O governo deverá retirar o novo terminal de contêineres do porto de Paranaguá (PR) do pacote de licitações. "Já encaminhei a decisão à presidente, falta ela tomar conhecimento e homologar", disse o ministro dos Portos, Antônio Henrique Silveira, ao Valor PRO, serviço de informação em tempo real do Valor.
A construção de terminal para movimentação de contêineres em Paranaguá vinha sendo muito criticada pela iniciativa privada. O modelo das futuras instalações foi considerado pequeno para os novos padrões do setor, indo na contramão da lógica mundial de redução de custos a partir do ganho de escala.
Além disso, a construção do terminal ocorreria ao lado de onde está o TCP, o único terminal de contêineres do porto, inviabilizando uma expansão dessas instalações. O TCP finaliza uma obra que lhe garantirá 880 metros de extensão de cais e capacidade de movimentação anual para 1,5 milhão de TEUs.
Às vésperas de definição sobre os portos da Bahia, esquentou a disputa em torno das operações em Salvador entre usuários e a empresa responsável pelo único terminal de contêineres no Estado. Estão em jogo os novos contratos de arrendamento dos portos públicos e a criação de um segundo terminal na capital para movimentação contêineres, proposta da qual o governador Jaques Wagner discorda.