Energia

Térmica Candiota 3 entra em sincronia com Sistema Interligado Nacional

Desde as quatro horas da manhã de ontem (4), a Usina Termelétrica Candiota 3, no Rio Grande do Sul, está transmitindo energia em sincronia com o Sistema Interligado Nacional (SIN). A usina, que tem potência instalada de 350 megawatts (MW), está operando desde novembro do ano passado em fase de

Agência Brasil
05/01/2011 09:02
Visualizações: 457
Desde as quatro horas da manhã de ontem (4), a Usina Termelétrica Candiota 3, no Rio Grande do Sul, está transmitindo energia em sincronia com o Sistema Interligado Nacional (SIN). A usina, que tem potência instalada de 350 megawatts (MW), está operando desde novembro do ano passado em fase de testes. Ao sincronizar com o SIN, a termelétrica estava gerando 228 MW, mas deve atingir a capacidade máxima até o fim do dia.


Candiota 3 foi a obra de maior investimento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na Região Sul e custou R$ 1,3 bilhão. Com tecnologia chinesa de dessulfurização, a promessa é que a usina polua menos que as termelétricas comuns. O primeiro leilão de comercialização de energia da usina foi feito ainda no período em que a presidenta da República, Dilma Rousseff, era ministra de Minas e Energia. Na época, em 2005, foram leiloados 292 MW. A termelétrica só começou a ser construída, contudo, em setembro de 2006. Nos anos seguintes, cerca de 4,6 mil pessoas trabalharam na obra. Nos próximos meses, a usina deverá atingir o número de 250 empregos diretos.


Candiota 3 tem capacidade de abastecer 1 milhão de pessoas com o perfil do consumidor gaúcho. O empreendimento é gerido pela Companhia de Geração Termelétrica (CGTEE) e foi financiado pelo Banco de Desenvolvimento da China (CDB, na sigla em inglês).
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Biodiesel
ANP prorroga suspensão da comercialização de biodiesel e...
30/12/25
Portos
Governo Federal aprova estudos finais para arrendamento ...
30/12/25
Petrobras
Brasil avança para atender demanda de combustível susten...
29/12/25
Leilão
Petrobras coloca em leilão online as plataformas P-26 e P-19
29/12/25
Automação
A capacitação da tripulação e a conectividade são os ver...
29/12/25
Royalties
Valores referentes à produção de outubro para contratos ...
24/12/25
PD&I
ANP aprimora documentos relativos a investimentos da Clá...
23/12/25
CBios
RenovaBio: prazo para aposentadoria de CBIOS por distrib...
23/12/25
GNV
Sindirepa aguarda redução no preço do GNV para o início ...
23/12/25
Apoio Offshore
OceanPact firma contrato de cerca de meio bilhão de reai...
23/12/25
Sergipe
Governo de Sergipe e Petrobras debatem infraestrutura e ...
23/12/25
Drilling
Foresea é eleita a melhor operadora de sondas pela 4ª ve...
22/12/25
Certificação
MODEC celebra 10 anos da certificação de SPIE
22/12/25
Pré-Sal
ANP autoriza início das operações do FPSO P-78 no campo ...
22/12/25
IBP
Congresso Nacional fortalece papel da ANP
22/12/25
E&P
Investimento para o desenvolvimento do projeto Sergipe Á...
19/12/25
Bahia Oil & Gas Energy
Bahia Oil & Gas Energy abre inscrições para atividades t...
19/12/25
PPSA
Produção em regime de partilha ultrapassa 1,5 milhão de ...
19/12/25
Petroquímica
Petrobras assina novos contratos de longo prazo com a Br...
19/12/25
Energia Eólica
ENGIE inicia operação comercial total do Conjunto Eólico...
18/12/25
Parceria
Energia renovável no Brasil: Petrobras e Lightsource bp ...
18/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.