uma embarcação ou em uma usina de energia.

A engenharia virtual é uma parte importante da estratégia da Wärtsilä de aprimorar o suporte ao cliente ao longo de todo o seu ciclo na empresa. "A digitalização torna possível fornecer a logística e o suporte técnico via serviços on-line e permite o gerenciamento de desempenho de ativos em tempo real. A inovação também pode ser usada para levar todo o conhecimento e know-how que a Wärtsilä acumulou ao longo dos anos e colocá-lo diretamente à disposição dos nossos clientes", conclui Guido Barbazza, vice-presidente de negócios emergentes da multinacional.

 

 



Fonte: Redação/Assessoria
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