OTC Brasil 2013

Wärtsilä apresenta sistema híbrido

Busca por menor consumo de combustível levará a novos sistemas de propulsão.

Redação TN Petróleo/Ascom Wärtsilä
30/10/2013 14:30
Visualizações: 1081 (0) (0) (0) (0)

 

 
Busca por menor consumo de combustível levará a novos sistemas de propulsão
Wärtsilä apresenta sistema híbrido na OTC Brasil
A A Wärtsilä, líder global em prestação de serviços e soluções do setor marítimo, participa da OTC Brasil 2013, conferência que acontece de 29 a 31 de outubro no Riocentro, Rio de Janeiro.
No evento, organizado pela Offshore Technology Conference e pelo Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), a multinacional finlandesa destacará seu sistema híbrido de propulsão para embarcações offshore. O gerente Renato Barcellos apresentará um paper técnico sobre a aplicação da tecnologia, na sessão 38, que será realizada no dia 31, a partir das 9h30.
O sistema híbrido, também conhecido como sistema Diesel-Elétrico-Mecânico (DEM), se mostra uma solução interessante para embarcações que possuem mais de um perfil operacional ou que alterne momentos de alta e de baixa demanda de potência propulsiva, além daquelas que demandam grande redundância de propulsão mas nas quais a utilização de propulsão diesel-elétrica não seria a mais eficiente.
Ainda pouco aplicado no transporte marítimo comercial, o sistema híbrido possui um grande potencial de utilização especialmente devido à maior disseminação de sistemas de controle eletrônico embarcados. “Por combinar os benefícios da propulsão diesel-mecânica e da propulsão diesel-elétrica, o sistema híbrido é capaz de obter grande eficiência. Os maiores navios de manuseio de âncoras (AHTS) atualmente empregados no Brasil utilizam sistemas de propulsão híbrida fornecida pela Wärtsilä, com um consumo de combustível bem inferior ao esperado para embarcações de seu porte”, explica Barcellos.

A multinacional francesa Wärtsilä, líder global em prestação de serviços e soluções do setor marítimo, participa da OTC Brasil 2013 onde destacará seu sistema híbrido de propulsão para embarcações offshore. O sistema híbrido, também conhecido como sistema Diesel-Elétrico-Mecânico (DEM), se mostra uma solução interessante para embarcações que possuem mais de um perfil operacional ou que alterne momentos de alta e de baixa demanda de potência propulsiva, além daquelas que demandam grande redundância de propulsão mas nas quais a utilização de propulsão diesel-elétrica não seria a mais eficiente.


Ainda pouco aplicado no transporte marítimo comercial, o sistema híbrido possui um grande potencial de utilização especialmente devido à maior disseminação de sistemas de controle eletrônico embarcados. “Por combinar os benefícios da propulsão diesel-mecânica e da propulsão diesel-elétrica, o sistema híbrido é capaz de obter grande eficiência. Os maiores navios de manuseio de âncoras (AHTS) atualmente empregados no Brasil utilizam sistemas de propulsão híbrida fornecida pela Wärtsilä, com um consumo de combustível bem inferior ao esperado para embarcações de seu porte”, explica o gerente Renato Barcellos, que apresentará um paper técnico sobre a aplicação da tecnologia amanhã no evento.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Biocombustíveis
Brasil: protagonista da transição do transporte internac...
08/07/25
Evento
Nova Era Connections 2025 celebra os 20 anos da Nova Era...
08/07/25
Sustentabilidade
Foresea conquista Selo Social e apresenta resultados exp...
08/07/25
Meio Ambiente
Tecnologia da Unicamp viabiliza produção sustentável de ...
08/07/25
Premiação
Gasmar conquista prêmio nacional com projeto desenvolvid...
08/07/25
Pré-Sal
FPSO Guanabara MV31 lidera produção nacional de petróleo...
08/07/25
Gás Natural
Petrobras vai escoar mais gás do pré-sal para baixar pre...
07/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Petrobras aposta no Sergipe Oil & Gas e será a patrocina...
07/07/25
Indústria Naval
Estaleiros brasileiros e chineses assinam documento para...
07/07/25
Etanol
Anidro sobe 0,11% e hidratado recua 0,17% na semana
07/07/25
Porto de Santos
Ageo Terminais conclui captação de R$ 154 milhões em deb...
07/07/25
Logística
Durante o Macaé Energy, Líder Aviação destaca experiênci...
07/07/25
Gás Natural
SCGÁS divulga novos projetos aprovados por meio de leis ...
04/07/25
Rio Grande do Sul
Sulgás defende mobilização de deputados gaúchos para ass...
04/07/25
Biodiesel
ANP recebe doação de equipamentos para detectar teor de ...
04/07/25
Meio Ambiente
Biometano emite até 2,5 vezes menos CO₂ do que eletricid...
04/07/25
Fusões e Aquisições
Petróleo lidera fusões e aquisições globais; especialist...
04/07/25
Investimentos
Petrobras irá investir R$ 33 bilhões em projetos de refi...
04/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Petrobras aposta no Sergipe Oil & Gas e será a patrocina...
04/07/25
Pessoas
Julia Cruz é a nova secretária de Economia Verde, Descar...
03/07/25
Gás Natural
TBG lança produto de curto prazo flexível anual
03/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.