Santa Catarina

Terminais portuários de Itajaí ficarão paralisados até o fim do mês

<P>A dragagem para restabelecer a profundidade do rio é o primeiro passo para que as operações possam ser retomadas. A atracação dos navios depende da existência de uma profundidade mínima em toda a sua extensão, que, no local, era de 11,3 metros antes das chuvas.</P><P>Com a enchente no Val...

Diário Catarinense
07/12/2008 22:00
Visualizações: 1148

A dragagem para restabelecer a profundidade do rio é o primeiro passo para que as operações possam ser retomadas. A atracação dos navios depende da existência de uma profundidade mínima em toda a sua extensão, que, no local, era de 11,3 metros antes das chuvas.

Com a enchente no Vale do Itajaí, a correnteza ampliou-se de tal maneira na foz que modificou o fundo do rio. Uma medição (batimetria) feita após as chuvas indicou que há locais em que a profundidade foi reduzida a 6 metros e outros em que aumentou para 22 metros.

A meta é restabelecer uma profundidade de pelo menos 8 metros até o final do ano, o que permitiria retorno parcial das operações. Assim que isso ocorrer, no Porto de Navegantes, que não sofreu nenhuma avaria, os navios de calado reduzido poderiam atracar normalmente em todo o cais, de acordo com o superintendente administrativo Osmari de Castilho Ribas.

No Porto de Itajaí, por outro lado, apenas dois terços do espaço estariam liberados, já que parte dos atracadouros foi danificada. Segundo o superintendente, Arnaldo Schmitt, com a recuperação do leito e a utilização dos berços não danificados, o terminal pode retomar 80% da sua capacidade. O restante, que depende da reconstrução total do porto, incluídos os dois berços avariados, exigiria mais seis meses.

Atracadouros destruídos foram erguidos em 1945

O Porto de Itajaí esteve mais vulnerável à destruição, tanto por condições estruturais quanto naturais. Os atracadouros danificados foram construídos em 1945, portanto, somando décadas de desgaste e contando com a tecnologia da época. Além disso, eles estavam mais expostos à correnteza por se encontrarem na tangente da curva do rio. Os atracadouros de Navegantes ficam mais protegidos na outra margem do Itajaí-Açu.

Schmitt acredita que a recuperação do porto pode torná-lo mais competitivo. Com a destruição do armazém, o espaço ocupado será liberado para a movimentação das cargas. Os atracadouros também serão reconstruídos com melhor estrutura, além da entrada em funcionamento do novo berço.

O superintendente também garante que os danos não prejudicam investimentos previstos, como a conclusão da via expressa portuária e o aprofundamento do rio, que poderá chegar a 14 metros, permitindo a atracação de navios maiores.

O Porto de Navegantes, inaugurado há um ano e de administração privada, teve seu desempenho ascendente paralisado pela enchente. Em janeiro, havia operado com 14 navios, número que chegou a 45 em outubro.

Como seus terminais devem voltar a funcionar em breve, Castilho afirma que estarão abertos a receber cargas que antes eram destinadas a Itajaí.

- Mas não haveria concorrência predatória. Nós temos condições de atender pontualmente, mas sem objetivo de fidelizar essas cargas.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
Parceria premiada - Petrobras participa de quatro dos se...
05/12/25
Evento
Petrolíferas debatem produção mais limpa e tecnologias d...
04/12/25
Leilão
PPSA arrecada cerca de R$ 8,8 bilhões com a alienação da...
04/12/25
Firjan
Novo Manual de Licenciamento Ambiental da Firjan ressalt...
04/12/25
Transição Energética
Óleo & gás continuará essencial até 2050, dizem especial...
04/12/25
PPSA
Leilão da PPSA oferecerá participação da União em áreas...
04/12/25
Asfalto
IBP debate sustentabilidade e novas tecnologias para o f...
03/12/25
Reconhecimento
Casa dos Ventos conquista Medalha Bronze em sua primeira...
03/12/25
Bacia de Santos
PPSA adia leilão de petróleo da União de Bacalhau para o...
03/12/25
Estudo
Firjan lança a 4ª edição do estudo Petroquímica e Fertil...
03/12/25
Biocombustíveis
Porto do Açu e Van Oord anunciam primeira dragagem com b...
02/12/25
Investimento
Indústria de O&> prioriza investimento em tecnologia de ...
02/12/25
Refino
Petrobras irá investir cerca de R$12 bilhões na ampliaçã...
02/12/25
Posicionamento
Proposta de elevação da alíquota do Fundo Orçamentário T...
01/12/25
Gás Natural
Distribuição de gás canalizado é crucial para a modicida...
01/12/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Centro de Formação Profissional da Universidade Tiradent...
01/12/25
Levantamento Sísmico
TGS inicia pesquisa na Bacia de Pelotas
01/12/25
Etanol
Anidro e hidratado fecham a semana em alta
01/12/25
Petrobras
Com um total de US$ 109 bilhões de investimentos o Plano...
28/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Oil States marca presença na Mossoró Oil & Gas Energy 20...
28/11/25
Comemoração
Infotec Brasil completa 40 anos e destaca legado familia...
28/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.