Energia Eólica

Wärtsilä conquista seu primeiro contrato no Brasil para reparo de gearbox de turbinas eólicas

Redação TN Petróleo/Assessoria
12/07/2022 11:25
Wärtsilä conquista seu primeiro contrato no Brasil para reparo de gearbox de turbinas eólicas Imagem: Divulgação Visualizações: 2595

O grupo tecnológico Wärtsilä assinou o primeiro contrato de longo prazo para serviços de reparo de gearbox de turbinas eólicas no Brasil. Os serviços serão executados no recém-inaugurado workshop da empresa, localizado em Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco.

O acordo, assinado com a Vestas do Brasil Energia Eólica, fabricante dinamarquesa de turbinas e uma das maiores no segmento de energia eólica do mundo, tem duração de cinco anos e prevê uma equipe especialmente dedicada.

O escopo inicial abrange o reparo completo de quatro modelos diferentes de caixas de engrenagem, com potência média de 2MW, o que inclui etapas como desmontagem, inspeção, fornecimento de peças originais, montagem e testes. A conclusão dos dois primeiros reparos aconteceu em junho deste ano, quando foram realizados os primeiros testes em carga na bancada de teste instalada no workshop. A bancada de testes é pioneira em testar os equipamentos com carga como se estivessem em operação, e capaz de identificar possíveis falhas antes da montagem da caixa de engrenagem na turbina eólica.

"Este contrato coloca a Wärtsilä como um importante parceiro da Vestas no Brasil no contexto da transição energética. Inauguramos nosso primeiro centro dedicado a este fim em toda América Latina, em março deste ano, e já conquistamos a confiança desse importante player do mercado para fazer o reparo de gearboxes localmente, evitando o envio dos equipamentos para fora do país", afirma Diego Colicchia (foto), General Manager Operations para a América do Sul. O gestor acrescenta que o workshop está 100% operacional e tem potencial para se tornar o maior provedor de reparos e testes de caixas de engrenagens de turbinas eólicas no Brasil.

"Acreditamos que esta aliança com a Wärtsilä representa um avanço positivo e estratégico para o negócio, em que o desenvolvimento das capacidades locais nos permitirá minimizar o custo e os riscos que o mercado enfrenta com a atual interrupção da cadeia de suprimentos global" afirma Cleiton Tosetto, Chefe de serviços para o Brasil na Vestas.

"Como alternativa flexível e de rápida implementação, a energia eólica desempenha um papel importante na transição energética do Brasil para um futuro 100% renovável. A Wärtsilä tem orgulho de contribuir de forma significativa para essa trajetória. Ao disponibilizar um workshop desse tipo no país, ajudamos nossos clientes a reduzir custos diretos com o negócio e a aumentar a disponibilidade operacional de seus parques eólicos", conclui Jorge Alcaide, Managing Director para a Wärtsilä Brasil.

"Com mais de 80% de nossa geração de valor proveniente de fornecedores que operam na América Latina, a aliança com a Wärtsilä complementa o portfólio da cadeia de valor local da Vestas, aprimorando nossas capacidades de O&M para os clientes e trazendo impacto positivo para a comunidade. Estamos aproveitando nossa experiência local para prover serviços em turbinas e essa é a tendência daqui para frente", diz Rodrigo Ugarte Ferreira, VP de Compras para América Latina da Vestas.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Exportação
Petrobras irá vender seis milhões de barris de petróleo ...
17/10/25
COP30
IBP e Câmara Brasil-Texas debatem papel estratégico do B...
17/10/25
Bacia de Campos
ANP autoriza retorno da produção do FPSO Peregrino
17/10/25
OTC Brasil 2025
Equinor marca presença na OTC Brasil 2025 e apresenta so...
17/10/25
Firjan
Em reunião do Conselho de Petróleo e Gás da Firjan, pres...
16/10/25
Parceria
Nexio fecha parceria com Porto do Açu para projetos de i...
16/10/25
Pernambuco
Petrobras e Tenenge avançam na construção de nova unidad...
16/10/25
Bacia de Santos
Bacalhau, maior campo internacional da Equinor, inicia o...
16/10/25
Petrobras
Reduc é a primeira refinaria do país certificada para pr...
16/10/25
PPSA
Produção de petróleo da União atingiu 168 mil barris por...
15/10/25
iBEM26
Brasil diversifica sua matriz energética
15/10/25
Evento
PortosRio marca presença na Rio+Agro 2025
14/10/25
Combustíveis
ETANOL/CEPEA: Vendas de hidratado quase dobram na semana
14/10/25
Combustíveis
ANP recebe mais um equipamento que detecta teor de biodi...
10/10/25
Petrobras
Investimentos de R$ 2,6 bilhões na Bahia são anunciados ...
10/10/25
Petrobras
O supercomputador Harpia entra em operação
10/10/25
PPSA
PPSA publica edital do Leilão de Áreas Não Contratadas
09/10/25
ROG.e
IBP lança nova ROG.e: maior festival de energia do planeta
09/10/25
Biometano
Cedro e Gás Verde inovam com a descarbonização da logíst...
09/10/25
Energia Elétrica
CCEE conclui liquidação do Mercado de Curto Prazo do Set...
08/10/25
IBP
Posicionamento - Proposta de elevação da alíquota do Fun...
08/10/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23