Veículos elétricos

Unicamp e CPFL estabelecem acordo para veículo elétrico

Assessoria Unicamp
17/12/2015 18:22
Unicamp e CPFL estabelecem acordo para veículo elétrico Imagem: Divulgação Visualizações: 162

A Unicamp estabeleceu um acordo com a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) para testar, como uma plataforma de ensino e pesquisa, as funcionalidades e eficácia de um veículo elétrico, que foi cedido pela empresa à Universidade. A parceria, que contempla a pesquisa e cooperação técnica e financeira, está diretamente relacionada ao conceito de laboratórios vivos (living lab), em que o veículo representa uma espécie de ecossistema de inovação aberto voltado à sustentabilidade.

O acordo foi assinado na manhã desta quinta-feira (18) pelo coordenador geral da Unicamp, Alvaro Penteado Crósta, e pelo vice-presidente de planejamento e gestão empresarial da CPFL, Wagner Luis de Freitas. Durante a cerimônia, a CPFL entregou o veículo, um Renault Fluence, à Universidade. A parceria prevê um eletroposto público, no bolsão de estacionamento da Central de Informações, para carregamento rápido da bateria do automóvel.

“É uma satisfação celebrar este acordo, sobretudo porque ele extrapola bastante a simples utilização do veículo elétrico. Trata-se de uma parceria que se insere no conceito de laboratórios vivos de pesquisa, em que ações operacionais se integram com atividades de ensino e pesquisa”, explicou o coordenador geral, Alvaro Crósta. Na oportunidade, ele representou o reitor José Tadeu Jorge.

O vice-presidente de planejamento e gestão empresarial da CPFL, Wagner Luis de Freitas, afirmou que a celebração do acordo é um marco. Wagner de Freitas ressaltou que as fontes alternativas de energia, como o carro elétrico, são o “supernegócio” para os próximos 40 anos.

“Como um grande player no setor de energia do Brasil, a preocupação da CPFL é fazer com que a mobilidade elétrica seja incentivada de modo a substituir os combustíveis fósseis, gerando menor emissão de poluentes e mais conforto aos usuários. Para isso nós temos um grande projeto de mobilidade elétrica e contamos com a Unicamp como nossa parceria, a melhor universidade do Brasil. Agradeço a direção da Universidade, os professores, alunos, funcionários e pesquisadores que estão colaborando com a CPFL”, acrescentou.

A celebração do acordo contou com a presença das pró-reitoras de Pesquisa, Gláucia Maria Pastore; de Desenvolvimento Universitário, Teresa Dib Zambon Atvars; do pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, João Frederico da Costa Azevedo Meyer; do assessor da Coordenadoria Geral da Universidade e especialista em transportes, Orlando Fontes Lima Júnior; do vice-reitor executivo de administração da Unicamp, Oswaldo da Rocha Grassiotto; e do diretor de estratégia e inovação da CPFL, Rafael Lazzaretti. Também prestigiaram, docentes, pesquisadores e funcionários das duas instituições.

A Unicamp é a maior parceira da CPFL desde 2001, conforme o diretor de estratégia e inovação, Rafael Lazzareti. Ele fez uma apresentação dos acordos em andamento entre as duas instituições, ressaltando, além do projeto dos veículos elétricos, os relacionados à geração de energia solar fotovoltaica, a produção de eletricidade a partir do biogás de vinhaça e a instalação de uma matriz de reuso e descarte limpo na CPFL.

Rede Internacional de Campus Sustentáveis

O coordenador geral da Unicamp, Alvaro Crósta, agradeceu a CPFL pelas parcerias, acrescentando que a Universidade avançou muito em 2015 no contexto da sustentabilidade. Crósta disse que em abril desde ano a Unicamp aderiu à Rede Internacional de Campus Sustentáveis (International Sustainable Campus Network- ISCN), criada pelo Fórum Global de Líderes Acadêmicos, que reúne as mais importantes universidades mundiais num esforço para avançar ações de sustentabilidade.

