Meio ambiente

UTE Pecém eleva reaproveitamento de efluentes de 23% para 40%

Redação/Assessoria
21/08/2019 20:03
UTE Pecém eleva reaproveitamento de efluentes de 23% para 40% Imagem: Divulgação Visualizações: 415

Com a implantação de um sistema de tratamento de tecnologia francesa, inédito no setor elétrico brasileiro, a UTE Pecém elevou de 23% para 40% o percentual de reaproveitamento dos efluentes resultantes do processo de geração de energia elétrica no último ano. Isso ampliou de 3,5 para 15 o número de vezes que a água injetada nas torres de resfriamento é reutilizada na Usina.

De acordo com o gestor operacional de processos químicos da UTE Pecém, Daywison Santos, 40% do efluente gerado equivalem a 38 mil metros cúbicos por mês retornando para o sistema, o que significa uma redução na necessidade de reposição de água. Além da economia, há, principalmente, o ganho ambiental.

O controle do gasto de água é uma prioridade para a Usina desde o início de suas atividades, em 2012. "A UTE Pecém é uma das mais eficientes do País. Por conta disso, investimos todos os anos em ações para reduzir o consumo de água, minimizando o impacto sobre o meio ambiente", afirma Lourival Teixeira, diretor técnico da UTE Pecém.

As unidades geradoras de Pecém, pertencentes ao Grupo EDP, têm capacidade de produção de 720MWh, o equivalente a 45% da energia consumida em todo o estado do Ceará.

Sobre a EDP Brasil - Com mais de 20 anos de atuação, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. A Companhia, que tem mais de 10 mil colaboradores diretos e terceirizados, atua em Geração, Distribuição, Transmissão, Comercialização e Serviços de Energia. Possui seis unidades de geração hidrelétrica e uma termelétrica, e atende cerca de 3,5 milhões de clientes pelas suas Distribuidoras em São Paulo e no Espírito Santo. Recentemente, tornou-se a principal acionista da CELESC, em Santa Catarina. No Brasil, é referência em áreas como Inovação, Governança e Sustentabilidade, estando há 13 anos consecutivos no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3.

Institucional

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20