Pecém

Testes no terminal de GNL começam hoje

Diário do Nordeste - CE
24/11/2008 07:20
Visualizações: 148

Por várias vezes já adiado, o GNL (gás natural liquefeito) do Terminal de Regaseificação do Pecém começará a ser injetado na malha de gasodutos em dezembro, informou ontem, no Rio de Janeiro, a diretora de Gás e Energia da Petrobras, Maria das Graças Foster. Segundo a diretora, a estatal inicia hoje os testes de resfriamento no terminal, e o navio metaneiro Golar Spirit deverá ser atracado até segunda-feira. O prazo inicial era de que as operações tivessem sido iniciadas em julho passado.

 

A data exata em que o navio começará a testar o procedimento com uma carga de GNL ainda não foi precisada. Foster informou que poderão ser processados entre dois e três milhões de metros cúbicos por dia, se houver necessidade de entrega da carga. A empresa petrolífera fez contrato com a BG e a Shell para a aquisição das cargas de GNL.

 

O Golar Spirit tem capacidade para regaseificar 7 milhões de metros cúbicos/dia de gás natural, o que ampliará em13 vezes a oferta do gás no Ceará, que hoje é de 550 mil metros cúbicos diários e vem de Guamaré, no Rio Grande do Norte. A carga será utilizada para abastecer as termelétricas do Estado. A UTE TermoCeará, para sua capacidade plena ser atingida, precisa de 1,2 mil metros cúbicos/dia, e a TermoFortaleza, 1,5 mil m3/dia.

 

Resfriamento

 

O resfriamento é a etapa final para o recebimento da primeira carga. De acordo com o diretor de Operações e Infra-Estrutura da Cearáportos "empresa que administra o Porto do Pecém", Humberto Castelo Branco, havia a possibilidade de os testes na tubulação terem iniciado na tarde de ontem, mas a informação não pôde ser confirmada.

 

O diretor informou ainda que a solicitação para a atracação do navio no Píer 2 do terminal portuário, que deve ser feita à Cearáportos pela Petrobras com 24 horas de antecedência, ainda não havia sido feita. O Diário do Nordeste já havia informado, com exclusividade, que o início das operações do Terminal de Regaseificação de Pecém ficaria para o mês de novembro.

 

Em agosto, Foster informara que a estatal queria garantir todos os testes de equipamentos de segurança possíveis antes de iniciar as operações.

 

Ela também dissera que há a possibilidade de o terminal só começar a operar regularmente no ano que vem.

 

Golar Spirit

 

O navio Golar Spirit é a primeira planta de regaseificação móvel a operar no Brasil. Ele foi convertido em Cingapura e recebeu a sua primeira carga em Trinidad e Tobago. Além de regaseificar, o Golar tem capacidade de armazenar 77 milhões de metros cúbicos de gás natural. A embarcação está desde o dia 22 de julho no Pecém, e até agora permanece em área de fundeio.

 

As obras de adaptação do Píer 2 para receber o Terminal de Regaseificação, que duraram oito meses, custaram à Petrobras um investimento de R$ 380 milhões.

 

Além deste, a estatal está concluindo a construção da outra unidade de regaseificação no Rio de Janeiro. O Golar Winter, que poderá processar 14 mil metros cúbicos/dia de gás, deve iniciar a sua operação só em 2009. De acordo com a diretora da Petrobras, a estatal já possui cargas no mercado ´spot´ (comercializadas à vista) fechadas para a unidade. O fornecimento destas cargas dependerá da demanda de mercado para acionar o terminal.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20