MME

Termelétrica Marlim Azul em Campos e a plataforma de Pampo (BC) recebem visita de Bento Albuquerque

Redação TN Petróleo/Assessoria MME
30/08/2021 13:11
Termelétrica Marlim Azul em Campos e a plataforma de Pampo (BC) recebem visita de Bento Albuquerque Imagem: Divulgação Visualizações: 1998 (0) (0) (0) (0)

Revitalização de campo de petróleo maduro e construção de usina termelétrica a gás são fruto de novos investimentos no setor promovidos no âmbito do Promar e da Nova Lei do Gás

O Ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque visitou, neste sábado (28/8), a plataforma de exploração de petróleo de Pampo e a Termelétrica Marlim Azul nas cidades de Campos dos Goytacazes e Macaé, no Rio de Janeiro. Os projetos do setor de petróleo e gás natural se inserem no âmbito do Programa de Revitalização e Incentivo à Produção de Campos Maduros (Promar) e da Nova Lei do Gás, promovidos pelo governo federal em parceria com estados, municípios e o Congresso Nacional.

DivulgaçãoEm Campos, o ministro se reuniu com o prefeito Wladimir Garotinho, que destacou a importância dos campos maduros para a Bacia de Campos. “O Promar é um sopro de esperança para toda a região, com a retomada de investimentos e da geração de empregos. Essa sobrevida aos campos e plataformas vai gerar riqueza para os nossos municípios”, disse o prefeito.

A Bacia de Campos, com uma área de cerca de 100 mil km2, entre Vitória (ES) e Arraial do Cabo (RJ), já foi a principal produtora de petróleo e gás natural no Brasil, sendo responsável por 65% de todo o petróleo já produzido no País. Hoje, a maior parte dos seus campos são considerados maduros. “A Bacia de Campos tem um simbolismo muito importante para o Brasil. O petróleo e o gás natural são riquezas do País. O Promar é um programa de revitalização que vai atender diretamente essa região, gerando mais emprego e mais renda”, disse o ministro Bento Albuquerque.

O ministro conheceu a plataforma de Pampo, explorada pela empresa britânica Trident Energy. O ativo foi adquirido da Petrobras em 2020, em conjunto com outros nove campos adjacentes (polos Pampo e Enchova), que deverão receber investimentos para revitalização de ao menos US$ 1 bilhão, aumentando as reservas dos campos em 203 milhões de barris de petróleo.

“Com exploração iniciada na década de 1970 pela Petrobras, a revitalização de ativos como os pertencentes ao polo Pampo e Enchova servem de modelo para dezenas de outros campos maduros localizados em mar no Brasil”, explicou o secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do MME, José Mauro.

Em Macaé, o ministro visitou a construção da Usina Termelétrica Marlim Azul, que utilizará gás natural extraído do pré-sal. Por meio de investimentos privados (Pátria Investimentos, Grupo Shell e Mitsubishi Hitachi Power Systems), a termelétrica irá complementar a geração de energia no País a partir de 2023. A construção do empreendimento deve gerar até 1500 empregos diretos e prevê menos emissões que as termelétricas tradicionais.

“A presença do Ministro em Macaé reforça o posicionamento estratégico da nossa cidade para o mercado de energia do Brasil. As previsões para investimentos a partir da revitalização dos campos maduros são positivas, especialmente na geração de negócios e de empregos”, destaca o prefeito Welberth Rezende.

"A região passou por um processo de depressão muito grande e o Promar é um alento, porque vai fazer com que a gente resgate a bacia como um todo. Já estamos colhendo os frutos. Agora com mais recursos entrando, esse processo será acelerado, ocupando o espaço que a Petrobras não tem mais condições de operar", afirmou o deputado federal, Christino Áureo.

Também participou das visitas o secretário de desenvolvimento econômico, energia e relações institucionais do Rio de Janeiro, Vinicius Farah.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Firjan
Rede de Oportunidades na Navalshore 2025 bate recorde de...
22/08/25
Mobilidade Sustentável
Shell Eco-marathon Brasil 2025 desafia os limites da mob...
22/08/25
Evento
Cubo Maritime & Port completa três anos acelerando desca...
22/08/25
IBP
27º Encontro do Asfalto discute futuro da pavimentação c...
22/08/25
RenovaBio
ANP aprova primeiro certificado da produção eficiente de...
22/08/25
Pessoas
Bruno Moretti é o novo presidente do Conselho de Adminis...
22/08/25
Gasodutos
ANP realizará consulta pública sobre propostas tarifária...
21/08/25
Combustíveis
Revendedores de combustíveis: ANP divulga orientações de...
21/08/25
Firjan
Investimentos no estado do Rio de Janeiro podem alcançar...
21/08/25
Energia Solar
Thopen inaugura 6 usinas solares e amplia atuação no Par...
21/08/25
Meio ambiente
15 anos depois, artigo técnico sobre emissões fugitivas ...
21/08/25
ANP
Artur Watt Neto e Pietro Mendes são aprovados para diret...
21/08/25
Negócio
KPMG: fusões e aquisições em petróleo têm recuo de quase...
20/08/25
Petrobras
Construção da primeira planta de BioQAV e diesel renováv...
20/08/25
Indústria Naval
Firjan participa da abertura da Navalshore 2025
20/08/25
Margem Equatorial
Sonda afretada pela Petrobras chega ao Amapá para atuar ...
19/08/25
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana 2025 movimenta R$ 13,7 bilhões em n...
19/08/25
Firjan
Rio ganha Centro de Referência em Metalmecânica da Firja...
19/08/25
PD&I
CEPETRO desenvolve para a Petrobras ferramenta que integ...
19/08/25
Pré-Sal
Com 900 mil barris de petróleo por dia, Campo de Búzios ...
18/08/25
Logística
PetroReconcavo e Dislub constroem rota inédita para esco...
18/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.