ESG Energia & Negócios

Transpetro marca presença na 2ª edição do ESG Energia e Negócios

Redação TN Petróleo/Assessoria Transpetro
29/05/2024 17:37
Transpetro marca presença na 2ª edição do ESG Energia e Negócios Imagem: Divulgação Transpetro Visualizações: 1792 (0) (0) (0) (0)

A Transpetro teve uma participação expressiva na 2ª edição do ESG Energia e Negócios, organizado pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) e realizado nos dias 27 e 28 de maio, no Rio de Janeiro. Contando com o nosso patrocínio, o evento recebeu a Sala Transpetro de Apoio à Amamentação. A ação reforça nosso compromisso em promover a diversidade e inclusão de mulheres lactantes em todos os eventos patrocinados pela companhia.  

Na seção sobre Diversidade e Tecnologia, a gerente executiva de Operações de Dutos e Terminais Sul, São Paulo e Centro-Oeste, Keurrie Cipriano, falou sobre a importância de se atrair mais mulheres para as carreiras Stem – sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática - e para a liderança dentro da indústria de óleo e gás. Keurrie destacou que é preciso ter intencionalidade das empresas para que isso ocorra. “As mulheres precisam olhar para cima e se reconhecerem em outras mulheres que já estão ocupando cargos de liderança”, afirmou. 

Já no painel "Riscos e oportunidades frente aos investimentos em ESG", a gerente geral de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Gabriela Schrank, apresentou os compromissos de sustentabilidade da companhia. Ela comentou sobre adoção de práticas sustentáveis com cadeia de fornecedores, projetos socioambientais com as comunidades do entorno dos ativos da companhia, saúde e segurança dos trabalhadores, tratamento de resíduos e redução de emissões. Em sua exposição, ela chamou a atenção para uma reflexão necessária: "Não existe uma transição energética justa se não focar no social. Não adianta investir sem pensar nas pessoas, no treinamento e no desenvolvimento profissional, porque sem isso não vamos a lugar nenhum", disse."

O gerente executivo de Engenharia e Manutenção de Navios, Flavio Gabina, participou do painel “Impacto da transição energética na competitividade da indústria hard to abate".  A sigla em inglês significa “de difícil abatimento” e é utilizada para caracterizar os setores que mais emitem gases de efeito estufa – 
indústrias do cimento, aço, vidro, química, alumínio e papel e celulose. O painel discutiu como alguns desses segmentos estão definindo suas estratégias de transição energética perante as restrições de emissões impostas no mercado internacional.

Gabina compartilhou a experiência recente da frota da Transpetro em eficiência energética e descarbonização. "Na Transpetro, entendemos que o Brasil tem um grande diferencial na descarbonização das operações, diferentemente de outros países, alinhando biocombustíveis e até mesmo o etanol, que tem um grande potencial de utilização aqui no país. No ano passado, testamos o biobunker a bordo", informou o gerente executivo.

Durante os dois dias do evento, foram discutidas temáticas como agenda ESG nas trilhas do G20; dimensões de Diversidade, Equidade e Inclusão da pauta de Direitos Humanos; riscos e oportunidades frente às restrições dos fundos de investimentos; diversidade e tecnologia; e gestão ESG na cadeira de fornecedores, entre outros tópicos.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Meio Ambiente
Projeto piloto que vai capturar e armazenar 100 mil tone...
17/09/25
Pessoas
ABESPetro elege novo Conselho de Administração para biên...
17/09/25
OTC Brasil 2025
Excelência do Petróleo e Gás Brasileiro é Reconhecida no...
17/09/25
São Paulo
FIEE 2025 cresce 20% em público e registra maior edição ...
17/09/25
Bacia de Campos
OceanPact fecha contrato de descomissionamento com a Tri...
17/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
EGD Engenharia marca presença na Rio Pipeline 2025 com f...
16/09/25
Fertilizantes
Petrobras conclui licitação de operação e manutenção par...
16/09/25
Etanol
Indicador do hidratado interrompe sete semanas de alta
16/09/25
Paraná
Smart Energy 2026 é confirmada para 21 a 23 de setembro
16/09/25
Estudos geológicos
Cláusula de P,D&I viabiliza projeto que fortalece pesqui...
15/09/25
Combustíveis
ANP aprova projeto-piloto com novo equipamento para fisc...
15/09/25
PD&I
Sensor desenvolvido na Unicamp e UnB avança em testes in...
15/09/25
Evento
ABPIP realiza encontro SMS Oil&Gas com foco em liderança...
15/09/25
Combustíveis
Etanol fecha semana com alta do anidro e leve queda do h...
15/09/25
Internacional
Petrobras informa sobre participação em bloco exploratór...
12/09/25
Revap
Parada de manutenção da Revap tem investimento de R$ 1 b...
12/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Evento recebeu cerca de 11 mil visitantes, um cresciment...
12/09/25
PD&I
RCGI-USP avança em célula a combustível que opera direto...
12/09/25
São Paulo
Em seu terceiro dia, FIEE debate eficiência, flexibilida...
12/09/25
Energias Renováveis
Pela primeira vez, energia solar e eólica geram mais de ...
12/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Shape Digital apresenta ao setor de óleo e gás mais uma ...
12/09/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23