Iniciativa

Teag quer assumir terminal da Cargill

<P>O Terminal de Exportação de Açúcar de Guarujá (Teag), que tem a multinacional Cargill Agrícola S.A. como uma de suas acionistas, se ofereceu para operar temporariamente a instalação marítima que era explorada pela companhia estrangeira, na Margem Esquerda no Porto de Santos.</P><P>Os arm...

A Tribuna- SP
22/01/2009 00:00
Visualizações: 560 (0) (0) (0) (0)

O Terminal de Exportação de Açúcar de Guarujá (Teag), que tem a multinacional Cargill Agrícola S.A. como uma de suas acionistas, se ofereceu para operar temporariamente a instalação marítima que era explorada pela companhia estrangeira, na Margem Esquerda no Porto de Santos.

Os armazéns e o píer do Teag ficam no terreno de 70 mil m2 vizinho ao utilizado pela Cargill, que tem 40 mil m2. As duas unidades trabalhavam integradas.

A iniciativa do terminal foi revelada ontem, durante a primeira reunião do Conselho de Autoridade Portuária (CAP) do ano.

Alegando dificuldades em separar os equipamentos, já que as unidades estão interligadas, o Teag obteve uma liminar para explorar a instalação vizinha. A partir da determinação judicial, a Codesp propôs repassar a área por 180 dias, enquanto a licitação para o seu arrendamento não fosse concluída. Mas a estratégia foi vetada pelo Conselho de Administração (Consad) da Docas.

Diante do impasse, a questão será debatida pelo CAP, em reunião extraordinária a ser realizada no próximo dia 29, na sede da entidade, no Centro de Santos.

O CAP não ficará sem emitir um posicionamento diante dessa questão de interesse público que envolve o emprego de um grande número de trabalhadores. Sabemos que a paralisação das operações daquele terminal ou a ocupação por terceiros geraria um conflito, afirmou o presidente do CAP, Sérgio Aquino, que também é secretário de Assuntos Portuário e Marítimos da Prefeitura de Santos.

ÓRGÃOS PÚBLICOS

Outro destaque da reunião do CAP foi a participação, pela primeira vez, de órgãos públicos como a Alfândega, a Polícia Federal e a Capitania dos Portos nas discussões do sistema portuário. De acordo com Sérgio Aquino, a presença das autoridades representa a concretização da Lei de Modernização dos Portos (nº 8.630/93), que determina que os agentes do setor devem atuar harmonicamente.

Segundo o presidente, o CAP de Santos é o primeiro do Brasil a inserir essas entidades junto à outros representantes do sistema portuário. Fica evidente a importância dessa integração, pois nesse primeiro contato, eles apresentaram temas que estão em andamento e que precisarão do apoio institucional do Conselho.

Um pedido da operadora de cruzeiros marítimos CVC, para que fosse reavaliado o critério de atracação de transatlânticos no cais santista, também foi discutido pela comunidade portuária. Segundo Aquino, a questão foi encaminhada à Codesp, para que adote a estatal adote as medidas cabíveis.

Histórico

A Cargill administrava o terminal na Margem Esquerda (Guarujá) do porto desde 1985, quando o construiu e passou a operá-lo. O prazo da concessão era de 20 anos, mas foi prorrogado por mais três, após a publicação da Resolução 525, da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq),que possibilitou a sua permanênciana área, pois a licitaçãopara o arrendamento da unidade não tinha acontecido ­ e ainda nãoocorreu. Mesmo sem uma nova concessionária, a Cargill tem até o final do mês para esvaziar o terminal e entregá-lo à Codesp.Teag quer assumir terminal da Cargill.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Bacia de Santos
Oil States do Brasil fecha novo contrato com a Petrobras...
24/04/25
Oportunidade
Últimos dias para se inscrever no programa de estágio da...
24/04/25
ESG
Necta Gás Natural reforça compromisso com princípios ESG...
24/04/25
Investimentos
Bahia vai receber fábrica de metanol e amônia verdes e o...
24/04/25
Pré-Sal
Parceria entre CNPEM e Petrobras mira uso do Sirius para...
24/04/25
Meio Ambiente
Porto do Açu e Repsol Sinopec Brasil assinam acordo para...
23/04/25
Combustíveis
Gasolina em Alta: Como o Preço do Petróleo e do Dólar In...
23/04/25
Diesel
Após reajuste da Petrobras, preço do diesel volta a cair...
23/04/25
Energia Elétrica
Neoenergia vende 50% de Itabapoana Transmissão
23/04/25
Combustíveis
Abastecimento de combustíveis: ANP debate atuação de órg...
22/04/25
Startups
Concluída a avaliação das startups que se inscreveram na...
22/04/25
Etanol
Hidratado recua após duas semanas em alta; Anidro fecha ...
22/04/25
PPSA
União teve direito a 131 mil barris de petróleo por dia...
18/04/25
PPSA
União teve direito a 131 mil barris de petróleo por dia...
18/04/25
BRANDED CONTENT
O avanço da exploração offshore no Brasil e os bastidore...
17/04/25
Diesel
A partir de amanhã (18/04), Petrobras ajusta preços de d...
17/04/25
Internacional
Por ordem do governo dos EUA, Equinor suspende atividade...
17/04/25
Combustíveis
ANP esclarece sobre normas para exibição de preços de co...
17/04/25
Petrobras
RPBC comemora conquista do selo verde de Cubatão
17/04/25
Parceria
Petrobras e Coppe promovem parceria para reduzir perdas ...
16/04/25
Logística
Omni Táxi Aéreo é contemplada pela MAERSK para operação ...
16/04/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22