Energia Eólica

Universidade investe em energia eólica

Além de enriquecer aulas de estudantes de engenharia, gerador economiza 3% da conta de luz.

Assessoria Segs
26/02/2016 14:15
Universidade investe em energia eólica Imagem: Cortesia Vestas Visualizações: 1325 (0) (0) (0) (0)

A energia eólica ainda é pouco utilizada no mundo, apesar de ser uma das menos poluentes. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o potencial mundial eólico - energia que pode ser gerada pelo vento - é de 53 bilhões de MWh (Megawatts hora), o equivalente a quatro vezes o consumo de energia total no globo. Porém, o potencial por equipamentos instalados no mundo é de apenas 31 mil MWh – o que não daria para abastecer sequer o Estado de São Paulo (125 milhões de MWh segundo o Sistema Estadual de Análise de Dados, de 2012).

No Brasil, os números têm melhorado nos últimos anos: em 2015, o país aumentou em 46% sua capacidade já instalada da energia alternativa. E o Plano Anual da Operação Elétrica (PEL), criado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), prevê aumentos significativos entre 2016 e 2018, por meio de investimento em parques eólicos de todo o país. No Paraná, a Universidade Positivo (UP) está investindo em diferentes formas de geração de energia sustentável e acaba de instalar um gerador eólico no câmpus Ecoville, em Curitiba. A iniciativa faz parte do programa Micro Grid UP, que também contempla investimentos em geração de energia solar, hidroelétrica e de biogás.

De acordo com o professor do curso de Engenharia de Energia da UP e responsável pelo projeto, Júlio Omori, o sistema tem monitoramento de consumo e geração de energia em tempo real, sendo facilmente aplicado nas aulas práticas do curso. Ele salienta ainda que o equipamento vai auxiliar na redução da conta de luz, pois é capaz de suprir 3% do consumo total de energia do câmpus. Além da economia, o professor cita outros benefícios: “o gerador pode funcionar como laboratório prático para desenvolvimento de projetos de iniciação científica, ser explorado como trabalho final de curso e servir de apoio às disciplinas dos cursos de graduação e de pós graduação das Engenharias”.

O diretor do Núcleo de Ciências Exatas e Tecnológicas da UP, Luciano Carstens, salienta que o local exato de instalação do equipamento, o Colégio Positivo Internacional, já tem um histórico de sustentabilidade, sendo contemplado pelo selo LEED para Escolas, que certifica ambientes escolares que reduzem custos com projetos sustentáveis de operação e manutenção do edifício, possibilitando a criação de práticas de educação ambiental dentro do próprio ambiente escolar. “O local foi justamente escolhido para somar com essa cultura já existente de sustentabilidade”, diz.

Sobre a Universidade Positivo

A Universidade Positivo (UP) concentra, na Educação Superior, a experiência educacional de mais de quatro décadas do Grupo Positivo. A instituição teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro Universitário Positivo (UnicenP). Em 2008, foi autorizada pelo Ministério da Educação a ser transformada em Universidade. Atualmente, oferece 54 cursos de Graduação (30 cursos de Bacharelado e Licenciatura e 24 Cursos Superiores de Tecnologia), três programas de Doutorado, quatro programas de Mestrado, centenas de programas de Especialização e MBA e dezenas de programas de Extensão. Em Curitiba, a UP conta com três campus: Ecoville, que ocupa uma área de 424,8 mil metros quadrados, Praça Osório, no centro da cidade, e Mercês - Catarina Labouré, este último dedicado ao curso de Enfermagem. Lançou, em 2013, seu programa de Educação à Distância, com dezenas de polos em todo o país. Segundo as avaliações do Ministério da Educação, é considerada uma das dez melhores universidades privadas do Brasil.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Biometano
Necta Gás Natural promove evento sobre as vantagens do b...
05/09/25
Combustíveis
IBP celebra avanço legislativo na tipificação de crimes ...
05/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Rio Pipeline & Logistics 2025 começa na próxima semana
05/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Grupo Omni Helicopters International leva drones de alta...
04/09/25
IBP
Devedor Contumaz: Aprovação no Senado representa avanço ...
04/09/25
Etanol
Nordeste mostra protagonismo em inovação tecnológica na ...
04/09/25
Reconhecimento
Supergasbras conquista Selo Ouro no Programa Brasileiro ...
03/09/25
Minas Gerais
Com investimento de R$ 314 milhões, centro pioneiro em p...
03/09/25
Copel
Presidente da EPE apresenta visão de futuro do setor elé...
03/09/25
Firjan
Indústria brasileira acumula quatro meses sem cresciment...
03/09/25
Firjan
Junto com a CNI, Firjan inicia missão empresarial nos EU...
03/09/25
Seminário
PPSA destaca potencial de upsides nas áreas que serão le...
02/09/25
Apoio Offshore
Posidonia incorpora PSV Posidonia Lion, sua primeira emb...
02/09/25
Brasil
ETANOL/CEPEA: Menor oferta sustenta preços em agosto pel...
02/09/25
Meio Ambiente
Brasol reduz emissões de GEEs em 72% e atinge marca de 7...
01/09/25
Combustível
Etanol anidro e hidratado registram alta na última seman...
01/09/25
Reconhecimento
Pesquisadora do Mackenzie conquista Prêmio Inventor Petr...
29/08/25
Combustíveis
IBP e FIESP debatem descarbonização da indústria rumo à ...
29/08/25
Etanol
Asprovac, afiliada da ORPLANA, passa a ter representação...
29/08/25
Royalties
Valores referentes à produção de junho para contratos de...
29/08/25
Gás Natural
BRAVA anuncia novo modal para venda de gás na Bahia
28/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23