Prejuízo

Vento forte suspende atracação de navios no Porto de Santos

<P>Com o mau tempo deste domingo, a Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP) teve de suspender a atracação de navios no Porto de Santos, 68 km de São Paulo. Devido ao vento forte, que deixou o mar agitado, o cais foi fechado à 0h50m. Nenhuma operação portuária foi realizada até as 19h. Até...

O Globo
04/01/2009 22:00
Visualizações: 937

Com o mau tempo deste domingo, a Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP) teve de suspender a atracação de navios no Porto de Santos, 68 km de São Paulo. Devido ao vento forte, que deixou o mar agitado, o cais foi fechado à 0h50m. Nenhuma operação portuária foi realizada até as 19h. Até as 21h, a Praticagem (serviço de apoio a comandantes de navios) só havia realizado operações de saída do complexo. Naquele momento, apesar de as manobras já serem possíveis, as condições de navegação ainda eram desfavoráveis, pois o mar permanecia agitado.

As primeiras entradas de embarcações no porto só foram possíveis após 23h. Durante as 18 horas em que o cais permaneceu fechado, somente os quatro transatlânticos, com chegadas previstas para o período, puderam atracar. O ingresso das embarcações no porto foi autorizado por questões de segurança e de condições técnicas desses navios.

- Além de transportarem passageiros, essas embarcações dispõem de recursos próprios para manobras, seus comandantes têm mais conhecimento dessa área e o calado (profundidade necessária para navegação) é menor - explicou a tenente Daniela Baptista, oficial de serviço na CPSP.

Ela acrescentou que navios maiores são mais sujeitos a encalhar em situações de mau tempo, como a deste domingo. Os navios de cruzeiro que aportaram ontem foram Grand Cellebration (armazém 15), Costa Mediterranea (armazém 25, no Terminal de Passageiros Giusfredo Santini), Zenith (armazém 31) e Grand Mistral (armazém 32).

De acordo com a Gerência de Tráfego e Atracação da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp, administradora federal do porto), outros 24 navios que carregariam e desembarcariam produtos como combustíveis, veículos, contêineres, grãos e suco aguardavam autorização para acessar o cais público. A oficial de serviço explicou que o fechamento no porto é uma situação incomum.

Geralmente, o que ocorre é a proibição de manobras em partes do cais onde o mar está mais revolto.

- O porto só é fechado quando a condição é mais complexa.

Balsas
Houve interrupção neste domingo também na travessia de balsas São Sebastião-Ilhabela. Segundo a concessionária Dersa, o serviço foi paralisado das 0h50m às 10h45m, das 11h20m às 12h20m e das 14h15m às 15h45m, quando foi retomada em definitivo. De acordo com a empresa, às 22h o tempo de espera, no lado de Ilhabela, era de sete horas. Cinco balsas estavam em operação durante toda a noite. Não houve necessidade de paralisar as travessias Santos/Guarujá e Guarujá/Bertioga.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Inteligência Artificial
Impacto industrial: Executivo brasileiro integra novo co...
20/06/26
Indústria Naval
Ecovix assina contrato para a construção de quatro navio...
19/06/26
Exportações
Para ONIP tributação sobre exportações de petróleo compr...
18/06/26
Aviação
Fórum IBP SAF reúne setor privado e agentes públicos par...
18/06/26
Pré-Sal
Consórcio de Libra liderado pela Petrobras contrata Cepe...
18/06/26
Eólica Offshore
Com representante no Comitê Diretor da CEM, o WFO reforç...
18/06/26
Combustíveis
ANP realiza segunda parte de audiência pública sobre car...
18/06/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 187 mil barris por ...
18/06/26
ANP
ANP faz pesquisa para aprimorar sua Carta de Serviços
17/06/26
Resultado
Atlas Portuário do ES: portos capixabas movimentam 137,5...
17/06/26
Hidrogênio Verde
SENAI CIMATEC, HYTRON e PETROGAL BRASIL (JV Galp/Sinopec...
17/06/26
Apoio Offshore
Transporte aéreo no setor do petróleo cresce 21% em dois...
17/06/26
Pessoas
ENGIE Brasil nomeia Michele Schifino como diretora de Co...
16/06/26
Combustíveis
Propostas de resoluções sobre caracterização da elevação...
16/06/26
Hidrelétrica
Gerdau adquire 100% de participação societária de usina ...
16/06/26
Fenasucro
Otimista, Fenasucro & Agrocana anuncia crescimento e se ...
16/06/26
Gestão
Petróleo, gás e energia lideram troca de CEOs no Ibovesp...
16/06/26
Petróleo e Gás
Coppe inaugura moderno Núcleo de Tecnologia de Poços
16/06/26
SOG 2026
Sergipe Oil & Gas está com as inscrições abertas
15/06/26
Aviação
IBP promove fórum sobre SAF para debater a implementação...
15/06/26
Energia Elétrica
Expansão de data centers pressiona infraestrutura energé...
15/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25