Valor Econômico
A seca no Uruguai e no sul do território brasileiro está levando o governo do presidente Tabaré Vázquez a adotar medidas para tentar prevenir problemas com o abastecimento de eletricidade. As autoridades iniciaram nesta segunda-feira (14/03) uma campanha para estimular a economia de energia nas residências e instituiu medidas obrigatórias para as empresas estatais.
Segundo o titular do Ministério de Indústria e Energia, Jorge Lepra, o objetivo é conseguir uma economia "entre 5% e 8%. E, se todos colaborarem, chegar a aumentar essa porcentagem para de 8% a 10%".
"Necessitamos que todos os uruguaios se compenetrem e que façamos o máximo esforço possível para economizar energia daqui para a frente, porque o panorama é complicado", disse o ministro Lepra.
Nas repartições e órgãos públicos, o plano prevê o encerramento do expediente às 18h. Além disso, será diminuída ao mínimo necessário a iluminação de escritórios. Também serão apagadas luzes que iluminam fachadas e placas e limitado o uso de ar condicionado e elevadores. O governo também divulgará uma cartilha com dicas de economia para a população.
Fale Conosco
22