Biocombustíveis

Usina de Biodiesel de Candeias completa dois anos

Em dois anos de operação, que serão completados nesta quinta (29), a Usina de Biodiesel de Candeias, na Bahia, teve sua capacidade de produção praticamente quadruplicada. Com a conclusão das obras de duplicação, na qual estão sendo investidos R$ 66 milhões, a unidade atingirá capacidade d

Agência Petrobras
29/07/2010 17:03
Visualizações: 149
Em dois anos de operação, que serão completados nesta quinta (29), a Usina de Biodiesel de Candeias, na Bahia, teve sua capacidade de produção praticamente quadruplicada. Com a conclusão das obras de duplicação, na qual estão sendo investidos R$ 66 milhões, a unidade atingirá capacidade de 217,2 milhões de litros/ano ainda no segundo semestre. Esta é a segunda etapa da ampliação. A primeira foi concluída em novembro de 2009, quando passou dos iniciais 57 milhões de litros/ano para 108,6 milhões de litros/ano.
 
 
O investimento na ampliação da unidade industrial é resultado da análise de oportunidade em função da posição logística da usina, o que facilita o recebimento de insumos e a distribuição do produto para os grandes mercados. “Há dois anos, a Petrobras entrou na produção de biodiesel por meio desta usina. Crescemos. Com a nova capacidade vamos demandar ainda mais dos mercados agrícolas regionais”, comenta George Luis Mendes, gerente da usina, que é a primeira das três unidades próprias de produção de biodiesel da Petrobras Biocombustível e acumula a produção de 81,3 milhões de litros.
 
 
O diretor de Suprimento Agrícola, Janio Rosa, destaca os resultados de produção de oleaginosas pela agricultura familiar no Estado da Bahia. “Contamos hoje com 26 mil agricultores familiares contratados para o plantio de mamona e girassol em uma área de 95 mil hectares. Nossa expectativa é ampliar a participação da produção regional no nosso programa de suprimento agrícola. Para isso, estamos ao longo dos últimos dois anos desenvolvendo ações voltadas para a estruturação da cadeia de produção de oleaginosas nas regiões onde atuamos”, informa o diretor.
 
 
Para o presidente da Petrobras Biocombutível, Miguel Rossetto, a resposta do estado na produção de oleaginosas reflete os resultados do programa desenvolvido junto à agricultura familiar que garante aos produtores contratados sementes certificadas e assistência técnica agrícola, além de firmar contratos, com prazo de cinco anos, que asseguram a compra da produção e preço mínimo. “Atuamos na diversificação de culturas, considerando as peculiaridades regionais, com respeito às experiências dos agricultores familiares e transferência de tecnologia e conhecimento”, completa Rossetto.
 
 
Tecnologia agrícola - A Petrobras Biocombustível também vem constituindo redes de pesquisa e investe em tecnologia para aumentar a produtividade por hectare e a produção de oleaginosas. Com este foco, mantém convênio com a Embrapa e está estruturando projetos de pesquisa junto a institutos estaduais e universidades para gerar tecnologias para o cultivo da mamona e do girassol, entre outras oleaginosas, pela agricultura familiar. Para a mamona, que é uma cultura cujo manejo é conhecido da agricultura familiar, o objetivo das pesquisas é aumentar a produtividade. Para o girassol, o foco é a adaptação ao semiárido.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19