Derramamento

Transpetro trabalha para conter óleo que vazou no RS

O óleo já chegou na praia de Tramandaí, e de acordo com o Ibama a mancha de petróleo na areia era de cinco quilômetros de extensão. Na água, a área atingida chegava a três quilômetros. Equipes de contingência, com 130 funcionários da Transpetro, trabalharam durante a madrugada para remov

Redação/ Agência
27/01/2012 12:45
Visualizações: 114
Equipes de contingência, com 130 funcionários da Transpetro, trabalharam durante a madrugada para remover a areia suja de óleo na praia de Tramandaí, devido ao vazamento de petróleo ocorrido nesta quinta-feira (26) na cidade do Litoral Norte do Rio Grande do Sul.

De acordo com informações, mesmo sem a camada de óleo sobre a areia, a localidade entre a barra do Rio Tramandaí e a plataforma de pesca segue isolada.

A Transpetro também instalou barreiras para evitar que mancha se alastre. As medidas tomadas fazem parte do plano de emergência elaborado no licenciamento do transporte de petróleo.

Segundo o Ibama, a mancha de petróleo na areia era de cinco quilômetros de extensão na quinta. Na água, a área atingida pelo do óleo chegava a três quilômetros.

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), órgão da Secretaria do Meio Ambiente do estado, fará uma avaliação das condições de balneabilidade no local. O Ibama calcula que boa parte do óleo já tenha chegado à orla. Representantes da entidade devem sobrevoar novamente a região hoje (27).

O coordenador das Emergências Ambientais do Ibama, João Antônio Raposo Pereira, está na cidade gaúcha desde a noite de quinta-feira (26) para participar da elaboração do laudo técnico do impacto ambiental.
 
Não há previsão para que a avaliação seja concluída. O documento compreende dados sobre a fauna, a saúde humana e a biodiversidade da região. Segundo a entidade, estas informações definirão se a Petrobrás será multada pelo vazamento. Caso isto ocorra, o valor será arrecadado pela União, e deve ser usado para a recuperação do local.

O setor de comunicação da Transpetro informou que não tem imagens disponíveis do vazamento.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20