Energias Renováveis

Pela primeira vez, energia solar e eólica geram mais de um terço da eletricidade brasileira

Redação TN Petróleo/Assessoria Ember
12/09/2025 11:23
Pela primeira vez, energia solar e eólica geram mais de um terço da eletricidade brasileira Imagem: Divulgação Ember Visualizações: 2144

A energia eólica e solar produziram mais de um terço da eletricidade do Brasil pelo primeiro mês registrado, atingindo uma participação de 34% em agosto de 2025, de acordo com dados oficiais do governo analisados pelo think tank global de energia Ember. Juntas, elas produziram 19,0 terawatts-hora de eletricidade, superando o recorde mensal anterior de 18,6 TWh em setembro de 2024.

O marco ocorreu quando a geração hidrelétrica caiu para o menor nível em quatro anos. A hidrelétrica continuou sendo a maior fonte de eletricidade do Brasil, com 48% em agosto, mas este foi apenas o segundo mês em que forneceu menos da metade da energia do país.

Apesar da fraca produção hidrelétrica, a geração fóssil forneceu apenas 14% da eletricidade do Brasil no mês passado (7,8 TWh). Em anos anteriores de seca, os combustíveis fósseis aumentaram para cobrir déficits, como em agosto de 2021, quando a geração fóssil atingiu 26% (13 TWh). O rápido crescimento da energia eólica e solar ajudou o Brasil a evitar picos fósseis semelhantes e onerosos este ano.

Tendência mais longa para a energia solar e eólica

A energia eólica e solar não estão apenas preenchendo lacunas de curto prazo, mas transformando o sistema elétrico do Brasil. Em 2024, a energia eólica e solar geraram 24% da eletricidade do Brasil, mais do que dobrando sua participação em cinco anos. A energia solar cresceu particularmente rápido, passando de 1,1% em 2019 para 9,6% em 2024, enquanto a energia eólica quase dobrou sua participação, passando de 8,8% em 2019 para 15% em 2024.

Conforme relatado na Global Electricity Review 2025 da Ember, as emissões do setor elétrico brasileiro atingiram seu pico em 2014. Em 2024, elas haviam caído 31%, mesmo com o aumento de 22% na demanda por eletricidade. Um aumento de quinze vezes na energia eólica e solar superou o crescimento da demanda e reduziu a geração de energia fóssil em 45%.

"O Brasil se estabeleceu como líder global em energia limpa", afirmou o Raul Miranda, diretor do programa global da Ember, com sede no Rio de Janeiro. "A diversificação de sua matriz elétrica tornou o Brasil mais resiliente às secas, ao mesmo tempo em que atendeu à demanda crescente de energia de uma economia em expansão, sem aprofundar sua dependência da importação de combustíveis fósseis caros."

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Saúde, Segurança e Meio Ambiente
IBP debate impactos da revisão da NR-1 sobre saúde menta...
21/05/26
Energia elétrica
TAESA anuncia a aquisição de cinco concessões de transmi...
21/05/26
Meio Ambiente
WCA completa primeiro ano ampliando debates sobre mercad...
21/05/26
Mato Grosso
Setor elétrico de MT avança e prepara nova fase para ate...
21/05/26
Fenasucro
Combustível do Futuro consolida pioneirismo brasileiro e...
20/05/26
Parceria
Radix fecha parceria com Repsol Sinopec Brasil e PUCRS p...
20/05/26
GLP
Prime Energy amplia parceria com Supergasbras no Mercado...
19/05/26
Comunicação
Os bastidores da história da comunicação e da publicidad...
19/05/26
Resultado
Produção total de petróleo em regime de partilha bate re...
19/05/26
Biometano
Naturgy debate cenário de gás natural e oportunidades co...
19/05/26
BOGE 2026
Impacto da geopolítica global no setor de petróleo loca...
19/05/26
Dia Internacional da Mulher
IBP celebra Dia Internacional da Mulher no Mar e reforça...
19/05/26
Meio Ambiente
Refinaria de Mataripe acelera agenda ambiental com uso e...
19/05/26
Etanol
Diretor da Fenasucro & Agrocana debate avanço da bioener...
19/05/26
Leilão
PPSA comercializa cargas de Atapu e de Bacalhau em junho
18/05/26
Participação especial
Valores referentes à produção do primeiro trimestre de 2...
18/05/26
Apoio Offshore
Petrobras assina contrato de R$ 11 bilhões para construç...
18/05/26
Logística
Wilson Sons planeja expansão do Tecon Rio Grande para at...
18/05/26
Combustíveis
Etanol mantém baixa na semana, mas Paulínia esboça reaçã...
18/05/26
Fertilizantes
Fafen celebra retomada da produção de fertilizantes na Bahia
18/05/26
Conteúdo Local
ANP abre consulta prévia sobre regras de preferência a f...
15/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.