Biocombustíveis

Unica apoia iniciativa da GraalBio para etanol de segunda geração

Valor Online
18/10/2011 09:43
Visualizações: 1125
A União da Indústria da Cana-de-açúcar (Unica) está confiante que a produção de etanol de segunda geração poderá complementar a oferta do combustível no Brasil. Na quinta-feira passada, o grupo químico italiano Mossi & Guisolfi (M&G) anunciou a tecnologia Proesa, desenvolvida por sua subsidiária Chemtex,  que produz o biocombustível a partir da biomassa, com custos competitivos.

No Brasil, essa tecnologia será colocada em prática pela GraalBio, do grupo Graal. Na semana passada, os dois grupos assinaram um protocolo de intenções para que a companhia nacional passe a produzir o etanol de segunda geração no Brasil em escala industrial a partir de 2013.

Ao Valor, Antonio de Padua Rodrigues, diretor-técnico da Unica, afirmou que a produção de etanol de segunda geração poderá complementar a oferta convencional do etanol. “Hoje a produção de etanol por hectare está em 7 mil litros. Os projetos de segunda geração podem chegar a 12 mil por hectare”, disse.

Segundo Rodrigues, as usinas sucroalcooleiras convencionais podem melhorar a eficiência industrial e as novas variedades de cana podem ser mais produtivas. No entanto, a segunda geração do combustível pode trazer ganhos ao país.

O Brasil perdeu a liderança na produção de álcool para os Estados Unidos. Há vários projetos nos EUA para a produção de etanol de segunda geração, mas nenhum ainda em escala comercial.

O grupo italiano M&G, um dos maiores produtores de PET do mundo, também está pesquisando tecnologia para a produção de PET renovável.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Parceria
MME promove nova rodada de debate sobre a Estratégia Nac...
09/06/26
Etanol
Preço do hidratado cai pela 2ª semana consecutiva
09/06/26
BOGE 2026
Smart Control ganha destaque na Bahia Oil & Gas Energy 2...
08/06/26
Investimentos
Mar aberto para o crescimento: investimentos impulsionam...
08/06/26
Transmissão
ENGIE lidera projeto de tecnologia inédito e investe R$ ...
08/06/26
Aviação
O Brasil pode se tornar uma potência em SAF
08/06/26
Etanol
Mercado de etanol encerra a primeira semana de junho pre...
08/06/26
BRANDED CONTENT
Complexo de Energias Boaventura impulsiona o futuro ener...
05/06/26
PPSA
CNOOC e Petrochina arrematam cargas de Atapu e de Bacalh...
05/06/26
Descomissionamento
Ecovix e Gerdau finalizam desmontagem da plataforma P-32...
04/06/26
Biometano
Gás Verde e Knauf fecham parceria para fornecimento de b...
04/06/26
BOGE 2026
Mayekawa do Brasil presente na Bahia Oil & Gas Energy
03/06/26
Meio Ambiente
TIM amplia geração própria de energia renovável e usa in...
03/06/26
Investimento
Projeto de coleta de óleos e gorduras residuais irá rece...
03/06/26
BOGE 2026
WIKA apresenta soluções para medição e controle de proce...
03/06/26
Etanol
Brasil pode mais que dobrar produção de etanol até 2040 ...
03/06/26
GLP
Posicionamento do Sindigás sobre reunião da Diretoria Co...
03/06/26
Combustíveis
Petrobras aprova adesão à nova subvenção econômica e pre...
03/06/26
Resultado
Com 5,640 milhões de barris de óleo equivalente por dia ...
02/06/26
BOGE 2026
Bahia Oil & Gas Energy encerra edição histórica e projet...
02/06/26
Bolsa de Valores
Com mercado volátil, ações de petróleo, combustíveis e g...
02/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25