Acordo

USP oficializa parceria com a Codesp nesta segunda-feira

A Universidade de São Paulo (USP) inaugura hoje uma nova era na Baixada Santista com a assinatura do termo de cessão de uso da área do armazém 8, no Valongo, com a Codesp. A oficialização da parceria é a única pendência para que a instit

A Tribuna
14/05/2012 10:48
Visualizações: 988 (0) (0) (0) (0)
A Universidade de São Paulo (USP) inaugura hoje uma nova era na Baixada Santista com a assinatura do termo de cessão de uso da área do armazém 8, no Valongo, com a Codesp. A oficialização da parceria é a única pendência para que a instituição possa dar início à reforma do galpão, que será transformado em um centro de pesquisas. A solenidade ocorrerá às 17 horas no próprio local, com a presença do prefeito de Santos, João Paulo Papa.
 
 
A assinatura vai complementar um momento histórico vivido ontem pela USP com a chegada ao Porto de Santos do seu novo navio oceanográfico, o Alpha Crucis, que vai substituir o Professor Besnard. A embarcação atracou no cais santista por volta das 10 horas e ficará parada em frente ao armazém onde será implantada a base da Universidade.
 
 
O complexo é o primeiro ponto de parada do barco após passar por 10 meses de reforma nos Estados Unidos. Foram 45 dias em alto mar, sem necessidade de abastecimento. A bordo, seis pesquisadores, três consultores americanos e 14 tripulantes, que não esconderam a satisfação de estar em terra.
 
 
A equipe de A Tribuna teve a chance de acompanhar a parada e ainda conhecer as peculiaridades do navio, que promete alavancar as pesquisas brasileiras.
 
 
A  chegada do Alpha Crucis também foi saudada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa e representantes da USP e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), órgão responsável pela aquisição do navio. Foram investidos US$ 11 milhões.
 
 
“Para a gente, 9h45 do dia 13 de maio de 2012 é um momento histórico para a USP. Estamos com a história no Besnard e o que a gente espera que seja o futuro da oceanografia, com o Alpha Crucis”, disse o diretor do Instituto Oceanográfico da USP, Michel Michaelovitch de Mahiques, observando os dois navios frente a frente. Isso porque, enquanto não tem seu destino definido, o Besnard continua atracado no complexo, próximo ao armazém 7.
 
 
Os primeiros procedimentos adotados logo depois da parada do Crucis foram a liberação do navio pela Anvisa e Polícia Federal. O próximo passo será a nacionalização da embarcação pela Receita Federal para que então possa ser feita a inauguração oficial do barco. A previsão é que a cerimônia de entrega do navio seja feita no próximo dia 29, com a participação do governador Geraldo Alckmin.

 
Segundo Mahiques, o evento deve acontecer em um dos salões do Terminal de Passageiros Giusfredo Santini, no armazém 25. Após todas essas etapas, o Alpha Crucis deve começar as suas viagens de pesquisa. No período em que permanecer no Porto, ele ainda passará por alguns reparos, como pintura do casco e manutenção.

 
A expectativa é que o primeiro cruzeiro saia em julho, para o monitoramento de correntes marítimas e das propriedades químicas da água entre Santos e o Cabo de São Tomé (RJ).

 
Depois da chegada do Alpha Crucis, a assinatura do termo de cessão do armazém hoje pela Codesp será outro momento importante para a Universidade, que já conta com um pré-projeto para a reforma do galpão. “Pretendemos inaugurar uma nova era na Baixada Santista, pois finalmente teremos a tão sonhada base em frente ao nosso navio”, disse o diretor.

 
Viagem
 
 
Ex-comandante do Professor Besnard e atual do Alpha Crucis, José Helvécio Moraes de Rezende destacou a segurança e a tranquilidade de viajar no novo navio da USP, lembrando ainda da capacidade de pesquisa da embarcação.

 
“Por ser de maior porte, ele enfrenta melhor as condições de mar. Foram 1.080 horas de navegação e 8.735 milhas. São números bastante expressivos e mostram a capacidade desse navio em operar longos períodos e em áreas distantes. Não tivemos nenhum problema”. 
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Seminário
PPSA destaca potencial de upsides nas áreas que serão le...
02/09/25
Apoio Offshore
Posidonia incorpora PSV Posidonia Lion, sua primeira emb...
02/09/25
Brasil
ETANOL/CEPEA: Menor oferta sustenta preços em agosto pel...
02/09/25
Meio Ambiente
Brasol reduz emissões de GEEs em 72% e atinge marca de 7...
01/09/25
Combustível
Etanol anidro e hidratado registram alta na última seman...
01/09/25
Reconhecimento
Pesquisadora do Mackenzie conquista Prêmio Inventor Petr...
29/08/25
Combustíveis
IBP e FIESP debatem descarbonização da indústria rumo à ...
29/08/25
Etanol
Asprovac, afiliada da ORPLANA, passa a ter representação...
29/08/25
Royalties
Valores referentes à produção de junho para contratos de...
29/08/25
Gás Natural
BRAVA anuncia novo modal para venda de gás na Bahia
28/08/25
Combustíveis
ANP participa da operação Carbono Oculto, para coibir ir...
28/08/25
IBP
Posicionamento - Operações representam passo fundamental...
28/08/25
Subsea
OneSubsea entrega primeira árvore de natal molhada de Bú...
28/08/25
Offshore
MODEC firma parceria para desenvolver tecnologia inédita...
28/08/25
Energia Elétrica
Bandeira vermelha eleva custo da energia, mas associados...
27/08/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
IBP debate investimentos em infraestrutura e logística n...
27/08/25
ANP
Segunda etapa de audiência pública debate classificação ...
27/08/25
IBP
RELIVRE reafirma a competência federal referente à ativi...
27/08/25
Royalties
Valores referentes à produção de junho para contratos de...
27/08/25
ANP
Pesquisa, desenvolvimento e inovação: ANP atualiza Paine...
27/08/25
Seminário
PPSA abre inscrições para Seminário de Lançamento do Lei...
27/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23