Tenaris

Tenaris aposta no onshore nordestino com soluções logísticas e tecnológicas

Redação TN Petróleo
20/06/2025 09:00
Tenaris aposta no onshore nordestino com soluções logísticas e tecnológicas Imagem: Divulgação TN Petróleo Visualizações: 1796

Patrocínio de cobertura

TN Conecta, produção especial da TN Petróleo, conversou com Roque Ivaldi (foto), diretor comercial de óleo e gás da Tenaris no Brasil, durante o Bahia Oil and Gas. No estande da empresa, ele destacou a ampliação da atuação da companhia no mercado onshore nordestino, com soluções para campos maduros e serviços que contribuem para a eficiência operacional.

“O mercado onshore no Nordeste tem se tornado bastante importante. Depois da chegada de novas operadoras, surgiram oportunidades para desenvolver produtos, serviços, soluções logísticas e operacionais. A Tenaris tem experiência internacional em campos maduros e está trazendo essa bagagem para apoiar o desenvolvimento da indústria no Brasil”, afirmou.

Soluções integradas com o Rig Direct

Entre as inovações destacadas, está o Rig Direct, um conjunto de serviços que, segundo Ivaldi, contribui para a viabilização de projetos inicialmente considerados inviáveis. “Desde a seleção de materiais até a entrega direta ao poço, atuamos em todo o trajeto com soluções logísticas, inspeções e suporte técnico. Isso gera economia, mais segurança e eficiência operacional”, explicou.

Tecnologias de ponta: Drilling with Casing e conexão Wedge 463

Além do portfólio tradicional, a Tenaris vem investindo fortemente em soluções tecnológicas voltadas para o aumento da produtividade em operações terrestres. Uma delas é o Drilling with Casing (DWC), uma técnica inovadora que combina a perfuração do poço com a instalação simultânea do revestimento. Isso reduz o tempo de perfuração, minimiza riscos de colapsos nas formações geológicas mais frágeis e diminui custos operacionais. “Essa tecnologia é especialmente eficaz em campos maduros, com formações instáveis e alta complexidade, como os encontrados no Nordeste. Já é amplamente utilizada em países como a Argentina, e agora ganha espaço também no Brasil”, explicou.

Outro destaque é a conexão Wedge 463, projetada para ambientes mais exigentes, como poços horizontais ou altamente desviados. Trata-se de uma conexão premium de alto desempenho, com vedação metal-metal, que proporciona maior resistência à fadiga, ao colapso e à pressão interna. “É uma conexão robusta, que garante integridade mecânica em ambientes críticos e eleva a confiabilidade do sistema de revestimento, especialmente em poços complexos onde as conexões padrão não oferecem o desempenho necessário”, afirmou o executivo.

“São dois exemplos de como a Tenaris alia tecnologia e experiência global para oferecer soluções sob medida para cada desafio específico do setor de óleo e gás no Brasil”, concluiu.

Assista a entrevista completa, direto no nosso canal do Youtube.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
P&D
Centro de pesquisa na USP inaugura sede e impulsiona tec...
17/04/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 182 mil barris por ...
17/04/26
Reforma Tributária
MODEC patrocina debate sobre reforma tributária no setor...
17/04/26
E&P
Revisão de resolução sobre cessão de contratos de E&P é ...
17/04/26
Estudo
Consumo de gás natural cresce 3,8% em 2025 no Brasil
17/04/26
Apoio Marítimo
Mesmo com tensões globais, setor marítimo avança e refor...
17/04/26
Internacional
Petrobras assina participação em novo bloco exploratório...
17/04/26
PPSA
Petrochina arremata carga da União de Bacalhau em leilão...
17/04/26
Rio de Janeiro
Firjan calcula que, só em 2025, estado do Rio acumulou p...
16/04/26
Refino
Refinaria de Mataripe, da Acelen, reduz consumo total de...
16/04/26
Cana Summit
No Cana Summit 2026, ORPLANA e UNICA formalizam revisão ...
16/04/26
Royalties
Firjan anuncia mobilização para defender interesse do RJ...
16/04/26
Reconhecimento
3º Prêmio Foresea de Fornecedores premia melhores empres...
16/04/26
Cana Summit
Abertura do Cana Summit 2026: autoridades e especialista...
15/04/26
Gás Natural
TBG e SCGás inauguram nova estação em Santa Catarina e a...
15/04/26
Espírito Santo
Indústria de Petróleo e Gás no ES deve investir mais de ...
15/04/26
Investimentos
SEAP: Bacia Sergipe-Alagoas irá receber dois FPSOs
14/04/26
Petrobras
US$450 milhões serão investidos no maior projeto de moni...
14/04/26
Combustíveis
Etanol gera economia superior a R$ 2,5 bilhões em março ...
14/04/26
Espírito Santo
Próximo pico da produção de petróleo no ES será em 2027
14/04/26
ANP
Oferta Permanente de Concessão (OPC): edital com inclusã...
14/04/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23