Biocombustíveis

Trump anuncia plano para impulsionar consumo de biocombustíveis

Redação/Datagro
07/10/2019 08:43
Visualizações: 1616

O governo Donald Trump divulgou nesta sexta-feira (04) plano para aumentar o consumo de biocombustíveis nos Estados Unidos a partir do próximo ano, visando ajudar os agricultores em dificuldades, uma medida que alegrou o setor agrícola, mas que provavelmente provocará uma reação do setor de petróleo, informam agências internacionais.

O plano exigiria um aumento ainda não especificado na quantidade de etanol que as refinarias de petróleo devem adicionar ao seu combustível em 2020 e também tentaria remover outras barreiras à venda de misturas mais altas de etanol de gasolina como o E15, disse a Agência de Proteção Ambiental (EPA, na sigla em inglês), em comunicado.

"O acordo de hoje é o mais recente de uma série de etapas que adotamos para expandir a produção doméstica de energia e melhorar o programa de biocombustiveis RFS, que resultará em produção sustentada para ajudar os agricultores americanos", disse o administrador da EPA, Andrew Wheeler.

As regras, que serão finalizadas após um período de consulta pública, "garantirão que mais de 15 bilhões de galões de etanol convencional sejam misturados ao suprimento de combustível do país a partir de 2020", afirmou a EPA. A agência não forneceu um número exato. Quaisquer alterações nos mandatos de volumes combinados para 2020 devem ser finalizadas até 30 de novembro.

Antes da proposta de sexta-feira, a EPA havia pedido que a indústria de refino adicionasse 20,04 bilhões de galões de biocombustíveis, incluindo 15 bilhões de galões de etanol, em seu combustível em 2020. O governo Trump já havia impulsionado o E15 no início deste ano, suspendendo as restrições sazonais da era Obama que proibiram sua venda durante os meses de verão.

O presidente norte-americano, Donald Trump, prometeu em agosto aos agricultores um "pacote gigante" relacionado ao etanol depois que seu governo irritou o poderoso lobby do milho ao isentar 31 refinarias de petróleo de suas obrigações decorrentes do RFS, liberando-os da exigência de misturar etanol à base de milho em seu combustível ou comprar créditos daqueles que o fazem.

Empresas de biocombustíveis, agricultores e legisladores do Centro-Oeste criticaram o EPA pelas isenções de Trump, argumentando que eles prejudicam a demanda por milho que já está caindo devido à guerra comercial dos EUA com a China.

O plano surgiu após semanas de reuniões entre funcionários da Casa Branca e representantes da indústria de petróleo e biocombustíveis. A proposta não incluiu o principal desejo do setor de refino de petróleo: um limite para o preço dos créditos de mistura de biocombustíveis.

As indústrias de petróleo e refino resistiram às medidas para expandir o mercado de biocombustíveis, o qual é visto como concorrente, e queixaram-se veementemente de que os requisitos do RFS lhes custavam uma fortuna. Funcionários dos grupos de lobby dos fabricantes americanos de combustíveis e petroquímicos e do Instituto Americano de Petróleo não responderam imediatamente aos pedidos de comentários.

As indústrias de petróleo e milho há muito disputam questões relacionadas ao RFS. O regulamento ajudou os produtores de milho ao criar um mercado de 15 bilhões de galões por ano para etanol, mas irritou as empresas de refino que dizem que o cumprimento pode custar centenas de milhões de dólares.

Trump entrou na questão no início de sua Presidência, depois que representantes do setor de refino se queixaram dos altos custos da obrigação, buscando aproveitar o apoio de seu governo para reverter a regulamentação.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Biometano
Com apoio da ABiogás e da SEMIL, USP inaugura usina de e...
26/06/26
Rio de Janeiro
PIB do estado do Rio cresce 4,2%, puxado pelo desempenho...
26/06/26
Gás Natural
Naturgy investe R$ 4,7 milhões em infraestrutura de gás ...
26/06/26
GNL
Gás natural: aprovada resolução sobre acesso aos termina...
26/06/26
Fertilizantes
Petrobras assina contratos para retomada das obras da UF...
26/06/26
Acordo
Acelen Renováveis e Trafigura assinam acordo estratégico...
26/06/26
Energy Summit
Energy Summit 2026: arena Diálogos da Transição debate p...
26/06/26
Biometano
CGOB: ANP inicia participação social sobre Informe Técnico
26/06/26
Petrobras
Lubnor, referência em asfaltos e produtos especiais come...
25/06/26
Combustíveis
Painel dinâmico da ANP mostra dados de comercialização d...
25/06/26
Combustíveis
Aumento da mistura de etanol na gasolina fortalece produ...
25/06/26
Energy Summit
Lemon Energia recebe Ouro em Sustentabilidade no Energy ...
25/06/26
Pré-Sal
Campo de Búzios supera próprio recorde e produz 1 milhão...
25/06/26
Energy Summit
ABDI destaca redução no tempo de contratação em compras ...
24/06/26
Energy Summit
Binatural conquista Energy Summit Awards e reforça prota...
24/06/26
Energy Summit
Tauil & Chequer | Mayer Brown reúne representantes da AN...
23/06/26
Internacional
Petrobras e Pemex firmam parceria para cooperação em E&P
23/06/26
Fenasucro
Pela primeira vez, Brasil recebe congresso latino-americ...
23/06/26
Energy Summit
Com quatro prêmios, ENGIE é destaque no Energy Summit Awards
23/06/26
Combustíveis
Distribuidoras de combustíveis cobram avanço imediato do...
23/06/26
Energy Summit
Energy Summit 2026: Tecnologias da Embrapii fortalecem a...
22/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25