Em sua primeira participação no evento sob o novo nome, companhia líder em combustíveis apresenta sua estratégia para contribuir na transição energética de seus clientes
Redação TN Petróleo/AssessoriaA Vibra fará sua estreia na Rio Oil&Gás na edição de 2022. O principal evento do setor de petróleo e gás começa na próxima segunda-feira, dia 26, na Zona Portuária, no Rio de Janeiro. Com 51 anos de história, a Vibra vai mostrar como a maior distribuidora de combustíveis e de lubrificantes do Brasil vem se transformou em uma plataforma multienergia e oferece alternativas com menor emissão de carbono para a sociedade. Com a entrada de novas fontes limpas e renováveis em seu portfólio, a companhia está pronta para atender às demandas dos clientes em sua própria trajetória de transição energética. A Vibra vem somando forças com outras empresas líderes em suas áreas de atuação em conveniência, eletricidade, biocombustíveis e biometano e criando um ecossistema eficiente e robusto com o propósito de estar sempre a postos para mover o Brasil com sua melhor energia, comprometida com o desenvolvimento sustentável.
Em menos de três anos, a antiga BR Distribuidora se tornou a empresa mais eficiente do setor. Ciente de que o caminho para a descarbonização é um longo processo, a Vibra pretende continuar distribuindo e entregando os derivados de petróleo que os clientes conhecem e confiam, e que a consolidaram nesses 51 anos, porém trazendo melhorias permanentes à performance e à qualidade dos produtos, com mais tecnologia e inovação, pilares da companhia.
Para contar toda essa história, o estande da companhia, que é também uma das patrocinadoras Black da Rio Oil&Gas 2022, trará experiências multimídias e sensoriais. Por meio de cubo de led, os visitantes terão acesso aos conteúdos de Vibra e conhecerão como a empresa se tornou esta plataforma multienergia. A Vibra preparou ainda uma agenda de rodadas temáticas. A cada dia de evento um tema e executivos da companhia entram na roda para conversar, trazer informações e contar como a companhia vem reescrevendo a sua história. No dia 26/9, a conversa será sobre os avanços da companhia em ESG, conduzida por Ana Paula Grether, Gerente Executiva de ESG. No dia seguinte, 27/9, Renato Vieira, Diretor de Inovação falará sobre como a Vibra vem atuando na relação com Startups, Venture Capital e demais temas de inovação. Na quarta-feira, será a vez dos executivos do segmento B2B e da Comerc explicarem sobre as soluções de energia para os clientes corporativos. No último dia do evento, quinta-feira, o assunto será a evolução da Vibra em operação, logística e trading. As conversas acontecem sempre entre 14h e 17h.
A Vibra no Congresso Rio Oil&Gas
Os executivos da Vibra participarão de diversas sessões do Congresso Rio Oil&Gas, promovendo troca de experiências e informações pertinentes ao segmento do downstream. A companhia patrocina também a Arena ESG, que promete levantar o debate sobre o papel da indústria no combate às mudanças climáticas e na transição energética. A empresa terá, ainda, porta-vozes na Arena do Futuro, Young Summit e nos projetos técnicos.
Congresso
Dia 26, segunda-feira, de 10h50 às 11h50 - Aspen Andersen, vice-presidente de tecnologia da Vibra, estará na sessão Oportunidades e desafios: a tecnologia como chave para transição energética.
Dia 26, segunda-feira, de 10h50 às 11h50 -- Henry Hadid, vice-presidente Jurídico, Compliance e Relações Institucionais, estará na sessão Um novo paradigma para distribuição e revenda de combustíveis no Brasil.
Dia 26, segunda-feira, de 12h às 13h - Marcelo Bragança, vice-presidente de operação e logística da Vibra, estará na sessão Descarbonização profunda da cadeia de valor de energia.
Dia 27, terça-feira, de 10h50 às 11h50 - Marcelo Bragança, vice-presidente de operação e logística da Vibra, estará na sessão A expansão da infraestrutura logística na promoção da concorrência e competitividade.
