Nova fase da parceria, iniciada em 2022, prevê a expansão de sistemas de energia solar fotovoltaica em comunidades vulneráveis e o apoio ao modelo de gestão da ONG
Redação TN Petróleo/AssessoriaCriar prosperidade nos territórios em que possui operação é um dos pilares da estratégia global da TotalEnergies em investimento social. Alinhada com esse direcionamento, a empresa multienergética firmou, em 2022, uma parceria estratégica com a ONG brasileira Revolusolar, que promove o desenvolvimento sustentável de comunidades vulneráveis por meio do fornecimento de sistemas de microgeração fotovoltaica. A parceria acaba de ganhar uma segunda etapa em 2023, lançada na OTC Brasil esta semana. Esta nova fase inclui investimentos na expansão dos sistemas de energia solar fotovoltaica em comunidades vulneráveis e o apoio ao modelo de gestão da ONG para garantir a expansão sustentável de suas atividades e operações no Brasil.
A Revolusolar tem o objetivo reduzir a pobreza energética e promover o desenvolvimento sustentável por meio do acesso à energia solar em comunidades de baixa renda no Rio de Janeiro. As ações desenvolvidas pela organização incluem a instalação de sistemas de energia solar fotovoltaica, a capacitação técnica para os moradores das comunidades atendidas para a manutenção dos sistemas de painéis solares, além da realização de ações de educação ambiental para engajar crianças e jovens sobre a transição energética.
Desde 2015, quando foi fundada, a Revolusolar gerou mais de 200 MWh (Megawatts) de energia nas comunidades Chapéu Mangueira e Babilônia, impactou na economia de mais de R$200.000 em despesas da população local com energia, evitou a emissão de 16 toneladas de CO2, além de capacitar 70 moradores para atuarem como eletricistas e instaladores solares.
Para a TotalEnergies, a parceria está alinhada com a pauta ESG da Companhia e o seu compromisso com os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU. "A TotalEnergies tem a missão de fornecer energia acessível e mais limpa para o maior número possível de pessoas. E a parceria com a Revolusolar tem total sinergia com esta ambição, promovendo o desenvolvimento sustentável em comunidades de baixa renda por meio da energia solar.", reforça Charles Fernandes, Country Chair e Diretor Geral da TotalEnergies EP Brasil.
Para a segunda fase do projeto, estão previstas a ampliação da microgeração de energia fotovoltaica instalada em uma comunidade vulnerável do Rio de Janeiro, com capacidade de geração de energia de 12 kWp; e a instalação de uma nova usina de energia solar, com geração de energia de 7 kWp, em uma instituição que atende cerca de 400 pessoas em situação de vulnerabilidade, também no Rio de Janeiro.
"Queremos criar um novo modelo energético acessível e sustentável, com impactos ambientais, sociais e econômicos positivos, utilizando a energia solar como ferramenta de transformação social", ressalta Eduardo Avila, Diretor Executivo da Revolusolar. "A sinergia com a TotalEnergies e o know-how que a Companhia vem agregando ao nosso projeto são os pontos chaves para assegurar as nossas entregas e resultados."
Sobre a TotalEnergies no Brasil - A TotalEnergies é uma empresa multienergética global que produz e comercializa energias: petróleo e biocombustíveis, gás natural e gases verdes, renováveis e eletricidade. Nossos mais de 100.000 funcionários estão comprometidos com uma energia cada vez mais limpa, confiável e acessível ao maior número de pessoas possível. Presente em mais de 130 países, a TotalEnergies coloca o desenvolvimento sustentável em todas as suas dimensões no centro de seus projetos e operações para contribuir com o bem-estar das pessoas.
A TotalEnergies opera no Brasil há quase 50 anos e hoje emprega mais de 3.500 pessoas em seus segmentos de negócios, em atividades de exploração e produção, gás, energias renováveis (solar e eólica), lubrificantes, produtos.
Sobre a Revolusolar - Fundada em 2015 na favela da Babilônia, no Rio de Janeiro, a Revolusolar, associação sem fins lucrativos, trabalha em parceria com a comunidade local na construção de um modelo de energia solar social para promover uma verdadeira Revolução Solar, unindo as comunidades, academia, setor privado e setor público.
As instalações de energia solar são feitas e mantidas por técnicos locais capacitados. A capacitação técnica e profissional, aliada à atividades de educação e cultura, promove o envolvimento da população local em todas as fases dos projetos e busca fomentar a autonomia e protagonismo da comunidade.
Em 2021 a Revolusolar inaugurou a Primeira Cooperativa de Energia Solar em favelas do Brasil na Babilônia e Chapéu Mangueira e hoje a ONG atua em mais 7 territórios nacionais, incluindo a comunidade Indígena de Terra Preta na Amazônia.
Fale Conosco