Inovação

Um novo ambiente da inovação no Sul do País

Global Tecnopuc será inaugurado no dia 1º de outubro

ASCOM PUCRS
28/09/2015 17:57
Um novo ambiente da inovação no Sul do País Imagem: Camila Cunha/ASCOM PUCRS) Visualizações: 1364

 

Com quatro mil m² destinados a compartilhamento, coworking e inovação aberta, será inaugurado, na próxima quinta-feira, 1º de outubro, o mais novo prédio do Tecnopuc, o Parque Científico e Tecnológico da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Diferentemente dos outros prédios do parque, o Global Tecnopuc não será ocupado fixamente por empresas, mas receberá projetos temporários desenvolvidos em parceria por diversos atores da inovação presentes no local: empresários de players mundiais, professores e alunos. A construção do moderno edifício, orçado em R$ 17 milhões, contou com recursos da Finep, PUCRS e HP.

O Global Tecnopuc é composto por duas torres de quatro andares cada, interligadas por uma barra de 300 m². No local, será instalado o coworking, um conceito de trabalho no qual são compartilhados espaços e recursos de escritório entre profissionais de diferentes organizações. O conceito do prédio, todo envidraçado, baseia-se em quatro dimensões: criatividade, internacionalização, networking e convivência. A ideia é que o local conecte ideias e ações inovadoras, integrando em rede iniciativas para diferentes públicos. Para isso, além do Laboratório de Criatividade HP-PUCRS, os usuários do Global Tecnopuc contarão com infraestrutura de salas de aula, áreas de convivência internas e externas, e um auditório com capacidade para 120 pessoas.

Tecnopuc
Criado há 12 anos, o Tecnopuc é um dos parques tecnológicos mais bem-sucedidos do País. O complexo recebeu duas vezes (2004 e 2009) o Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador, promovido pela Anprotec e pelo Sebrae, na categoria Melhor Parque Tecnológico. 

Por meio de uma ação simultânea entre academia, instituições privadas e governo, o Tecnopuc estimula ações voltadas para pesquisa e desenvolvimento (P&D). Atualmente, mais de 100 empresas nacionais e internacionais de tecnologia da informação e comunicação, biotecnologia, ciências da saúde, energia e meio ambiente ocupam os dois pólos do parque, situados em Porto Alegre (RS) e Viamão (RS).

O complexo emprega atualmente 6.500 pessoas, em postos de trabalho de alto valor tecnológico. O parque reúne ainda startups e incubadoras. A maior incubadora, a Raiar, abriga empresas nascentes de base tecnológica e de inovação, que recebem assessoria e apoio em infraestrutura para que transformem ideias em negócios. A primeira impressora 3D brasileira, por exemplo, foi desenvolvida por uma empresa incubada da Raiar.

O Tecnopuc integra a InovaPUCRS - Rede de Inovação e Empreendedorismo da PUCRS. Em 2007, a InovaPUCRS foi contemplada com o Prêmio Finep (etapa Sul) na categoria Instituição de Ciência e Tecnologia. Em 2012, foi a vez da empresa Toth, instalada no parque, vencer a etapa regional do Prêmio, na categoria Pequena Empresa.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Posicionamento IBP
Importação de biodiesel
16/01/26
Bacia de Campos
Brava Energia anuncia aquisição de 50% de participação n...
16/01/26
Biocombustíveis
Com R$ 6,4 bi em 2025, BNDES faz aprovação recorde de cr...
16/01/26
Créditos de Carbono
Edital ProFloresta+ supera expectativas e recebe 16 prop...
16/01/26
iBEM26
Inteligência Artificial faz aumentar demanda por energia...
16/01/26
Resultado
Em 2025 a Petrobras produziu 2,40 milhões de barris de ó...
16/01/26
Pré-Sal
Equinor arremata primeira carga de petróleo da União do ...
15/01/26
REFAP
Produção de gasolina e diesel S-10 tem recorde de produç...
15/01/26
Internacional
Petrobras amplia presença no mercado internacional com v...
15/01/26
Resultado
Ministério de Portos e Aeroportos realizou 21 leilões em...
14/01/26
Combustíveis
Diesel Podium e Diesel Verana são os novos combustíveis ...
14/01/26
Pré-Sal
Campo de Tupi/Iracema volta a atingir produção de 1 milh...
13/01/26
Gás Natural
Tarifas da Naturgy terão redução em fevereiro
13/01/26
Fertilizantes
FAFENs Bahia e Sergipe entram em operação
13/01/26
Pré-Sal
Cinco empresas estão habilitadas para disputar leilão de...
13/01/26
Inteligência Artificial
PRIO usa tecnologia para acelerar a produção audiovisual...
13/01/26
Posicionamento IBP
Sanção do PLP 125/22 fortalece o mercado legal de combus...
13/01/26
Resultado
Portos do Sudeste movimentam 635 milhões de toneladas at...
12/01/26
Negócio
Vallourec conquista contrato expressivo com a Shell no B...
12/01/26
Brasil e Venezuela
Petróleo venezuelano vira peça-chave da disputa geopolít...
12/01/26
Combustíveis
Etanol mantém trajetória de alta no início de 2026, apon...
12/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.