Dia 27, terça-feira de 17h20 às 18h20 - André Natal, CEO interino e vice-presidente de finanças, compras e RI da Vibra participará do Diálogos da ROG A precificação dos combustíveis refletindo o mercado de múltiplos agentes.
Dia 28, quarta-feira de 10h50 às 11h50 - Bernardo Winik, vice-presidente de B2B da Vibra estará na sessão A transformação do downstream imposta pela transição energética - caminhos para o Brasil.
Arena do Futuro
Dia 27, terça-feira, às 17h30 - Renato Vieira, head de Inovação da Vibra, participa da mesa Inovações no setor de downstream.
Arena ESG
Dia 28, quarta-feira, às 14h - Ana Paula Grether, gerente executiva de ESG da Vibra, participa da mesa Diversidade, inclusão e empoderamento feminino.
Arena Young Summit
Dia 28, quarta-feira, às 14h - Selma Fernandes, vice-presidente de gente e gestão da Vibra, participa da mesa Sabotadores de carreira: a Síndrome do Impostor é igual para todos?
Participações Especiais
Dia 26, segunda-feira, às 14h10 -- Erica Saião, gerente de atendimento externo, participa da mesa A visão 360 no atendimento ao cliente, promovida pela Salesforce.
A plataforma multienergia da Vibra
O tema da mudança do clima passou a integrar a estratégia de negócios da Vibra. A empresa assumiu o compromisso de ser Net Zero até 2025, nas emissões de suas unidades operacionais e administrativas, e no máximo até 2050, também nas emissões indiretas. Além disso, a Vibra entrou em novos mercados, como energia elétrica e eletromobilidade, ampliou sua atuação no mercado de etanol e fechou parcerias estratégicas para a comercialização de diesel verde e biometano. Com isso, a empresa ampliou seu portfólio de renováveis para oferecer energia mais limpa aos clientes.
Energia elétrica - aquisição da Comerc, uma das principais comercializadoras de energia do Brasil, na qual a empresa lidera o bloco que detém 50% da companhia que atua no fornecimento de energia elétrica renovável;
Etanol - Criação da Evolua, joint venture com Copersucar, a maior plataforma de originação e de comercialização de etanol do Brasil e uma das maiores do mundo;
Biometano - aquisição de 50% do capital social da empresa ZEG Biogás para a produção do gás biometano, que será realizada a partir de diferentes tipos de resíduos, desde os agroindustriais, como a vinhaça da cana de açúcar, uma solução ambientalmente vantajosa e comercialmente viável para substituir o gás natural.
Eletromobilidade - aporte na startup Easy Volt, uma das maiores redes de recarga elétrica no Brasil e início do plano de instalação de 70 pontos de recarga elétrica (50 rodovias e 20 urbanos) nos postos de Vibra em 7 estados até 2023, nas regiões Sul e Sudeste, com quase nove mil quilômetros de extensão até 2023, criando o maior corredor elétrico do Brasil.
Diesel verde e SAF - parceria com Brasil BioFuels para viabilizar a construção da primeira biorrefinaria de diesel verde e SAF, o primeiro combustível renovável de aviação no Brasil, prevista para 2025. Os investimentos serão feitos pela BBF. A Vibra adquiriu o direito de comprar 100% da produção.
Diesel renovável - projeto-piloto em desenvolvimento no Paraná para testar utilização do Diesel R5 na frota de ônibus de Curitiba. O novo Diesel R5 é produzido na Refinaria Getúlio Vargas (Repar), no Paraná, a partir do coprocessamento de óleos vegetais ou gordura animal com óleo diesel de petróleo. O combustível sai misturado da refinaria com 95% de diesel mineral e 5% de diesel verde (HVO). A Vibra adiciona 10% de biodiesel éster e entrega o produto final ao cliente com 15% de conteúdo renovável. Estudos preliminares apontam que o diesel renovável reduz cerca de 70% das emissões de gases de efeito estufa em comparação ao diesel mineral (derivado do petróleo).
Fale Conosco
21