Etanol

Unica reforçará potencial dos derivados da cana para o desenvolvimento sustentável

Setor sucroenergético se destaca como um dos principais protagonistas do plano assumido pelo Brasil na COP21.

Redação/Assessoria Unica
23/08/2016 14:02
Visualizações: 92

A indústria canavieira nacional tem um peso importante nas ambiciosas metas estabelecidas pelo governo brasileiro durante a Conferência do Clima (COP21), realizada em dezembro de 2015, em Paris. O esforço para que o País consiga reduzir as suas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) em 43% até 2030 (em comparação com os níveis de 2005) prevê a participação de 18% de biocombustíveis sustentáveis, incluindo o etanol carburante e outros produtos derivados dos canaviais, além de um aumento de pouco mais de 10% para 23% das fontes renováveis — eólica, solar e biomassa — na geração de energia elétrica.

O potencial da cana como fonte de energia limpa será reforçado pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) durante a 24ª edição da Fenasucro & Agrocana, um dos maiores eventos da cadeia sucroenergética mundial, que acontecerá entre os dias 23 e 26 de agosto, em Sertãozinho (SP). No segundo dia da feira (24/8), a entidade realizará, em parceria com o Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis (CEISE Br), o VI Seminário CEISE Br/UNICA sobre Bioeletricidade, encontro dedicado ao atual cenário e perspectivas do mercado de cogeração de energia a partir do bagaço e da palha de cana.

A presidente da UNICA, Elizabeth Farina (foto), participará da abertura do Seminário, quando serão discutidas as tendências de oferta e demanda do setor elétrico brasileiro, a competitividade da biomassa nos leilões de energia e os avanços da tecnologia para cogeração. “Hoje, o setor tem um papel fundamental no fornecimento de eletricidade pelas fontes de energias renováveis e sustentáveis, além de apresentar uma grande vantagem: ter como característica principal a produção previsível ao longo da safra, justamente no período hidrológico seco e crítico para o setor elétrico, contribuindo para garantir a segurança na gestão de um Sistema Interligado cada vez mais diversificado”, destaca a presidente da UNICA.

Em 2015, a biomassa da cana respondeu por pouco mais de 4% do consumo nacional de energia elétrica. Entretanto, segundo dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), se o potencial técnico desta fonte for plenamente aproveitado, ela tem capacidade de representar 24% do consumo nacional na rede até 2024.

O Seminário CEISE Br/UNICA terá mediação do gerente de Bioeletricidade da UNICA, Zilmar Souza, e contará com a participação de importantes nomes do setor energético, como secretário de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia (MME), Márcio Félix Carvalho Bezerra; o secretário de Energia e Mineração do Estado de São Paulo, João Carlos Meirelles; o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim; o presidente-executivo da Associação da Indústria de Cogeração de Energia (COGEN), Newton Duarte; o presidente-executivo da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia Elétrica (ABRACEEL), Reginaldo Almeida de Medeiros; entre outros.

Etanol

O etanol também aparecerá com destaque na Fenasucro & Agrocana 2016 por meio da Fórmula Inter, uma modalidade inovadora do automobilismo nacional que irá expor seus modelos de carro de corrida na feira sucroenergética. O diferencial desta nova categoria, lançada recentemente e voltada a pilotos amadores, fica por conta de um moderno conceito de associar alta performance com sustentabilidade: são veículos que atingem 250 km/h movidos a etanol, combustível renovável que em comparação com a gasolina oferece mais potência no motor com até 90% menos emissão de gases de efeito estufa.

“Conseguir aliar performance com sustentabilidade é uma das grandes vantagens competitivas do etanol brasileiro, reconhecido internacionalmente como o mais eficiente e sustentável do mundo, mas que ainda precisa ter suas externalidades positivas mais valorizadas no mercado interno”, ressalta Farina.

AGENDAS

24ª FENASUCRO & AGROCANA

Data: 23 a 26 de agosto

Horário de exposição: das 13h às 20h

Horário de eventos de conteúdo: das 8h às 18h

Local: Centro de Eventos Zanini (Marginal João Olézio Marques, 3.563, Sertãozinho - São Paulo)

Mais informações: www.fenasucro.com.br

VI Seminário CEISE Br/UNICA sobre Bioeletricidade

Data: 24 de agosto de 2016

Local: Centro de Eventos Zanini (Marginal João Olézio Marques, 3.563, Sertãozinho - São Paulo)

Horário: a partir das 9h00

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19