O diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrella, participou nesta segunda-feira (30/11), em Itajaí (SC), de encerramento do ciclo de debates "O pré-sal e Santa Catarina". Na ocasião, Estrella abordou as perspectivas do pe
Agência PetrobrasO diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrella, participou nesta segunda-feira (30/11), em Itajaí (SC), de encerramento do ciclo de debates "O pré-sal e Santa Catarina". Na ocasião, Estrella abordou as perspectivas do petróleo como matriz energética, o novo marco regulatório e as oportunidades de desenvolvimento econômico e social para o País com as descobertas do pré-sal.
Durante sua apresentação, Estrella destacou a importância de uma ampla discussão sobre o pré-sal por toda a sociedade brasileira. Ao tratar do novo marco regulatório, Estrella defendeu o modelo de partilha de produção. "a mudança do atual regime de concessão para partilha de produção é um fenômeno mundial, que ocorre sempre que a produção aumenta significativamente e os riscos de exploração são considerados mínimos, como é o caso do pré-sal", disse.
Estrella lembrou que dos US$ 174 bilhões de investimentos previstos até 2013, US$ 104 bilhões serão destinados para o segmento de Exploração e Produção. Com relação à exploração de petróleo na costa catarinense, Estrella afirmou que os campos de Tiro e Sídon, localizados ao sul da Bacia de Santos, possuem acumulações de óleo leve e são muito interessantes do ponto de vista geológico. Os campos já estão aptos para a instalação de unidades de produção e aguardam as devidas licenças para entrarem em operação.
O diretor ressaltou ainda que o estado de Santa Catarina é um grande pólo de negócios e que é nececssário que a indústria local esteja preparada para participar ativamente da cadeia de fornecedores da indústria petrolifera, além de disponibilizar mão-de-obra qualificada para as inúmeras oportunidades que o pré-sal trará para o país.
Além do diretor da Petrobras, também participaram do seminário "O pré-sal e Santa Catarina" a senadora Ideli Salvatti, o prefeito de Itajaí, Jandir Bellini, empresários e demais autoridades da região.
Fale Conosco
21