Meio ambiente

Ternium inaugura centro de monitoramento ambiental

Redação/Assessoria
31/07/2020 19:57
Visualizações: 600

A Ternium iniciou a operação do novo Centro de Monitoramento Ambiental no centro industrial do Rio de Janeiro com investimento em tecnologia para controle e gestão de dados e indicadores ambientais. O centro de monitoramento tem 12 telas profissionais de alta definição formando o videowall, de onde os analistas de Meio Ambiente se dividem em atividades como análise e gestão em tempo real de parâmetros de emissões sobre 15 chaminés da planta; análise e gestão dos parâmetros de qualidade do ar das estações de monitoramento; observação das imagens das quatro câmeras com Vídeo Analytics que monitoram emissões fugitivas; além de constante vigilância sobre as variáveis do processo para controle de efluentes.

O monitoramento e os dados são avaliados de maneira ainda mais eficiente 24 horas por dia sete dias na semana. “A construção do centro mostra a prioridade que o meio ambiente tem na agenda da Ternium. Queremos acompanhar de perto a nossa operação e monitorar as emissões para medir o nosso desempenho ambiental e buscar formas de continuar melhorando” afirmou o Vice-Presidente de Operações da Ternium Brasil, Titus Schaar.

“Nossa performance ambiental é compartilhada com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) de forma permanente, contínua e automática”, ressaltou Juan Manuel Yannaduoni, Coordenador de Meio Ambiente. “O centro nos permite otimizar a gestão de informações e análises das mesmas a partir de melhor visualização e plataforma de dados. Avançamos significativamente”.

Carlos André e Rafael Okamota são os "olhos" do centro de monitoramento.

Publicidade

Transparência desde a concepção

Juan conta que o projeto passa a ideia de transparência desde a sua concepção, uma vez que a estrutura cercada por vidros permite que qualquer pessoa que passe próximo ao Centro de Monitoramento enxergue as atividades que são realizadas internamente.

Para a Gerente de Meio Ambiente, Pamela Reis, o investimento proporciona um importante avanço na gestão ambiental e está alinhado à visão da Ternium de ser reconhecida pela excelência. “O novo Centro de Monitoramento promove mais transparência do desempenho ambiental e reafirma o compromisso da Ternium com este valor. Estão todos convidados a visitar. As portas estão sempre abertas”, convidou Pamela.

Marcelo Chara, presidente da Ternium Brasil, lembrou que a construção do centro de monitoramento foi um compromisso assumido pela empresa. “Temos a certeza que o meio ambiente é protagonista na nossa agenda de longo prazo. Somos uma referência na tecnologia da nossa planta e também queremos ter o mesmo patamar no cuidado com o meio ambiente, com equipamentos e sistemas cada vez mais modernos”, afirmou.

O centro de monitoramento tem 12 telas profissionais de alta definição formando o videowall, de onde é possível monitorar parâmetros de emissões, qualidade do ar e etc.

Para Chara, a localização do novo centro de monitoramento logo na entrada da planta é estratégica para sinalizar para os funcionários, visitantes e comunidade que buscamos cada vez mais transparência para as nossas ações e para o desempenho ambiental. “Precisamos trabalhar bem todos os dias para conquistar a nossa licença para operar da comunidade e estamos focados em melhorar de forma contínua”, concluiu.

O que o Centro de Monitoramento permite?

Monitoramento e gerenciamento em tempo real de 74 parâmetros de emissões gasosas em 15 chaminés;

Monitoramento e o gerenciamento de 49 parâmetros de qualidade do ar das três estações de monitoramento que a Ternium possui na comunidade;

Gerenciamento das quatro câmeras com Video Analytics para monitorar emissões atmosféricas fugitivas;

Um radar para analisar a estabilidade e dispersão atmosférica;

Constante vigilância sobre as variáveis do processo para controle de efluentes.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19