“Ao fazer isso, a Universidade se comprometeu com três princípios da carta desta rede: demonstrar respeito à natureza e à sociedade, fazendo com que questões relacionadas à sustentabilidade tornem-se parte integral do planejamento, construção, renovação e operação de edifícios no campus; definir metas e o desenvolvimento do plano diretor, incluindo questões tanto ambientais como sociais; e estabelecer que, para aliar a missão da universidade com o desenvolvimento sustentável, o ensino e a pesquisa devam ter as instalações físicas integradas ao conceito de ‘laboratórios vivos’ voltados à sustentabilidade”, explicou.

Ainda de acordo com ele, em setembro último, foi o criado o Sistema Gestor Universidade Sustentável e o seu órgão operacional, o Grupo Gestor. “Este sistema tem suas câmaras técnicas na área de gestão de energia, gestão de recursos hídricos, gestão de fauna e flora, ambiente urbano, gestão de resíduos, qualidade do ar e educação ambiental. Nós estamos, neste momento, no processo de implantação destas câmaras.”

A CPFL Energia, maior grupo privado do setor elétrico brasileiro, amplia a sua parceria com a Unicamp para estimular o uso dos veículos elétricos no Brasil. A universidade, uma das entidades executoras dos estudos do Programa de Mobilidade Elétrica da CPFL, irá receber um carro elétrico para uso pela Reitoria da instituição e também será o local da instalação de um novo eletroposto público do projeto.

A nova parceria prevê que a CPFL Energia irá conceder à Unicamp a versão elétrica do Fluence, da Renault. Como contrapartida, a universidade irá compartilhar com a companhia os dados de uso do veículo, irá ceder um local para a instalação de um novo eletroposto público e fará uma contribuição financeira como subvenção para ajudar à financiar o projeto, que é uma iniciativa subsidiada pelo Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O local escolhido para abrigar o novo eletroposto foi uma das vagas do bolsão de estacionamento do Centro de Informações. Será instalado um ponto de carregamento rápido, que reabastece 80% da bateria do veículo em 30 minutos. A BYD assumirá o custo com o consumo de energia elétrica durante as recargas dos veículos, proporcionando abastecimento gratuito até que o tema seja regulamentado pela Aneel. As despesas com a aquisição e a instalação do equipamento ficarão a cargo da CPFL. O investimento no eletroposto é estimado em R$ 55 mil.

Além de ampliar a infraestrutura de recarga, o novo eletroposto testará uma nova configuração de alimentação de energia elétrica. Este será o primeiro equipamento a receber uma estrutura dedicada ligada diretamente à rede de média tensão. O objetivo é testar alternativas de conexão dos pontos de carregamento à rede, para identificar o melhor modelo para não sobrecarregar o sistema de distribuição.

Atualmente, o Programa de Mobilidade Elétrica da CPFL possui sete eletropostos em operação, todos ligados à rede de baixa tensão. Para conectar o novo equipamento à média tensão, será instalado um poste com um transformador dedicado para fornecer energia ao eletroposto e, consequentemente, para recarregar os veículos elétricos.

“A média tensão tem maior capacidade de transmitir energia, reduzindo o risco de sobrecarregar o sistema e mitigando o impacto no perfil de tensão, situação que foi mapeada durante a primeira fase do projeto”, diz o diretor de Estratégia e Inovação da CPFL Energia, Rafael Lazzaretti.

Simulações computacionais realizadas pela CPFL indicam que um dos impactos da conexão dos eletropostos na baixa tensão é o risco de sobrecarregar o sistema de distribuição, considerando o consumo simultâneo de energia pelos veículos elétricos e pelos clientes residenciais e comerciais, sobretudo durante o horário de ponta. Tal situação pode reduzir o nível de tensão da rede, piorando a qualidade do serviço.

