Redação TN/Assessoria
Nesta quinta-feira (1º), a UDOP — União Nacional da Bioenergia lança a 27ª edição da Pesquisa de Remuneração. Criada na década de 1990, a Pesquisa é uma referência no setor em termos de tradição, qualidade e confiabilidade dos dados apurados.
"São 27 anos trazendo para nossas associadas dados relevantes para a retenção de talentos neste setor, que vem se firmando, ano após ano, como a mola propulsora do agronegócio brasileiro. A nossa pesquisa leva inovação com dados seguros e qualificados para embasar estratégias e ações, enriquecendo ainda mais o setor da bioenergia", ressalta o presidente executivo da UDOP, Antonio Cesar Salibe.
Temas
Em 2021, mais de 40 associadas participaram da Pesquisa de Remuneração UDOP, totalizando um registro de 236 cargos - do operacional ao gerencial (não corporativo). A pesquisa aponta para 89 cargos da área administrativa, 64 da agrícola e 83 da industrial.
A Pesquisa aborda o salário base, remuneração variável, benefícios e indicadores de RH. Para este ano, também será possível incluir indicadores referentes as negociações com os sindicatos de cada categoria.
Os participantes ainda têm à disposição vários materiais para consulta como, por exemplo, os organogramas segmentados por área e informações relacionadas à Classificação Brasileira de Ocupações (CBO).
O relatório de resultado pode ser gerado por porte (moagem), região e seleção da empresa, permitindo a análise e comparação dos dados de forma 100% anônima sem identificar qualquer participante.
Versão 4.0
De acordo com a gerente de tecnologia da UDOP, Rosângela Bombonato, a grande novidade para este ano é a atualização do sistema para a versão 4.0. "Com isso, a Pesquisa de Remuneração apresenta um painel de dashboard repleto de gráficos mais intuitivos e modernos para dar suporte no gerenciamento dos dados".
Outra novidade trazida para esta nova versão da Pesquisa é para quem faz a opção de importação dos dados salariais por meio da planilha. A partir de agora, existe a possibilidade de o participante importar os dados dentro do próprio sistema.
"Também utilizamos a inteligência artificial para que o sistema reconheça automaticamente determinadas incoerências no ato do preenchimento dos dados salariais. Dessa forma, o participante pode fazer a correção até mesmo antes de finalizar o envio das respostas", destaca Rosângela.
Preenchimento
Realizada anualmente, a Pesquisa de Remuneração é exclusiva para usinas e destilarias. Os participantes têm até o dia 31 de outubro para preencher as informações no portal da UDOP, clique aqui.
"A pesquisa é gratuita para as associadas UDOP, mas as empresas que não são sócias podem participar com taxa de adesão sob consulta. Todo contato pode ser realizado diretamente pelo e-mail pesquisa@udop.com.br ou telefone (18) 2103-0528", explica a gerente de tecnologia da UDOP, Rosângela Bombonato.
Fale Conosco
21