Termelétrica

UTE William Arjona será reativada e MSGÁS é parceira fundamental na geração de energia

Redação TN Petróleo/Assessoria
07/07/2021 11:36
Visualizações: 1809

Com a mais grave crise hídrica dos últimos 91 anos, segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), causada pela escassez de chuvas no Brasil, a utilização de outras fontes de energia se tornam imprescindíveis para manutenção do desenvolvimento e de luz elétrica em todo território nacional. Neste cenário, a reativação da UTE (Usina Termelétrica) William Arjona, em Campo Grande, movida a Gás Natural distribuído pela MSGÁS, é importantíssimo para o país.

“A MSGÁS é uma Companhia que presta serviços públicos de distribuição de gás natural. Atender à UTE-WA em um momento de necessidade nacional de disponibilidade de energia, em face da crise hídrica instalada e da iminente retomada econômica, reforça ainda mais nosso papel e responsabilidade perante a Sociedade”, destacou o diretor técnico e comercial da Companhia, Bernardo Celestino Prates.

Adquirida pelo Grupo Delta Energia em 2019, a William Arjona se prepara para entrar em funcionamento em julho de 2021, com uma produção de energia que pode suprir parte da queda na geração das hidrelétricas, que sofrem com nível baixo dos reservatórios em virtude do período de estiagem que atinge boa parte do país.

“Estamos trabalhando para atuar com o menor impacto possível ao meio ambiente. O mercado aguardava por mais incentivos e, se queremos ver os setores produtivos novamente ativos, de forma duradoura, teremos de avançar em diversas frentes de geração de energia. Com a UTE William Arjona, o Grupo Delta inicia a entrada no mercado da geração. Esse é um processo que não deve parar. E, como já citado, novos projetos de geração estão nos nossos planos”, afirma Luiz Fernando Leone Vianna, presidente da Delta Geração.

O diretor técnico da MSGÁS explica que a usina operará no mercado de energia na categoria ‘Merchant’, ou seja, sem contrato firme de venda de energia, portanto a previsão de consumo dela é muito incerta ainda. “Tem-se a expectativa, por conta da crise hídrica no sudeste e sul do país, que ela seja despachada pelo menos nos próximos três meses. Por parte da MSGÁS, estamos aptos a fazer a distribuição diária de 1,35 milhão de metros cúbicos de gás natural no horizonte contratado”, frisa Bernardo.

Para a reativação da usina, a MSGÁS, assim como faz com todos seus atuais e potenciais clientes, prestou todos os esclarecimentos acerca das questões inerentes à indústria do Gás Natural, em particular, aqueles afeitos à distribuição local. Além disso, antecipou algumas etapas da religação física da rede e trabalhou com eficiência encurtando seus prazos internos de resposta e aprovações societárias, possibilitando estar apta a prestar os serviços em tempo recorde à termelétrica. “Tudo isso sem deixar de observar suas normas de segurança, bem como os requisitos de governança da Companhia”, ressalta o diretor-presidente da Cia, Rui Pires dos Santos.

O diretor técnico e comercial da MSGÁS destaca ainda que aliado à importação do gás boliviano, há uma crescente produção nacional, além do mercado internacional de gás natural liquefeito (GNL), que permite que o gás seja comprado de qualquer país exportador do mundo. Com o advento da lei 14.134, chamada Nova Lei do Gás, a própria liquidez do mercado brasileiro tende a melhorar bastante também.

 

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Biocombustíveis
Porto do Açu e Van Oord anunciam primeira dragagem com b...
02/12/25
Investimento
Indústria de O&> prioriza investimento em tecnologia de ...
02/12/25
Refino
Petrobras irá investir cerca de R$12 bilhões na ampliaçã...
02/12/25
Posicionamento
Proposta de elevação da alíquota do Fundo Orçamentário T...
01/12/25
Gás Natural
Distribuição de gás canalizado é crucial para a modicida...
01/12/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Centro de Formação Profissional da Universidade Tiradent...
01/12/25
Levantamento Sísmico
TGS inicia pesquisa na Bacia de Pelotas
01/12/25
Etanol
Anidro e hidratado fecham a semana em alta
01/12/25
Petrobras
Com um total de US$ 109 bilhões de investimentos o Plano...
28/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Oil States marca presença na Mossoró Oil & Gas Energy 20...
28/11/25
Comemoração
Infotec Brasil completa 40 anos e destaca legado familia...
28/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Petrosupply Meeting realiza 267 encontros e conecta seto...
28/11/25
Gás Natural
Entrega de Gasoduto no Centro-Oeste de Minas Gerais é no...
28/11/25
Internacional
Brasil apresenta avanços em resposta a emergências offs...
28/11/25
Evento
Niterói encerra segunda edição do Tomorrow Blue Economy ...
28/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Sebrae impulsiona inovação ao aproximar startups do seto...
28/11/25
Gás Natural
Naturgy reforça papel estratégico do gás natural na segu...
28/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
SLB destaca investimentos no Brasil e papel estratégico ...
27/11/25
Internacional
FINDES lidera missão à Europa para impulsionar descomiss...
27/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Onshore potiguar defende licença mais ágil para sustenta...
27/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Estudo aponta forte impacto da cadeia de petróleo e gás ...
27/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.