“Foi justamente pensando em preservar a qualidade do serviço de fornecimento de energia que resolvemos estudar a conexão na rede de média tensão, cuja tensão é de 11,9 mil volts (54 vezes superior na comparação com os 220V da rede de baixa tensão)”, afirma Lazzaretti. No futuro, a CPFL planeja desenvolver ação orientadora junto aos proprietários dos veículos elétricos para estimular o carregamento fora do horário de ponta, de modo a reduzir o risco de sobrecarga do sistema elétrico.

A expectativa da companhia é iniciar a instalação do novo eletroposto público em 30 dias, colocando o equipamento em operação até fevereiro de 2016. Além disso, a empresa irá também instalar um ponto de carregamento privado de carga lenta para uso exclusivo da Reitoria da Unicamp. O Programa de Mobilidade Elétrica do Grupo possui sete eletropostos em operação, dos quais quatro privados e três semi-públicos. Um deles foi instalado no Posto Graal 67, na Rodovia Anhanguera, na altura de Jundiaí.

Estudos sobre a mobilidade elétrica

Além do veículo elétrico e do eletroposto, a Unicamp vem desenvolvendo uma série de estudos sobre mobilidade elétrica no âmbito do Programa da CPFL. A Faculdade de Engenharia Elétrica é responsável pela análise dos impactos da tecnologia na rede elétrica. Já a Faculdade de Engenharia Mecânica estuda os impactos para o meio ambiente, avaliando o ciclo de vida dos veículos e dos equipamentos.

O Departamento de Política Científica e Tecnológica da Unicamp, por sua vez, está produzindo um estudo sobre a cadeia de valor automotiva brasileira para os carros elétricos. “Ter a Unicamp, universidade de referência internacional, como parceria é fundamental para o sucesso deste projeto, pelo conhecimento e pela credibilidade que a instituição agrega aos nossos estudos”, afirma Lazzaretti.

P&D em mobilidade elétrica

A nova parceria com a Unicamp faz parte do Programa de Mobilidade Elétrica da CPFL Energia, um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) que estuda os impactos da utilização dos veículos elétricos financiado com recursos do programa de P&D da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A pesquisa, iniciada em 2013, receberá até R$ 21,2 milhões em investimentos até 2018, ano de sua conclusão.

Atualmente, o projeto encontra-se na sua segunda fase. A expectativa nesta etapa é ampliar a frota de veículos elétricos objetos de estudo de seis para até 27 carros e aumentar o número de eletropostos em operação de quatro para até 25, entre públicos, privados e semi-públicos – hoje, são sete eletropostos em funcionamento. Os pontos de recarregamento serão colocados em locais como shoppings centers, postos de serviços e na prefeitura.

Entre os temas que estão sendo estudados estão o impacto na rede elétrica e no planejamento da expansão do sistema, uso dos veículos elétricos como fonte de geração distribuída, os aprimoramentos regulatórios e legais, o ciclo de vida e reaproveitamento das baterias, estudo de tarifas e cobrança, a proposição de um modelo de negócios para a mobilidade elétrica no Brasil, além de outras questões relacionadas.

Na primeira fase da pesquisa, foi possível concluir que os veículos elétricos são uma excelente opção para as pessoas que buscam economia. Os dados levantados pelo projeto mostram que o valor do quilômetro rodado de um automóvel a combustão é de aproximadamente R$ 0,28, ao passo que esse custo no veículo elétrico é de R$ 0,10, ou seja, quase um terço dos gastos com carro convencional.

Outra conclusão da primeira fase é de que a expansão dos veículos elétrica teria impacto pequeno na demanda por energia. As projeções iniciais da CPFL Energia apontam que o uso desta tecnologia ampliaria o consumo de energia entre 0,6% e 1,7% no Sistema Interligado Nacional (SIN) em 2030, quando as previsões indicam que a frota de carros elétricos pode alcançar entre 5 milhões e 13,3 milhões de unidades.

O projeto conta, atualmente, com a parceria institucional do CPqD, da Unicamp, da Daimon, da portuguesa CEiiA, da Renault, da Natura, da 3M, da Rede Graal, da CCR, da ABB, da Prefeitura de Campinas e da BYD.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13