Parceria Universitária

UFRJ e Petrobras assinam protocolo para cooperação tecnológica

A UFRJ e a Petrobras assinaram, ontem (12/5), durante cerimônia realizada no Salão Nobre da Decania do CCMN, um protocolo de intenções com o objetivo de estabelecer as bases para futura cooperação tecnológica nos estudos da camada pré-sal, de forma a gerar conhecimento para a exploração de

Redação/ Agências
13/05/2010 15:21
Visualizações: 551 (0) (0) (0) (0)

A UFRJ e a Petrobras assinaram, na última quarta-feira (12/5), durante cerimônia realizada no Salão Nobre da Decania do CCMN, um protocolo de intenções com o objetivo de estabelecer as bases para futura cooperação tecnológica nos estudos da camada pré-sal, de forma a gerar conhecimento para a exploração de petróleo armazenado nas rochas carbonáticas.

 

 

 Com a assinatura, as instituições se comprometem a viabilizar a criação do Sistema de Capacitação, Ciência e Tecnologia em Carbonatos (SCTC), que será formado por outras quatro instituições de ensino superior da região sudeste: Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita (Unesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade  Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) e  Universidade Federal Fluminense (UFF).

 

O documento foi assinado pelo reitor Aloisio Teixeira e por Mário Caminatti, gerente executivo de Exploração e Produção da Petrobras. De acordo com o primeiro, as universidades, em especial a UFRJ, vivem um momento excepcional em termos de investimento e lembrou a estreita relação entre a instituição de ensino e a estatal. “Parte dessa excepcionalidade deve-se à Petrobras. Ela tem sido uma parceira para a recuperação das instituições de ensino superior brasileiras. A instalação de unidades da companhia e de outras empresas da área de petróleo e energia permitirá transformar a Cidade Unviersitária no maior centro de pesquisa e desenvolvimento do setor energético, o que será bom para o Rio de Janeiro e para todo o país”, disse Teixeira.

 

Para o professor João Graciano Mendonça, diretor do Instituto de Geociências e representante da coordenação do SCTC pela UFRJ, a rede de cooperação entre as universidades permitirá a elaboração de estudos mais profundos sobre a exploração de petróleo nas Bacias de Santos e de Campos. “A criação do programa sob coordenação das universidades e da Petrobras permitirá aperfeiçoar o modelo de relacionamento iniciado em 2006 com as Redes Temáticas. Dessa forma, o Brasil sairá na frente em estudos sobre rochas carbonáticas”, afimou Mendonça.

 

Segundo Aloisio Teixeira, há alguns anos as universidades competiam entre si para obter recursos. Hoje, com o incentivo da Petrobras, houve uma mudança significativa: “As universidades agora trabalham em rede, ou seja, deixaram de competir e passaram a participar de forma cooperativa”, comentou. Mário Caminatti, representante da Petrobras, destacou a relevância da UFRJ nas pesquisas com foco na área de estudo de modelos geológicos atuais aplicados ao pré-sal, setor que ficará sob coordenação da universidade no SCTC e destacou o fortalecimento das áreas de Ciência e Tecnologia: “A Petrobras tem investido bastante em Ciência e Tecnologia. A assinatura dessa parceria com as universidades é um passo significativo e emblemático para fortalecer as áreas estratégicas para o país”, enfatizou.

 

Redes Temáticas

 

 

O modelo das Redes Temáticas foi criado pela Petrobras em 2006, em parceria com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), voltado para o relacionamento com as universidades e institutos de pesquisas brasileiros. Hoje já existem 50 redes operando em parceria com 80 universidades e instituições de pesquisas de todo o Brasil. Nas redes, as instituições desenvolvem pesquisas em temas estratégicos para a indústria brasileira de energia. Os investimentos possibilitam às instituições conveniadas a implantação de infraestrutura, aquisição de modernos equipamentos, criação de laboratórios de padrão mundial de excelência, capacitação de pesquisadores/recursos humanos e desenvolvimento de projetos de pesquisa e desenvolvimento nas áreas de interesse.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Gás Natural
Compagas, Necta e Sulgás abrem chamada pública conjunta ...
23/06/25
SLB
SLB aposta em crescimento no Nordeste e investe em digit...
23/06/25
Evento
Copa Energia participa do Energy Summit 2025 e destaca c...
23/06/25
Internacional
Conflito no Oriente Médio pode elevar os custos de produ...
23/06/25
COP30
IBP realiza segundo evento Pré-COP30 em Belém
23/06/25
Rio de Janeiro
Innovarpel 2025: especialista fala sobre nova era da cib...
23/06/25
Copastur
Copastur destaca estratégia de expansão no Nordeste e fo...
23/06/25
Rio de Janeiro
Wilson Sons inicia operação com energia 100% renovável n...
23/06/25
Etanol
Anidro sobe 0,39% e hidratado registra alta de 1,15% na ...
23/06/25
Pessoas
Cristian Manzur é o novo diretor de QHSE do Bureau Verit...
23/06/25
Firjan
Indústria Criativa impulsiona economia e já representa R...
20/06/25
IBP
Leilão da 5ª Oferta Permanente tem bônus recorde
20/06/25
Tenaris
Tenaris aposta no onshore nordestino com soluções logíst...
20/06/25
Comemoração
Avanços da Inteligência Artificial no setor de petróleo ...
20/06/25
ETEP
ETEP destaca tradição, certificações internacionais e fo...
20/06/25
PPSA
Com 6,36 milhões de m³ por dia em abril, produção de gás...
20/06/25
Treinamento
OneSubsea e Senai Paraná lançam nova edição de programa ...
20/06/25
RenovaBio
AGU garante aplicação de metas de descarbonização defini...
18/06/25
Sebrae Amapá
Josiel Alcolumbre defende qualificação de mão de obra no...
18/06/25
Logística
Nova pista do Aeroporto de Macaé é inaugurada como case ...
18/06/25
Oferta Permanente
Oferta Permanente de Concessão (OPC): 5º Ciclo tem recor...
18/06/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22