Lobão

Uruguai planeja construir térmica a carvão no RS

Agência Estado
18/07/2008 18:05
Visualizações: 176 (0) (0) (0) (0)

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou hoje que o governo uruguaio negocia a construção de uma térmica a carvão no Rio Grande do Sul, próxima ao complexo de Candiota. O projeto, com 350 megawatts (MW) de potência, seria destinado quase totalmente para venda de energia ao mercado uruguaio. Segundo o Lobão, o empreendimento está em fase inicial de avaliação, mas já tem o aval do governo brasileiro, em nome da "amizade" brasileira com o Uruguai.

 

O ministro antecipou possíveis críticas quanto aos impactos ambientais de uma usina a carvão dizendo que hoje há tecnologias que reduzem as emissões de poluentes e que o transporte do carvão até o Uruguai poluiria ainda mais. "Ficaria um rastro de poeira no trajeto dos caminhões. O transporte de carvão é muito poluente", afirmou o ministro, em entrevista na sede do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), no Rio. Presente ao encontro, o ministro de energia e Minas do Uruguai, Daniel Martinez, disse que seu país está disposto a gastar 40% a mais em tecnologias modernas e menos poluentes no projeto. O Uruguai importa atualmente 72 megawatts médios do Brasil e planeja a ampliação da capacidade de importação em mais 500 megawatts, com a construção de uma linha de transmissão e estação uma conversora perto de Candiota. Martínez disse que a linha será construída mesmo sem a térmica.

 


O país enfrenta hoje problemas no suprimento de energia, por conta da baixa vazão da Bacia do Rio Negro, que tem capacidade para gerar 500 MW. Além disso, a maior hidrelétrica do país, Salto Grande, com 1,98 mil MW, não tem reservatório e também está com vazão baixa. Lobão e Martínez assinaram ontem um convênio alterando os termos da exportação de energia brasileira para o Uruguai. A partir de agora, o país vizinho não mais pagará em dinheiro pela energia, mas se compromete a devolver em eletricidade os volumes importados. O Brasil, por outro lado, deixa de fornecer energia térmica, mais cara, e passa a fornecer energia hidráulica. O modelo é semelhante ao adotado com a Argentina.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Leilão
PPSA publica edital para comercializar 78,5 milhões de ...
16/05/25
IBP
Investimentos em projetos de gás dependem de segurança f...
16/05/25
Etanol
Fenasucro & Agrocana lança 31ª edição com destaque para ...
15/05/25
Mato Grosso do Sul
Gás Natural: ANP firma acordo com reguladora do Mato Gro...
15/05/25
Energia Elétrica
CCEE liquidou R$ 4,00 bilhões no fechamento das operaçõe...
15/05/25
Gás Natural
ANP aprova revisão das especificações e controles de qua...
15/05/25
Meio Ambiente
SLB destina cerca de 2 mil toneladas de resíduos para re...
15/05/25
IBP
Políticas públicas bem estruturadas são essenciais para ...
15/05/25
IBP
Gás natural é essencial para garantir segurança energéti...
14/05/25
Apoio Marítimo
Svitzer celebra 10 anos de operação no Brasil com expans...
14/05/25
Pesquisa
ANP convida postos de combustíveis a participarem de pes...
14/05/25
Energia Solar
Parceria entre BYD e JV Gera + Raizen instala nove usina...
14/05/25
Evento
Data centers, energia e sustentabilidade estão no centro...
14/05/25
Sustentabilidade
Repsol Sinopec lança Plano de Sustentabilidade para 2025
14/05/25
Gás Natural
Comgás realiza chamada pública para aquisição de gás natural
14/05/25
Bahia Oil & Gas Energy 2025
BOGE25 terá oportunidades de negócios para empresas do s...
13/05/25
Bioenergia
Acordos com a China mostram força do modelo brasileiro d...
13/05/25
Evento
Sebrae promove rodada de negócios na feira NT2E
13/05/25
Petrobras
Campos de Búzios e Atapu receberam quase o total dos US$...
13/05/25
Espírito Santo
ES Gás injeta biometano na rede e inaugura fase de desca...
13/05/25
Petrobras
Conselho de Administração da Petrobras aprova pagamento ...
13/05/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22