Engenharia

UFSCar inaugura mestrado em Engenharia Mecânica

Redação/Assessoria Fapesp
18/01/2019 15:20
Visualizações: 1444

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) inicia em 2019 as atividades de um novo programa de pós-graduação. Trata-se do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPGEMec), que começa com o curso de mestrado acadêmico. As inscrições para o processo seletivo estarão abertas até 28 de janeiro de 2019.

São oferecidas 15 vagas, com início das aulas no primeiro semestre de 2019. Segundo a UFSCar, o PPGEMec nasceu de uma parceria entre docentes dos departamentos de Engenharia Mecânica (DEMec) e Engenharia de Materiais.

O programa tem como área de concentração “Materiais e processos de fabricação” e conta com duas linhas de pesquisa: “Conformação mecânica” e “Engenharia de superfícies”.

As pesquisas desenvolvidas deverão contribuir para a compreensão dos efeitos dos processos de fabricação nas propriedades finais da peça, diretamente ligadas à sua durabilidade e à sua eficiência durante o uso.

O processo seletivo consiste na realização de duas etapas. A primeira terá prova escrita, de caráter eliminatório e classificatório, composta de 10 questões dissertativas. Já na segunda etapa haverá avaliação curricular, de caráter classificatório. A avaliação curricular será realizada a partir da produção científica e da experiência do candidato, de acordo com os seguintes critérios: publicações, experiência profissional e acadêmica.

As inscrições devem ser feitas na secretaria do PPGEMec-UFSCar, no DEMec (rod. Washington Luís, km 235, São Carlos, SP), das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17 horas. Durante a inscrição deverão ser apresentados ficha de inscrição preenchida, histórico escolar da graduação, currículo Lattes atualizado, declaração de vínculo ou não vínculo preenchida, cópias autenticadas ou cópias simples do CPF, RG e diploma ou certificado de conclusão de curso de nível superior.

A divulgação dos resultados definitivos será feita no dia 26 de fevereiro, no site da UFSCar.

Mais informações: www.mecanica.ufscar.br/pos-graduacao/edital-de-selecao

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Oferta Permanente
Oferta Permanente: ANP divulga empresas aptas a particip...
26/06/26
Energia Elétrica
Demanda por energia elétrica cai quase 11% nos jogos do ...
26/06/26
FPSO
MODEC e Eld Energy assinam Memorando de Entendimento par...
26/06/26
Biometano
Com apoio da ABiogás e da SEMIL, USP inaugura usina de e...
26/06/26
Rio de Janeiro
PIB do estado do Rio cresce 4,2%, puxado pelo desempenho...
26/06/26
Gás Natural
Naturgy investe R$ 4,7 milhões em infraestrutura de gás ...
26/06/26
GNL
Gás natural: aprovada resolução sobre acesso aos termina...
26/06/26
Fertilizantes
Petrobras assina contratos para retomada das obras da UF...
26/06/26
Acordo
Acelen Renováveis e Trafigura assinam acordo estratégico...
26/06/26
Energy Summit
Energy Summit 2026: arena Diálogos da Transição debate p...
26/06/26
Biometano
CGOB: ANP inicia participação social sobre Informe Técnico
26/06/26
Petrobras
Lubnor, referência em asfaltos e produtos especiais come...
25/06/26
Combustíveis
Painel dinâmico da ANP mostra dados de comercialização d...
25/06/26
Combustíveis
Aumento da mistura de etanol na gasolina fortalece produ...
25/06/26
Energy Summit
Lemon Energia recebe Ouro em Sustentabilidade no Energy ...
25/06/26
Pré-Sal
Campo de Búzios supera próprio recorde e produz 1 milhão...
25/06/26
Energy Summit
ABDI destaca redução no tempo de contratação em compras ...
24/06/26
Energy Summit
Binatural conquista Energy Summit Awards e reforça prota...
24/06/26
Energy Summit
Tauil & Chequer | Mayer Brown reúne representantes da AN...
23/06/26
Internacional
Petrobras e Pemex firmam parceria para cooperação em E&P
23/06/26
Fenasucro
Pela primeira vez, Brasil recebe congresso latino-americ...
23/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.