Índia

Transmissora de energia indiana Sterlite tem troca de comando no Brasil

Reuters, 13/01/2021
13/01/2021 10:16
Visualizações: 550

A transmissora de energia elétrica indiana Sterlite Power trocará o comando de suas operações no Brasil após o presidente-executivo no país, Ricardo Zangirolami, ter renunciado ao cargo, disse a companhia à Reuters nesta quarta-feira.

A Sterlite, que chegou ao Brasil a partir de 2017, tem uma carteira de empreendimentos locais que demandarão investimentos de cerca de 2 bilhões de dólares até 2023, depois de ter sido destaque em diversos leilões de novos projetos de transmissão nos últimos anos.

Zangirolami, que já teve passagens por empresas como CPFL Energia, HP e Elektro, havia sido nomeado para o posto em dezembro de 2019, pouco depois de o então CEO da Sterlite no Brasil, Rui Chammas, deixar o grupo para chefiar a transmissora de energia Cteep, da colombiana ISA.

“Após estar associado à companhia por quase dois anos, Ricardo expressou seu desejo de deixar o cargo de CEO devido a motivos pessoais”, disse a Sterlite, após questionamentos da Reuters.

InstitucionalA posição, acrescentou a companhia, será assumida por Amitabh Prasad, a partir de 1° de fevereiro de 2021. Executivo da própria Sterlite, Prasad tem duas décadas de experiência em gestão e execução de projetos na Índia e outros mercados internacionais, segundo a empresa.

A Sterlite disse ainda que Zangirolami, que é advogado de formação, seguirá apoiando a companhia como membro do Conselho Consultivo no Brasil, “com foco em fusões e aquisições (M&A), regulatório e jurídico”.

A nova substituição no comando da Sterlite vem pouco após notícia, publicada pela Reuters em dezembro, de que a companhia indiana negocia a venda de um de seus projetos de transmissão no Brasil ao grupo espanhol Cymi.

Depois de um movimento inicial de expansão no Brasil, quando arrematou concessões para diversos projetos em leilões da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a Sterlite anunciou a venda de três projetos no país, em negócios com a Engie Brasil Energia, um fundo da Vinci Partners e uma associação entre o fundo Brasil Energia e a própria Cymi.

Mas a companhia ainda tem projetos em andamento no Brasil, que segundo ela seguem avançando.

“A Sterlite Power está totalmente comprometida em entregar seu portfólio de projetos, e está a caminho de entregá-los conforme o plano”, disse a empresa em nota.

O novo CEO da transmissora no Brasil, que assumirá no próximo mês, é atualmente chefe de parcerias estratégicas e de cadeia de suprimentos da Sterlite, baseado em Nova Délhi, na Índia, de acordo com informações do Linkedin.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Navegação
Petrobras e Transpetro assinam contratos do Programa Mar...
19/01/26
Etanol
Indicadores Cepea mostram etanol hidratado em alta no me...
19/01/26
Posicionamento IBP
Importação de biodiesel
16/01/26
Bacia de Campos
Brava Energia anuncia aquisição de 50% de participação n...
16/01/26
Biocombustíveis
Com R$ 6,4 bi em 2025, BNDES faz aprovação recorde de cr...
16/01/26
Créditos de Carbono
Edital ProFloresta+ supera expectativas e recebe 16 prop...
16/01/26
iBEM26
Inteligência Artificial faz aumentar demanda por energia...
16/01/26
Resultado
Em 2025 a Petrobras produziu 2,40 milhões de barris de ó...
16/01/26
Pré-Sal
Equinor arremata primeira carga de petróleo da União do ...
15/01/26
REFAP
Produção de gasolina e diesel S-10 tem recorde de produç...
15/01/26
Internacional
Petrobras amplia presença no mercado internacional com v...
15/01/26
Resultado
Ministério de Portos e Aeroportos realizou 21 leilões em...
14/01/26
Combustíveis
Diesel Podium e Diesel Verana são os novos combustíveis ...
14/01/26
Pré-Sal
Campo de Tupi/Iracema volta a atingir produção de 1 milh...
13/01/26
Gás Natural
Tarifas da Naturgy terão redução em fevereiro
13/01/26
Fertilizantes
FAFENs Bahia e Sergipe entram em operação
13/01/26
Pré-Sal
Cinco empresas estão habilitadas para disputar leilão de...
13/01/26
Inteligência Artificial
PRIO usa tecnologia para acelerar a produção audiovisual...
13/01/26
Posicionamento IBP
Sanção do PLP 125/22 fortalece o mercado legal de combus...
13/01/26
Resultado
Portos do Sudeste movimentam 635 milhões de toneladas at...
12/01/26
Negócio
Vallourec conquista contrato expressivo com a Shell no B...
12/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.