Manifestação

Trabalhadores param Porto de Paranaguá

<P>A manifestação faz parte da mobilização nacional da categoria. A pauta de reivindicações, entregue ao ministro dos Portos, Pedro Brito, está relacionada principalmente a direitos trabalhistas.</P><P>A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) informou, através da assessor...

O Estado do Paraná
16/07/2008 21:00
Visualizações: 235

A manifestação faz parte da mobilização nacional da categoria. A pauta de reivindicações, entregue ao ministro dos Portos, Pedro Brito, está relacionada principalmente a direitos trabalhistas.

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) informou, através da assessoria de imprensa, que não se manifestaria a respeito da mobilização.

Não tem ninguém trabalhando aqui. Está tudo parado, informou o presidente do Sindicato dos Arrumadores Avulsos do Porto de Paranaguá, Jeremias Thomas de Souza. Os trabalhadores - cerca de 4,5 mil, segundo Souza, de diferentes categorias - pararam ontem às 7h da manhã e só retornam hoje, também às 7h. O porto não divulgou os prejuízos acumulados nesse período.

Entre as reivindicações dos portuários estão o cumprimento da Convenção 137 da OIT, que prevê a garantia de renda aos trabalhadores portuários avulsos ligados aos órgãos gestores de mão-de-obra. Os trabalhadores também querem concessão de aposentadoria especial aos portuários, prevista em lei.

Os empresários e operadores passam por cima das leis. Queremos apenas o cumprimento, enfatizou Souza. Uma nova plenária será realizada no Rio de Janeiro para avaliar a paralisação nacional e decidir os rumos da mobilização.

Petroleiros

Outra categoria está mobilizada em nível nacional: a dos petroleiros. Trabalhadores de diversas unidades iniciaram à meia-noite de ontem a paralisação de 48 horas. No Paraná, como a greve não foi aprovada em assembléia, os trabalhadores começaram a operação-padrão.

É uma campanha em defesa da vida, pela redução do número de acidentes de trabalho e maior participação nos lucros e resultados, explicou o presidente do Sindipetro (Sindicato dos Petroleiros do Paraná e Santa Catarina), Silvaney Bernardi.

Segundo ele, dez funcionários da Petrobras morreram em serviço este ano. Quanto à PLR, a reivindicação é que os atuais 13% dos dividendos dos acionistas destinados à PLR passem para 25%. ?Queremos também regras mais claras sobre a distribuição da PLR?, afirmou.

No Paraná, a operação-padrão deve seguir até o dia 24, Dia Nacional de Prevenção de Acidentes. Segundo o presidente do Sindipetro, a operação-padrão não deve afetar a produção das unidades do Paraná - Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária, e Usina de Xisto, em São Mateus do Sul.

As duas unidades, além da Transpetro, empregam juntas cerca de 1,4 mil trabalhadores. Na prática, o número de serviços executados será reduzido. Uma semana não é suficiente para reduzir a produção, disse.

Também no dia 24 de julho, a categoria deve se reunir em assembléia. Caso a negociação com a estatal não evolua, os petroleiros ameaçam deflagrar greve por tempo indeterminado a partir do dia 5 de agosto.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
COP30
Setor de óleo e gás usa tecnologia para acelerar a desca...
15/11/25
COP30
Encontro promovido pelas distribuidoras de energia elétr...
15/11/25
COP30
Fórum do IBP debate novas tecnologias e desafios na insp...
14/11/25
Apoio Offshore
Svitzer Copacabana chega para fortalecer operações de GN...
14/11/25
BRANDED CONTENT
Merax, 20 anos de confiança em soluções que movem o seto...
14/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Mossoró Oil & Gas Energy terá debates estratégicos em 10...
14/11/25
COP30
IBP promove painéis sobre descarbonização, metas globais...
14/11/25
Eólica Offshore
Japão e Sindienergia-RS: em visita a Porto Alegre, embai...
14/11/25
Bacia de Campos
Novo prazo de recebimento de propostas para o FPSO do pr...
14/11/25
Royalties
Participação especial: valores referentes à produção do ...
14/11/25
COP30
Indústria brasileira de O&> atinge padrões de excelência...
14/11/25
Pré-Sal
União aumenta sua participação na Jazida Compartilhada d...
14/11/25
COP30
Líderes e negociadores da COP30 receberão cartas de 90 a...
13/11/25
Energia Elétrica
Projeto Meta II: CCEE e PSR apresentam proposta para mod...
13/11/25
COP30
ANP participa do evento e avança em medidas para a trans...
13/11/25
Nova marca
ABPIP moderniza identidade visual e reforça alinhamento ...
13/11/25
Firjan
Enaex 2025 debate reindustrialização, competitividade do...
13/11/25
Entrevista
Rijarda Aristóteles defende protagonismo feminino na era...
13/11/25
COP30
IBP defende setor de O&> como parte da solução para desc...
13/11/25
COP30
Transpetro recebe o Selo Diamante do Ministério de Porto...
13/11/25
Bacia de Campos
PRIO assume operação do Campo de Peregrino com aquisição...
13/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.