Redação/Assessoria
A Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a BG Brasil – maior produtora privada de óleo e gás no país – inauguraram nesta sexta-feira, 22/01, o Centro de Excelência em Geoquímica do Petróleo, localizado no Instituto de Geociências da UFBA. Este é o primeiro centro brasileiro para pesquisas na área aberto à indústria, que poderá atender às necessidades de empresas da cadeia de petróleo. O projeto é resultado do investimento de R$11 milhões disponibilizados pela BG Brasil, via Cláusula de Investimento em Pesquisa e Desenvolvimento da ANP. Este valor inclui a aquisição e calibração de instrumentos analíticos, assim como a realização dos primeiros projetos de P&D do centro.
As pesquisas conduzidas no laboratório permitirão avanços tanto para a academia e quanto para indústria, possibilitando correlacionar a composição química de rochas, sedimentos, água e espécies marinhas a áreas mais apropriadas à existência de acumulações de petróleo e gás, como no pré-sal. “Estamos muito satisfeitos em fazer parte deste projeto em parceria com a UFBA. Estamos ansiosos para ver o laboratório se tornar um novo centro brasileiro de excelência em análise e pesquisa em geoquímica do petróleo”, ressalta Adam Hillier, Chief Technology Officer do BG Group.
As pesquisas também buscam a inovação tecnológica e a expansão do suporte analítico às atividades de Pós-Graduação desenvolvidas pelos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Geociências da UFBA e de forma mais particular pelo Programa de Pós-Graduação em Geoquímica: Petróleo e Meio Ambiente (POSPETRO), que se beneficia das atividades técnico-científicas do Centro de Excelência em Geoquímica do Petróleo. “O Centro configura-se como uma das mais importantes ferramentas para dar sustentação, na área da geoquímica, aos pilares básicos da UFBA – que são o ensino, a pesquisa e a extensão.
Esse importante ambiente de pesquisa e de inovação se prestará para que a comunidade acadêmica possa efetivar práticas de estudo científico aliadas a destacadas empresas da indústria do petróleo, a exemplo da BG Brasil, que está sendo uma parceria fundamental para a complementação desse sonho que se torna agora realidade”, enfatiza o Prof. Antônio Fernando Queiroz, Coordenador do Centro de Excelência em Geoquímica do Petróleo. Dentre os equipamentos disponíveis no Centro estão o cromatográfico gasoso – capaz de separar, identificar e quantificar compostos orgânicos de hidrocarbonetos – e o Rock Eval – equipamento que fornece características do tipo e grau de evolução térmica da matéria orgânica, auxiliando na identificação de rochas potencialmente geradoras de petróleo.
Fale Conosco
23