São Paulo

Trecho Sul ficará pronto em abril de 2010

<P>O governador de São Paulo, José Serra, retomou ontem as obras para a construção do trecho Sul do Rodoanel paulista, que vai interligar a rodovia Régis Bittencourt ao complexo Anchieta-Imigrantes. A previsão é que a obra seja finalizada em abril de 2010.<BR>&nbsp; <BR>A interligação terá...

A Tribuna - SP
31/05/2007 00:00
Visualizações: 346 (0) (0) (0) (0)

O governador de São Paulo, José Serra, retomou ontem as obras para a construção do trecho Sul do Rodoanel paulista, que vai interligar a rodovia Régis Bittencourt ao complexo Anchieta-Imigrantes. A previsão é que a obra seja finalizada em abril de 2010.
 
A interligação terá a extensão de 61,4 quilômetros e custará R$ 3,6 bilhões, dos quais R$ 2,4 bilhões virão do Estado e R$ 1,2 bilhão do Governo Federal, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
 
‘‘Rodoanel significa menos tempo no trânsito e mais empregos em São Paulo, no nosso Estado e no Brasil. Vai diminuir o custo-País, porque boa parte das exportações brasileiras é feita através do Porto de Santos’’, disse o governador na cerimônia, realizada na Avenida Papa João XXIII, em Mauá, onde ficará uma das frentes de trabalho da obra. Será nesse local onde o trecho Sul se ligará ao Leste (em projeto).
 
O governador enfatizou a importância do controle de gastos e da venda das contas-salário do funcionalismo público estadual para a Nossa Caixa como forma de obter capital  para realizar a obra. Dos R$ 2,4 bilhões de recursos estaduais, um total de R$ 1,1 bilhão veio da operação com o banco.
 
O restante, admitiu o secretário estadual de Transportes, Mauro Arce, deve ser obtido com a concessão do trecho Oeste do Rodoanel à iniciativa privada, que fará cobrança de pedágio. Segundo Arce, cerca de 200 mil veículos passam diariamente por esse trecho do Rodoanel, que liga o complexo Anhanguera/Bandeirantes à Rodovia Régis Bittencourt.
 
A concessão desse trecho deve ser finalizada até o fim deste ano, bem como as concessões das rodovias Carvalho Pinto, Dom Pedro I, Raposo Tavares e Ayrton Senna. ‘‘A idéia é que esse um terço de recursos que falta para o Rodoanel Sul venha da concessão do Rodoanel Oeste’’, disse o secretário estadual.

INICIATIVA PRIVADA - A concessão do trecho Sul do Rodoanel, admitiu o governador Serra, ‘‘está em estudos’’, apesar da ameaça do Governo Federal de não fazer o repasse da verba destinada caso o trecho seja cedido à iniciativa privada. Para Arce, a cobrança de pedágio nos trechos do Rodoanel não deve afastar os usuários nem mantê-los utilizando as Marginais Pinheiros e Tietê.
 
‘‘Poderá afastar alguns usuários que usam o Rodoanel como meio urbano. Pode ser que esses realmente deixem de usar, mas eu diria que é importante e a única forma que nós temos para conseguir fazer o que precisa ser feito em termos de estradas. O processo de concessões é extremamente eficiente’’, opinou Mauro Arce.
 
Segundo o secretário, somente 15% dos veículos que passam pelas marginais diariamente são caminhões. ‘‘O resto são automóveis, provavelmente motivados por um transporte coletivo não adequado em termos de eficiência e conforto para os passageiros’’, informou. Arce ressaltou que o governo pretende continuar a investir na ampliação do Metrô e na melhoria da CPTM para atrair os usuários a utilizar o transporte coletivo.
 
Mauro Arce destacou que se fossem mantidos os gastos para o Rodoanel Sul previstos no ano passado — R$ 259 milhões pelo Estado e R$ 50 milhões pela União —,  ‘‘a obra levaria dez anos para ficar pronta’’. (Agência Estado)

Saiba mais - O governador José Serra insistiu que a cerimônia de ontem não era a retomada das obras do trecho Sul, mas sim o início da sua construção, embora o ex-governador Cláudio Lembo tenha feito anúncio semelhante em 19 de setembro de 2006. Na época, Lembo inaugurou cinco frentes de obras, mas paralisou quatro delas em seguida, por conta do esforço fiscal destinado a fechar as contas do Estado no azul.

‘‘As obras nunca foram paralisadas’’, disse Serra. Ele afirmou que a cerimônia de Lembo aconteceu ‘‘quando houve a licitação. Mas a ordem de serviço está sendo dada hoje (ontem)’’.
 
De 19 de setembro até agora, completou o secretário Mauro Arce, foram feitas as desapropriações e a renegociação do contrato, que reduziu o valor total do trecho em 4%.

Fonte: A Tribuna - SP

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Startups
Ocyan fica entre as empresas que melhor se relacionam co...
18/10/24
Negócio
Descarbonização: Petrobras vende diesel com conteúdo ren...
18/10/24
Pré-Sal
MODEC celebra 10 anos do FPSO Cidade de Mangaratiba MV24
18/10/24
Espírito Santo
Brasil recebe mais de 400 líderes internacionais em even...
18/10/24
ANP
Oferta Permanente de Partilha (OPP): ANP faz consulta pú...
18/10/24
BNDES
Com R$ 500 mi do Fundo Clima, BNDES apoia usina de etano...
18/10/24
Rio de Janeiro
PortosRio e Polícia Federal assinam Termo de Cessão de U...
18/10/24
Hidrogênio
ExxonMobil Brasil e USP colaboram em projeto de transpor...
18/10/24
Biocombustíveis
CETENE e Embrapii se unem para otimizar produção de bioc...
17/10/24
ANP
Oferta Permanente de Concessão (OPC): ANP aprova novas v...
17/10/24
Firjan
Mais de 100 fornecedores de produtos e serviços particip...
17/10/24
Logística
Temadre passa a receber navios maiores, com capacidade a...
17/10/24
Combustíveis
Etanol fecha valorizado pelo 10º dia consecutivo; Açúcar cai
17/10/24
Reconhecimento
thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul é reconhecida, pelo se...
17/10/24
Sergipe
Petrobras anuncia nova licitação de plataformas do Sergi...
16/10/24
Etanol de milho
BNDES aprova R$ 500 mi para planta de etanol de milho no...
16/10/24
Gás Natural
Petrobras reduz preço do gás natural em 1,41% em relação...
16/10/24
SPE
Segurança Operacional é pauta permanente
16/10/24
Lançamento
Mapa TN de E&P e Logística Offshore 2024
15/10/24
Bacia de Campos
FPSO Maria Quitéria entra em operação no pré-sal da Baci...
15/10/24
Segurança
Shell celebra a 4ª edição do Fórum & Prêmio Shell de Lid...
15/10/24
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20